História e origem do vampiro

Os filmes “Crepúsculo”, “Deixe Ela Entrar”, seriados como “True Blood” (HBO) e “The Vampire Diaries” (Warner) mostram um pouco do frenesi vampiresco que anda nas telinhas e que atrai um público variado. Como começou essa história de vampiros? Qual a história do vampiro? Qual a origem do vampiro?

Quem gosta de vampiros não pode se interessar apenas pelo que está na moda, é preciso ir um pouco mais fundo que isso e se inteirar de onde saiu essa figura – vampiro. Várias são as teorias que tentam explicar a origem do mito e lendas sobre vampiros.

Leia também

Origem da história dos vampiros

A origem da história do vampiro está vinculada às aldeias da Europa Central, onde pessoas que viviam nesses vilarejos buscavam explicações para diversas doenças que os afetavam. Eles acreditavam que os vampiros eras seres que morriam e retornavam à Terra para levar pessoas próximas. Os entes queridos voltavam dos túmulos e atacavam cônjuges, familiares imediatos e conhecidos da aldeia. A morte é um dos aspectos misteriosos da vida e em todas as culturas procura-se uma explicação. Os sintomas de ataques de vampiros incluíam pesadelos, aparições de mortos e a morte dos membros da família com alguma doença (como a tuberculose). O vampiro aqui é um “produto do processo de luto” conforme cita o answers.com e simbolizava questões emocionais não resolvidas entre familiares.

Origens da lenda do vampiro

O vampiro é uma lenda que tem várias versões em diversas culturas ao redor do mundo, mas todas convergem para uma mesma versão: um monstro noturno, de presas longas, humanoide, e que vive do sangue de suas vítimas. (Foto: divulgação)

Onde surgiu a primeira história de vampiro?

O primeiro conto sobre vampiros que se sabe foi escrito na Inglaterra, no século XIX, pelo inglês John Polidori. A figura do vampiro aqui passa a ser associada a um nobre, o poeta Lord Byron, conhecido e que frequentava as festas em Londres. Pode-se perceber aqui que o vampiro transita na alta sociedade, está vinculado ao nobre e, ao mesmo tempo, ao misterioso. Essa visão do vampiro nobre é a que permanece até hoje (diferente da visão do vampiro da aldeia).

Em 1897, o escritor irlandês Bram Stoker publica o romance “Drácula” que reproduz o cerne da visão do vampiro que temos. O vampiro aqui é um nobre vindo de um país distante que persegue vítimas para sugar seu sangue, que guarda um ar de mistério e sedutor.

No século XX o cinema atualiza a figura do vampiro pela imagem e ele se mantém no auge até meados dos anos 50. Depois desaparece um pouco. Já nos anos 70, surge o romance de Anne Rice, que foi escrito em 1976, “Entrevista com o Vampiro” que aborda o universo dos vampiros: uma é Louis, o vampiro que dá a entrevista e se recusa a perder suas características humanas. O outro é Lestat que representa a transgressão amoral e hedonista condizente co o comportamento do jovem do período. O livro tornou-se um sucesso e virou filme em 1994, em que Tom Cruise e Brad Pitt contracenam juntos. Os vampiros mais bonitos de todos os tempos.

A popularização dos vampiros

A partir do livro “Crepúsculo” escrito por Stephenie Meyer nos anos 2000, o vampiro ganha ar romântico, sutil e delicado.

Não importa o período, mas o certo é que o ser humano ao longo da história está sempre procurando criar mitos e lendas como resposta para seus medos que se traduz na criação do próprio vampiro. O que o homem não explica, cria mitos e lendas. Quer um exemplo? Os problemas de parto eram explicados pela figura do vampiro. Na Malásia, havia uma bela mulher que tinha dado à luz a uma criança morta. Ao saber disso, ela bateu palmas e voaram para as árvores. Em seguida, ela atacou as crianças e sugou seu sangue. Um conto semelhante existia na Grécia. Problemas de morte também eram cercados por histórias de vampiros, como citado acima sobre as aldeias europeias.

O papel social dos vampiros

Outro aspecto importante sobre o vampiro é que também foi uma forma de controle social entre diversas comunidades para “servir como exemplo” por meio daqueles que deixavam o limite dessas comunidades, infringiam regras e/ou saiam do padrão religioso dessa comunidade. Pode-se explicar que é como se o pai falasse para o filho: “- Está vendo? Fez isso e o bicho papão pegou”. Nesse caso, o vampiro era o símbolo que os líderes de determinadas comunidades usavam para controlá-la. Vale citar a Igreja Católica que em séculos passados também acusavam pessoas de heresia e mandavam para a fogueira quando esses saiam do seu controle. Essas pessoas eram consideradas vampiros, bruxas, dentre outros.

Por meio de leituras sobre o vampiro, acrescento um aspecto particular que observo em qualquer mito ou lenda de vampiro – a vitimização do ser humano perante o vampiro. O ser humano, em geral, procura também criar “personagens” que justifiquem seus problemas, sua incapacidade e seu fracasso. Assim, chega o vampiro devastador e que destrói e por meio desse jogo, o elemento humano é colocado acima de qualquer espécie. Na atualidade, com os novos filmes e séries que estão em voga há uma aproximação do vampiro com o ser humano. O ser humano é colocado como o ideal para qualquer ser, ainda que esse ser seja um vampiro. Por outro lado, há a preservação das características do vampiro na figura do humano e esses aspectos (humano/vampiro) se confundem. Os filmes clássicos de vampiros contam, cada um, uma versão das histórias dos vampiros.

Gosta de filmes e livros sobre vampiros? Deixe nos comentários abaixo algum nome de livro ou filme que adorou  sobre essa temática!

Fonte:

* Livro:

Argel, Martha; Moura Neto, Humberto (ORG). O Vampiro antes de Drácula. São Paulo: Aleph, 2008.

* Sites:

* Answers.com

* New Scientist

* Agent of Chaos

74 comentários para: “História e origem do vampiro”

  • Francisco

    Como sempre, ótima matéria.

    Responder
  • Joane

    Adorei esta matéria, ótima! Gosto de todos os filmes sobre vampiros. E cada vez gosto mais.
    Gosto de livros matérias, eu os acho de ++++++++++++++++.

    Responder
  • Gilmar

    Essas histórias são muito legais! Você está de parabéns!

    Responder
  • Gaby

    Eu acho muito legal que fala sobre os vampiros. É Muito legal a história deles. Quem inventou os vampiros foi Vlad. Ele é conhecido pela crueldade. Muito interessante. Beijos.

    Responder
  • Deise

    Onde posso encontrar os filmes 1 e 2 da saga Anjos da Noite?

    Quando a Stephenie Meyer vai publicar o resto do livro Sol da meia-noite, Crepúsculo na visão de Eduard Cullen?

    Gostei da matéria – bem explicado, mais um pouco resumido.

    Um abraço.

    Responder
  • Mulherdigital

    Querida Deise,

    Sobre o artigo ser resumido… Essa é a linguagem da internet. Infelizmente, a forma de escrita da internet é diferente de outras mídias. Caso a pessoa queira algo mais abrange, deve partir para outras fontes de leitura: livros, por exemplo.

    Não tenho informações sobre lançamentos desses livros.

    Quanto aos filmes, aconselho você a procurar em alguma loja virtual.

    Obrigada por sua participação.

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

    Responder
  • Rafaela

    Eu nunca havia me interessado por vampiro. Sempre tive medo, mas depois que eu assisti “Crepúsculo” e li outros tipos de livros, eu percebi que vampiros são bons. Eu sei que é muito difícil alguém acreditar que vampiros existem, mas eu acredito em vampiros e em lobisomens. Acho que possa existir sim e acho também que eles podem se apaixonar sim por humanos. Eu não iria ligar se um vampiro se apaixonasse por mim ou eu por ele contando que ele não queira me matar e não seja um vampiro ruim para mim. Estava bom. O que vale vale realmente não é o fato dele ser um vampiro ou lobisomem. O fato é que se você o ama e ele te ama, independente dele ser vampiro, eu estaria com ele para todo o sempre. Por isso antes de dizer que vampiros não existem procurem mais a respeito porque eu acredito que eles existem e que não estão tão longe assim de nós. Beijos.

    Responder
  • Priscila

    Queria dizer, que bá adorei a matéria realmente muito boa. Estás de parabéns!
    Os livros da autora, Stephenie Meyer são ótimos, sinto uma sensação muito boa, depois de ler seus livros. Realmente, eles são ótimos. Há quem diga que são românticos demais. Eu prefiro dizer que são avassaladores.
    É isso aí, pessoal. Tudo de bom!
    Beijinhos.

    Responder
  • Raissa

    Amei! Adoro vampiros eu acredito em vampiros…

    Responder
  • Kinha

    Eu gostei da matéria. Bem explicativa sobre VAMPIROS. SIM eu acredito que eles existem. Sempre vi muitos filmes e também já li muitas coisas sobre eles, mas o que me fez gostar mais de vampiros do que nunca foi o romance de Stephenie Meyer – Crepúsculo. Acredito que possa ser real, o amor entre um humano e um vampiro. Amei a matéria mesmo. Obrigada.
    Beijos à todos que também Amam e Acreditam em vampiros.

    Responder
  • Jb

    Gosto do jogo Castlevania. É Uma perfeita série de vampiros. ‘-‘

    Responder
  • Vampiro

    Estou lendo Bram Stoker e cada dia fico mais fascinado com o tema. Me agrada muito essa história que põe mistério em todos as linhas. Já a mais nova saga, é uma bela produção, no mais apenas um romance trivial.
    Beijos na Vampira.

    Responder
  • Pâmela

    Livros de vampiros eu amo, mas não digam que “Crepúsculo” é um ruim pois é muito bom

    Responder
  • Tony Ramalho

    Sempre continuo achando que a figura vampirista sempre será o drácula de Bram Stoker.

    Responder
  • Renata

    Sempre fui fanática por vampiros. Sou muito sonhadora e a figura do perigo sempre me fascinou. Até hoje amei todos que assisti, pena que seja impossivel estar perto de um.

    Responder
  • João Vitor

    Eu gostaria de ser um vampiro.

    Responder
  • Arthur

    É legal!

    Responder
  • Cristiane

    Eu amo tudo que é de vampiros. Eu adorei essa história.

    Responder
  • Louis

    Gostei Bastante da Matéria!

    Estou em pesquisa sem parar.

    E mail para contato : [email protected]

    Sds louis ;}

    Responder
  • Micaella

    Gostei muito da matéria e a conselho a quem gosta de vampiros a ler o livro crepúsculo, e o meu predileto

    Responder
  • Biaa

    Amei o filme crepusculo!
    Ele é d+++++!
    Não tem oq falar!
    Muito boa a matéria!
    Parabéns!

    Responder
  • Letícia

    Eu gostei muito do texto e o filme que eu mais gostei que tem a ver com o que vocês falaram e o filme crepúsculo que por cinal vocês citaram no texto e vários outros mas se eu for citar todos não tera espasso

    FIM

    Responder
  • Maria

    Eu acho o mundo muito misterioso cheio de segredos, mas acho que a série diarios de um vampiro e muito boa porque suas ideias corresponde a expectativa de muita pessoas porque parece mais real e goto muito do terror, comedia e romance dele mas crepusculo não gostei muito mas e bom mas não corresponde a as minhas ideias.obrigada pela matéria e a atenção de vocês.

    Responder
  • Tatiana

    Adorei o texto, adoro histórias de vampiros, mas prefiro sa historias antigas.O filmo que mais gostei sobre o tema foi Entrevista com o Vampiro.

    Responder
  • Flávia

    Eu adoro esse tipo de história.
    Banquete com Vampiro é um filme maravilhoso, Um Lobisomen Americano em Paris é ótimo e tem também Sangue Chocolate que fala sobre lobos…Mais tem um haver com as histórias…
    Amei essa matéria.PARABÉNS!

    Responder
  • Rômulo

    Oi, eu sempre gostei de filme de vampiro, só gostava, mais agora estou mais interessado sobre os vampiros, queria que me indicase assim um livro contando como os vampiros nasceram daí por diante. Obrigado ;>

    Responder
    • Mulher Digital

      Rômulo, querido,

      Um livro superlegal que trata sobre a origem e história dos vampiros é o: “Enciclopédia dos Vampiros”, do autor: J. Gordon Melton. Quem ama tudo sobre vampiros, não pode deixar de ler esse.

      Espero tê-lo ajudado.

      Cordialmente,

      Mulher Digital.

      Responder
  • Marta

    Olhaa…amo todos…e estou lendo um que é assim: O mundo de sombras-O nascimento do vampiro…bem legal esse também…

    Responder
  • Jordan

    Bom eu acho nuito interesante coisas sobre vampiros e sua matéria sobre eles emuito legal.

    Responder
  • Flavia

    Bom adorei a matéria busco sempre saber coisas de vampiro para saber o que e verdade e o que e mentira. Gosto tanto de vampiros que chego ate a sonhar.
    Beijos.flavinha-vampe

    Responder
  • Naiara

    Eu gostei de assistir os seriados diarios de um vampiro e ler a insonia de um vampiro, um vampiro apaixonado na corte de dom. João, eclipse e amanhecer me apaixonei pelas historias…

    Responder
  • Emy

    Adoro vampiros, queria ser uma, e também adorei diarios de um vampiro, saga crepusculo, donas da noite…fico encantado com essas histórias!

    Responder
  • Elaine

    Eu amo demais a saga crepusculo e contgos sobre vampiros quero que escreva sobe a saga a hostoria da saga de crepusculo contando a hidtoria

    Responder
  • Thayrone

    Eu sou muito fa de vampiro eu gostari muito ser vampiro.

    Responder
  • Andresa

    Eu adore esta matéria

    Responder
  • Fernanda

    Eu adorei a saga crepúsculo, principalmente queria ser uma vampira, também gosto de assistir diários de um vampiro.falta eu ver a saga crepúsculo eclipse e amanhecer, mas finalmente vou comprar os livros da saga crepúsculo.

    Responder
  • Thaís

    Muito bom!

    Responder
  • Rebeca

    Essa marteria é otima eu gosto tudo sobre vampiro se fosse real eu gostaria de ser uma!

    Responder
  • Kelly

    Eu adoro filmes de vampiro, e com romance fica melhor ainda

    Responder
  • Keila

    Adoro tudo que fala sobre vampiros, sou fascinada com eles.

    Responder
  • Cindy Lauren

    Eu adora historias de vampiros eu acredito muito mesmo que exinte vampiros no nosso mundo

    Responder
  • Ma F

    Sou fanática por histórias, séries e livros que fala sobre vampiros. Pra mim, the vampire diaries é o melhor seriado, com certeza! Adoro fugir dessa realidade idiota e passo horas lendo sobre essas fantasias, queria muito que fosse real.

    Responder
  • Gabriele

    Eu amo vampiro desde sempre, principalmente que eles esxistem…e não acrecito que são todos mals!

    Responder
  • Larissa

    Eu adoro amei

    Responder
  • Myriana

    Pow essa coisa de vampiros tem 2 lados porque algumas pessoas dizem que vampiros ñ existem, mas outras acreditam naturalmente e pra mim é dificil dizer se existe ou ñ porque nada é impossivel.

    Responder
  • Samara

    Desde os 8 anos de idade sempre fui muito fanática por vampiros!
    E eu acredito sim que possa existir no meu tempo livre sempre eu pesquiso sobre vampiros por isso tenho minhas expectativas que eles possam existir. Achei a matéria muito boa.

    Responder
  • Talita

    Eu gostei muito do texto, adoro filme de vampiros mais com romanse adoro filme crepusculo e diarios de um vanpiro, história de vapiros e filmes é muito interesante mais ainda é lendas

    Responder
  • Miriana

    Ameiiii,,,, eu adoro vampiros…

    Responder
  • Layane

    Interessante!

    Responder
  • Thais

    Po adoro vampiros desde quando tinha 8 anos, acho super interessante. Por favor quem tiver mais sites sobre historias de vampiros falem.

    Responder
  • Vitória

    Eu adorei estou cansada de textos sobre os vampiros da atualidade que nem parecem vampiros. Eu amo o filme entrevista com vampiros e acho realmente que eles existem, e podem estar mais perto do que se imagina

    Responder

Deixe um comentário