A semente de chia fazia parte da alimentação dos maias e dos astecas. O seu poder nutricional já era conhecido por esses povos, que a usavam para repor a energia. As pesquisas recentes na área da saúde (especialmente no Chile) trouxe esse grãozinho à tona.

Possui muitos nutrientes que contribuem para uma vida saudável e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida. Para você ter ideia, ela possui mais quantidade de ômega 3 que o salmão!

Esse grãozinho pode ser encontrado em lojas especializadas em alimentos naturais, nutrição e, até mesmo, alguns supermercados. Por que a chia é tão especial?

Neste post, conheça os 10 benefícios da chia! Descubra por que a chia é um alimento completo!

10 benefícios da chia: saúde, alimentação equilibrada e qualidade de vida

  1. Melhora o funcionamento do intestino. Muitas pessoas sofrem com a prisão de ventre. A chia possui uma grande quantidade de fibras, que garante o bom funcionamento do intestino.
  2. Perda de peso sem fome! Uma das qualidades mais populares da chia é saciar a fome. Em contato com líquidos, a chia forma um gel que retarda a digestão e a liberação do açúcar no sangue. Sensação de saciedade por mais tempo, menos vontade de comer.
  3. Nutrição perfeita para atletas. Pelos mesmos motivos do tópico anterior, esse grãozinho proporciona energia por mais tempo no corpo. E, por seu alto poder de absorção de água mantém o atleta hidratado por tempo prolongado. Um livro que ficou famoso sobre o assunto nos EUA é “Born to Run”, de Christopher McDougall.
  4. Previne doenças cardíacas. A chia é lotada de ômega 3 e outros ácidos graxos. Dietas ricas em óleos saudáveis pode reduzir o risco de doenças cardíacas, segundo Joy Bauer.
  5. Livre dos radicais livres! O grão possui uma quantidade enorme de antioxidantes. Isso ajuda a combater os radicais livres, que são como substâncias tóxicas para o organismo.
  6. Ossos fortes. Possui uma quantidade grande de cálcio, que ajuda a formar ossos mais fortes. Há quem diga que possui mais cálcio que o leite. Também possui boro, um mineral que contribui para a absorção do cálcio no organismo.
  7. Equilíbrio no sono. Tem triptofano, segundo o Dr. OZ, um aminoácido que é vital para a produção da melatonina (que induz o sono). Pode ajudar a acabar com a insônia.
  8. Protege contra inflamação! Rica em ácidos graxos, que podem ajudar nesse tipo de problema. Alguns estudos já sugeriram esse benefício.
  9. Equilíbrio do colesterol. Fibra + ácido linoleico + ácidos graxos são substâncias que contribuem para baixar o LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis HDL (colesterol) bom. O coração agradece!
  10. Contribui para o crescimento da massa muscular. Possui um elevado índice de proteína, que propicia o desenvolvimento de músculos (associado com alimentação equilibrada + exercícios). Além disso, uma excelente alternativa para vegetarianos incluírem a proteína na alimentação.

Comer semente de chia contribui para uma vida saudável. A chia sozinha não faz milagres! Como todo grãozinho, deve ser associado com outros hábitos de vida saudáveis.

 

6 comentários para “10 benefícios da chia”

  1. Vânia

    Gostei muito de saber sobre o chia.
    Qual a quantidade diária deve ser ingerida?
    Grata!

  2. Mulher Digital

    Vânia,

    A quantidade varia de pessoa para pessoa. Consulte um especialista. Dê uma olhadinha também neste post aqui:

    http://www.mulherdigital.com/semente-chia/

    Beijos.

  3. PAULA

    tenho 51k,eu me acho um pouco magra, tenho problema de intestino.a minha pergunta é se eu começar a usar a semente de chia eu vou perder os meus kilos.

  4. Mulher Digital

    PAULA,

    Realmente, não é possível responder esse tipo de pergunta, pois depende de muitos fatores, inclusive o seu tipo de alimentação habitual, seu estilo de vida. A melhor opção é você procurar um nutrólogo ou nutricionista para lhe indicar a melhor forma de comer a chia, considerando os seus objetivos. Esses profissionais são habilitados para isso. ;)

  5. Naclecia

    Qual quantidade de chia que devo comer tenho 44 anos sou bastante ativa, so que estou com depressao e stress

  6. Mulher Digital

    Naclecia,

    Somente um profissional da saúde pode fazer essa recomendação com confiança. Procure um nutricionista ou um nutrólogo. Pois, a indicação segura não depende apenas da idade. Só assim, de acordo com o seu perfil, saúde, é possível uma indicação adequada da quantidade de chia.

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Semente de chia: aliada do emagrecimento e da saúde

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)