Páscoa

Para muitas pessoas a Páscoa não se resume apenas em chocolates. A Páscoa também possui outros sentidos mais abrangentes que são compartilhados todos os anos. As pessoas celebram a Páscoa de acordo com aquilo que acreditam e pode haver ou não conotação religiosa. Inevitavelmente, os símbolos da Páscoa fazem parte da nossa vida. E porque não compreendê-los? Ovos de Páscoa, coelhos de páscoa, peixe são alguns dos símbolos dessa data tão especial.

Você deve pensar: o que significa o coelho de Páscoa? Porque o coelho da Páscoa e não outro animal?

Há quem diga que no antigo Egito, o coelho também foi reconhecido como um símbolo da fertilidade e renovação. Essa crença espalhou-se pela Grécia e depois Roma e, em seguida, para o resto da Europa.

A origem do coelho da Páscoa remonta aos anos antes de cristo e tem vínculo com a história anglosaxônica. Os celtas e outros grupos europeus celebravam o festival Ëostre. Essa celebração era um ritual de adoração à Deusa Ëostre – deusa da feritilidade e da primavera, sendo que seu símbolo terrestre era o coelho ou a lebre. O coelho é considerado um animal muito fértil e por isso também representa o símbolo de vida nova. Acreditava-se que existia um sentido de encarnação da Deusa Ëostre na figura do coelho ou da lebre.

Durante a Idade Média, o coelho passou a ser associado com os ovos de galinha, pois ambos representava a fertilidade e o renascimento da primavera. O coelho de Páscoa como um símbolo de entrega de doces e ovos é representado dessa forma pela primeira vez na Alemanha, nessa mesma época.

Símbolos da Páscoa

Há quem diga que o símbolo do coelho como um símbolo da Páscoa tem origens na Alsácia e sudoeste da Alemanha, onde foi mencionado pela primeira vez nos escritos alemãos em 1600. O primeiro coelho de páscoa comestível foi feito na Alemanha durante o início dos anos 1800 e era feito de massa e açúcar, junto com outros doces em forma pastosa (que dizem que é de onde sairam aquelas balas jujuba). Os ovos e doces eram colocados em ninhos de palha em áreas isoladas da casa ou em jardins para que as crianças encontrassem.

Os alemães levaram a figura do coelho de Páscoa para a América durante a colonização e chegaram ao país holandês da Pensilvânia durante os anos 1700.

Na atualidade, parte dessas crenças são compartilhadas em todo o mundo. Todos os anos as crianças esperam que os coelhinhos da Páscoa tragam seus ovos coloridos e de chocolate, suas balas de goma e os coelhinhos de chocolate durante a Páscoa.

Coelhinhos da Páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim…


Imagens:
* Oh My! So Cute
* Clippart Guide

Fontes:

* All about Jesus Christ

* Easter Bunny by Wikipédia

* Easter Bunny by Lutheran Hour Ministries

4 comentários para “Coelho da Páscoa”

  1. Anônimo

    Muito bom!

  2. CAROLINE

    LEGAL!

  3. josilene

    Nossa que coelho mas bisarro!!!!

  4. Sonia

    Gostei muito da explicaçao simples e de conhecimento geral! Obrigada!

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Páscoa – Os Ovos E Seus Significados
  2.  Gastando o próprio dinheiro: ovo de Páscoa ou barra de chocolate?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)