Receba novos textos no seu e-mail, gratuitamente



Quinua

A farinha de casca de maracujá já não é o mais famoso produto natural capaz de auxiliar o emagrecimento. A quinua (ou quinoa) tem sido a nova “vedete” da vez!

Curiosidades: já fez parte de dieta de astronauta e já foi considerado alimento sagrado pelos incas. Os sábios incas notaram a importância desse alimento! A academia de Ciências dos EUA considerou a quinua o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Por isso, muitos a chamam de “alimento completo”, que é rica em aminoácidos, carboidratos, fibras e sais minerais. A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, flocos e farinha. Há cosméticos feitos de quinua que prometem até renovar a pele, como os da Bel Col, por exemplo.

quinoa

Os benefícios da quinua são muitos: acelera o metabolismo, evita a produção excessiva de insulina e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Além disso, limpa as artérias do coração e combate a anemia. Há quem diga que é bom também para melhorar a memória e a imunidade.

O alimento também é considerado muito calórico! Cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, coma de forma controlada! A quinua é isenta de glúten e pode ser recomendada para quem tem intolerância aos alimentos à base de trigo, cevada, centeio e aveia (doença celíaca).

Há uma grande diversidade de tipos de quinua, mas a mais conhecida é a chamada quinua real – tem grãos maiores e só cresce na Bolívia (até o momento). Há quem diga que a quinua real é considerada melhor.

A quinua em grão deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinua. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinua dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo.

A quinua em flocos é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.

A quinua em farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.

E, então? Que tal incluir esse alimento dos deuses na sua alimentação? Se quiser aprender a farinha, acesse: “Farinha de quinua“. 

 

Quer saber mais? Acesse:

- Quinua na mesa dos brasileiros

- Exportação de quinua no primeiro semestre de 2009





Ainda não encontrou? Procure agora!

7 Respostas para “Quinua”

  1. 1
    Farinha de Quinua disse:

    [...] de QuinuaQuinuaDia dos NerdsPresente para Namorado – Parte IVPresente para Namorado – Parte IPresente para Namorado [...]

  2. 2
    Raimundo disse:

    Vou entrar nessa! Muito bom.

  3. 3
    Clélia disse:

    Tomo um suplemento ÓTIMO para pele. É feito a base de extratos de quinoa, acerola, açaí em pó e outros componentes.
    Tô adorando. Seu nome é Nutryorac e deixa a pele um luxo!

  4. 4
    Ração Humana – Ingredientes disse:

    [...] de cerveja 100g de gérmen de trigo 100g de açúcar mascavo 100g de gelatina sem sabor 100g de quinua 100g de cacau em pó 100g de farinha de maracujáModo de Preparo da ração humana: Triture no [...]

  5. 5
    Josefa disse:

    QUERO RECEBER INFORMAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL MAS QUE NÃO ENGORDE

  6. 6
    Evanilce R. da S. BARTH disse:

    Bom dia!!!

    Quero rebeber informações para uma alimentação saudavel,

  7. 7
    flavia disse:

    Quero rebeber informações para uma alimentação saudavel.

Gostou? Diga! Dê a sua opinião

 
Receba os artigos em seu e-mail!
Cadastre-se gratuitamente para receber!