Os adolescentes que estão acima do peso são cada vez mais comuns. Quase sempre, há uma relação inerente com a forma dos pais educarem (inclusive na alimentação), embora muitos não admitam. O “estar gordinho” na adolescência pode se tornar um problema que se arrasta para a vida adulta. Em geral, isso envolve muito a forma como se deu a relação da família com a comida.

Ao mesmo tempo, nessa faixa etária, muitos distúrbios alimentares são originados – fruto da preocupação com o peso e do ato de não ser “educado” adequadamente do ponto de vista alimentar. Por isso, falar de perda de peso em adolescentes é um assunto delicado.

A perda de peso em adolescentes não é a mesma que a de um adulto. O corpo e a mente estão passando por constantes mudanças. Sem falar que estão em fase de crescimento. As necessidades alimentares de um adolescente são diferentes de um adulto. Quando o adolescente chega a um estado visível que precisar emagrecer, deve-se procurar um especialista para fazer uma avaliação e orientar sobre a alimentação do filho.

A perda de peso em adolescentes

O mais essencial: os pais precisam participar e acompanhar todo o processo de perda de peso do adolescente. Essa é uma parte fundamental: apoio, cuidado, interesse e orientação.

Existem muitos pais que acham que o filho precisa “se virar” e emagrecer sozinho. Ou, então, tentam controlar loucamente a alimentação do filho (ou filha), ao invés de ensiná-lo a fazer as melhores escolhas e a se reeducar – que esses sim são ensinamentos para uma vida. Todos enfrentam uma vida corrida, mas não se deve se esquivar da educação dos filhos. A pergunta que não quer calar: qual é a parcela de responsabilidade dos pais na maneira como o adolescente lida com a comida?

Perda de peso para adolescentes

A família precisa reeducar a alimentação e promover mudanças do estilo de vida maneira geral, com a combinação perfeita para toda a família: alimentação mais saudável + exercícios + escolhas saudáveis. Os pais precisam participar do processo e não apenas “empurrar” os filhos para o emagrecimento.

Perda de peso – mesmo na adolescência – significa aprender a comer, fazer escolhas e mudar o estilo de vida. Educar é também ensinar a comer. Lições para uma vida adulta.

Imagens:
Courier Mail
FootHills Weight Loss

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)