Os alimentos com agrotóxicos preocupam muitas pessoas. Os agrotóxicos são química pura e provocam danos ao meio ambiente e problemas de saúde nas pessoas.

Pesquisas apontaram, inclusive, o uso do pesticida com maior probabilidade do aparecimento de algumas doenças (câncer, distúrbios neurológicos, distúrbios reprodutivos, alteração do sistema hormonal). Por isso, o grande interesse das pessoas por uma dieta orgânica. Os órgãos de saúde se preocupam também com os níveis de agrotóxico que os alimentos possuem.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisou diversas amostras de legumes e verduras em todo o ano de 2010, com o objetivo de monitorar os resíduos de agrotóxicos.

De acordo com a agência reguladora:

“Em 2010, o programa monitorou o resíduo de agrotóxicos em 18 culturas: abacaxi, alface, arroz, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e tomate. As amostras foram coletadas em 25 estados do país e no Distrito Federal. Apenas São Paulo não participou do Programa em 2010.”

Resultado da análise dos agrotóxicos nos alimentos pela Anvisa: a contaminação por agrotóxicos persiste (considerando análises de outros anos), diversos alimentos possuem níveis de resíduos acima do que  é considerado aceitável e, em algumas amostras, foram encontradas substâncias não permitidas.

Adivinha quem lidera o ranking? O pimentão é o alimento considerado mais contamidado por agrotóxico e está no 1º lugar. O morango já é um grande conhecido por causa dos resíduos de agrotóxicos, vem em 2º. Observe a lista dos alimentos mais contaminados! Para assustar qualquer um! Os dados são da Anvisa.

Lista dos alimentos com mais agrotóxicos no Brasil

Alimentos com mais agrotóxicos

 

  1. Pimentão
  2. Morango
  3. Pepino
  4. Alface
  5. Cenoura
  6. Abacaxi
  7. Beterraba
  8. Couve
  9. Mamão
  10. Tomate
  11. Laranja
  12. Maçã

O que mais assusta é que esses alimentos fazem parte do cardápio brasileiro cotidiano. Alface, por exemplo, é uma das hortaliças mais consumidas pelo brasileiro. Quem quiser informações mais detalhadas sobre toda a pesquisa, pode ler o Relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos 2010.

 

8 comentários para “Lista dos alimentos com mais agrotóxicos no Brasil”

  1. Alessandra Morais

    É verdade são alimentos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. O que deveria ter é um projeto para conscientização do consumidor e dos produtores para as consequencias da utilização dos agrotóxicos.

  2. Maria

    Isso é um absurdo!!!!! Como pode existir futuro se o alimento que faz parte da nutrição de nossos bebês estão assim???? Então pra que pensar num mundo melhor sem destruição do meio ambiente?

  3. Rosileide

    Este artigo nos traz informações valiosas e me deixa muito preocupada, pois esses alimentos são consumidos quase que diariamente em minha casa por mim e por toda minha família inclusive as crianças.

  4. SONIA MARIA

    Que horror! É tudo o que mais como.
    Por isso que estamos com a saúde3 debilitada,e nós com mais celulite que o normal.
    Estamos ingerindo VENENO.

  5. Neusa

    Pq vcs só falam dos perigos dos vegetais?Por acaso a carne e a água não estão contaminadas tbém?Isso é para desestimular o vegetarianismo nas pessoas?

  6. Maria José Nia

    Boa matéria! necessita ser bem divulgada, são alimentos essenciais dos brasileiros.

  7. Mylla Galvão

    Dessa lista aí, como praticamente tudo… Excetuando o mamão…
    Pois não me dou com essa fruta apesar de gostar mto!

    bjos

  8. Mulher Digital

    Neusa, querida,

    Esses dados não são meus. Da Anvisa, que é responsável pela qualidade dos alimentos que vão para a nossa mesa. Eu adoro vegetais, legumes, frutas.

    O intuito do post não é desencorajar para o uso desses alimentos, mas alertar os leitores sobre a quantidade de agrotóxico que os mesmos podem ter. Com isso, as pessoas podem tomar mais cuidado com a ingestão, lavando melhor os alimentos e tomando outras medidas importantes na hora de comprar.

    Não sou vegetariana, mas possuo amigos que são e que se preocupam com o nível de agrotóxicos dos alimentos.

    Desculpe, mas acredito que a sua interpretação sobre a matéria ocorreu de forma errônea. Espero tê-la esclarecido!

    Obrigada por deixar o seu ponto de vista!

    Beijoconas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)