Congelamento de pratos prontos pode ser uma boa solução para quem vive na correria e não quer comer bobeira como sanduíches, salgadinhos, fast-food… Pode não ser tão bom como a comida pronta e quentinha na hora, mas é uma alternativa mais saudável que optar pelo “junk food”. Além disso, tem dia que ninguém está a fim de cozinhar nada! O melhor é pegar algo congelado e comer. Quase todos os pratos prontos congelam bem. O Site Mulher Digital selecionou alguns cuidados que devem ser observados no preparo e congelamento dos pratos prontos. Essas dicas são voltadas para alimentos que serão congelados em seguida.

- Não cozinhe demais os alimentos. Durante o congelamento, os alimentos tendem a amolecer. Você deve parar o cozimento um pouco antes de estar totalmente cozido.

- Cuidado com o tempero. Os condimentos têm seu sabor acentuado após o congelamento. Não salgue demais!

- O resfriamento rápido deve ser feito imediatamente após finalizar o prato. Isso previne a ação das bactérias que se desenvolvem em um resfriamento lento e faz com que o sabor fresco seja mantido no alimento descongelado. Resfrie colocando a panela em água gelada. (Choque de temperatura).

- Embale adequadamente cada tipo de alimento. Indica-se embalagem hermética. Uma vez congelado, retire das formas ou travessas e embale com aderência.

- Coloque uma etiqueta com a data do congelamento e os dados necessários do alimento. Se houver necessidade de acrescentar algum ingrediente na hora de aquecer, anote. Se as etiquetas estiverem bem detalhadas, ou se houver um registro com todas as informações necessárias sobre o que está armazenado, você usará bem o alimento.

- Congele em porções adequadas ao seu consumo. Sugiro que se congele em pequenas porções para duas pessoas, caso a pessoa more sozinha. Se você tem família, congele o que considere indicado ao consumo de todos. É melhor congelar várias porções pequenas do mesmo alimento que uma grande e descongelar e ficar sobrando várias vezes.

- Nunca recongele o prato pronto. Se você já congelou e descongelou, acabe com seu alimento!

- O tempo máximo do congelamento é três meses. O freezer (congelador) caseiro não chega em uma temperatura tão baixa como os industriais. Por isso, aconselha-se não passar desse período.

Agora é só fazer seu estoque de comida como a história da formiguinha! É muito melhor comer comida congelada que bobeira!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)