Muitas são as pessoas que possuem dificuldades para conseguir dormir! Vários estudos mostram que isso tem se tornado um problema cada vez mais geral e assola todas diferentes classes, cidades e hábitos de vida (Exemplo, ver pesquisas como da National Sleep Foundation – EUA). Além disso, os problemas do sono podem estar associados a outros problemas de saúde, como a obesidade e a depressão. Por isso, é preciso se preocupar com a forma que você dorme e examinar a sua rotina na hora de dormir. É necessário aprender a dormir! “Tá na hora de dormir!” Isso mesmo! Está pensando que só crianças que precisam ter horários definidos para dormir? De jeito nenhum, adultos também!

Você sabe o que fazer para dormir melhor? Para aproveitar uma melhor qualidade do sono? O que você pode fazer para conseguir dormir? O que fazer para acabar com a insônia?

Veja abaixo as dicas para acabar com a insônia e aprender a dormir tranqüilamente! Dormir faz um bem danado para o corpo e para a mente! E ajuda no alto astral!

Siga, tente e durma com os anjinhos!

Dormir melhor

1 – Tenha cama e travesseiros confortáveis. A qualidade material de sua cama e dos seus travesseiros é muito importante. Precisa ser algo que lhe deixa de maneira confortável e relaxada.

2 – Tenha hora para dormir! Mantenha um horário fixo para dormir, respeitando o tempo ideal de sono (7-8 horas). O corpo se acostuma com a rotina. E se você dorme cada dia em um horário diferente, seu corpo e sua mente podem não “entender” e não estar preparados para dormir. É preciso acostumá-lo com uma rotina de sono.

3 – Deite e relaxe totalmente. Isso mesmo! Não vá para a cama de forma tensa, pensando nos problemas ou tentando solucionar as “coisas” da sua vida. Quando decidir dormir, tente deixar todos os problemas fora da sua cama e pense em coisas boas!

4 – Não coma excessivamente! Comer muito antes de ir para a cama pode atrapalhar seu sono! Procure ter uma alimentação mais leve, especialmente no período da noite (jantar ou lanche).

5 – Não ligue aparelhos eletrônicos para lhe ajudar a dormir. Desligue tudo! Se você não está conseguindo dormir, não perca tempo mexendo no computador. E muito menos com televisão e rádio ligado. Na hora de dormir é preciso silêncio (nada de ouvir música) e baixa iluminação. Os brilhos da tela do computador ou da televisão ligados estimulam o cérebro, dificultando o seu sono.

6 – Tire os relógios de perto de você (Seja rádio-relógio, celular, despertador e afins). Ficar olhando o “tempo” na hora de dormir faz a pessoa ficar pensando já na hora de levantar, não relaxar e pode também distrair. Se você precisa colocar despertador para levantar para sua rotina diária, o coloque em um lugar que não fique ao alcance dos seus olhos e o programe para despertar. Esqueça do tempo que precisa levantar e relaxe. O despertador fará o seu trabalho. (Celulares funcionam bem para isso).

7 – Evite alimentos com cafeína e refrigerante cola a partir do período da tarde. Essas substâncias são capazes de estimular o corpo, fazendo com que você fique agitada e perca o sono. Se quiser ter uma boa noite de sono, evite esses alimentos.

8 – Durma em um local silencioso e escuro. Isso mesmo. Na hora de dormir é bom que se tenha silêncio no cômodo que vai dormir e que esteja escuro. A iluminação e qualquer tipo de som podem atrapalhar o sono. Desligue tudo(TV, rádios e afins) ! E deixe tudo escurinho!

22 comentários para “Dicas para Acabar com a Insônia e Dormir Bem”

  1. ClÉber

    Boa a dica pra dormir bem. Também tenho uma outra, se você tentar tudo isso e não conseguir. Insônia, depressão são doenças da alma. Alma não se cura com remédios. O que então fazer pra curar um problema na alma? Procure ter uma comunhão plena com Deus independente de religião. Não é ter uma religião e pensar: “bom agora estou com Deus”. Lembre-se: religião nunca leva ninguém a Deus. O que faz uma pessoa chegar perto de Deus é a obediência a palavra e o que ele quer que façamos aqui em vida. Veja os resultados. Isso eu garanto que vai dar certo. Nunca mais insônia, depressão, e coisas do tipo. Grande abraço.

  2. Maria Celi

    Muito obrigada por todas as informações que recebo e que tem me ajudado muito no meu dia-dia.
    Um grande abraço!

  3. GABRIEL

    Ótimas dicas. Vou começá-las a segui-la agora.
    att: Gabriel

  4. EDNA AGRA

    Adorei ais dicas, foram de muita importância, obrigada.

  5. ZARY

    adorei as dicas obrigado…
    vou seguir os vossos conselhos, mais quero uma ajuda vossa eu estou assim a quase 6 messes e sinto muita dor nas fontes parece que estão apregar a minha cabeça, tenho muitos problemas e a minha cabeça não aguenta mais com tudo isto quero muito voltar a dormir como sempre dormi 8 horas de sono agora so durmo as prestações e fico sem cabeça pra pensar que passo ei de dar… por favor

  6. Mulher Digital

    Zary,

    O meu conselho é que você procure um médico!
    Quando algo modifica muito a nossa rotina e começa a nos fazer mal no sentido que você relatou é necessário procurar o profissional adequado. Em algumas cidades do Brasil, há até centro de tratamentos de distúrbios do sono.

    Não negligencie a sua saúde, vá ao médico! Só um médico poderá lhe indicar tratamentos corretos e, principalmente, dar um diagnóstico do que está ocorrendo com você.

    Espero que melhore!

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  7. Leonardo

    Sou um rapaz de 23 anos e nunca tive problemas com sono até meados do ano passado… de lá pra cá tenho sofrido muito com insônia e isso tem me abatido demais. Já até usei sob orientação médica remédios fortes e nada mudou…
    Já fui a orações tb pra ajudar pois sei que também é uma doença espiritual. Enfim, estou na luta e espero melhorar o mais rápido possível pois já sofri muito com esse mal…

  8. Mulher Digital

    Leonardo,

    Realmente a insônia é algo terrível na vida de qualquer pessoa. Há alguns institutos – que fazem parte de universidades – espalhados pelo Brasil especializados no distúrbio do sono, que oferecem acompanhamento gratuito. Talvez vale a pena você dar uma olhada nisso.

    Espero sinceramente que melhore.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  9. TATYANA

    Adorei as 8 sugestões,vou seguir as dicas e ve se consigo dormir melhor, muito abrigada, me ajudaram muito.

  10. EMANUELLE

    Adorei as dicas e eu vou concerteza coloca-las em pratica muito obrigadaa!!

  11. MATHEUS

    gostei vou colocar em pratica hoje para ver se vai funcionar

  12. Bárbara

    Muitas vezes deito-me na cama e estou com muito sono e cansada. Mas assim que apago a luz começo a pensar em tudo e mais alguma coisa e nao consigo adormecer, dou por mim e ja é de madruga e fico muito stressada. Tento fazer outras coisas para me vir o sono, mas assim que me deito parece que desperto outras vez. É muito frustrante. Nao sei o que posso fazer para “desligar” a cabeça.

  13. Mulher Digital

    Barbára,

    Realmente é terrível tentarmos dormir e não conseguirmos. Tente relaxar, por mais difícil que pareça ser. Observe também aquilo que você come. Ingestão de coisas com cafeína no período da tarde/noite faz a gente ficar mais elétrica e não conseguir dormir. Talvez isso ajude.

    Tomara que melhore!

    Beijoconas.

  14. CARMEM

    Obrigado. vou muda meus abitos de dormir pois sofro muito com a insonia

  15. Lara

    Obrigada pelas dicas, acho que vou conseguir destruir a insonia

  16. Natalia

    Com certeza seguirei as dicas e em nome de Jesus eu e todos vcs conseguiremos nos livrar deste mal que nos assola. Beijos

  17. Junior Gomes

    Muito, mais muito obrigado de todo meu coração pela informação sobre insonia e dormir bem.
    Poxa, as pessoas deveriam divulgar o bastante esse site, isso sim é que é conteúdo de qualidade. Deus abençoe a todos que fazem o site MULHERDIGITAL, vou espalhar esse site com toda minha força, pode crer dependendo de mim esse site vai ficar mais conhecido apartir de hoje.

  18. Junior Gomes

    Me cadastrem por favor , quero recebem sim informações de vocês. Obrigado.

  19. Lurdinha

    Obrigada por esta informação maravilhosa sobre a insonia,quero ser cadastrada sim para receber informações.

  20. natalia souza

    Nossa, eu adorei essas dicas eles são demais.elas são muito importantes para mim e também para outras pessoas que tem insônia como eu!

  21. vera lucia

    quero ser cadastrada, vi informação valiosas para a nossa saúde, parabéns.

  22. paulo

    ola,segui a muito tempo riska mais vi que não adiantou nada!! vou ter que procurar os pofissioaiso sono!

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Chá para Cólica Menstrual
  2.  8 Dicas para conseguir dormir
  3.  10 benefícios da chia
  4.  Travesseiro: item essencial para dormir bem
  5.  Como escolher o travesseiro para dormir melhor?
  6.  6 maneiras para combater a sonolência durante o dia
  7.  dicas de saúde para começar bem o dia - Mulher Digital

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)