Os casamentos nem sempre são duradouros. Uma pergunta sempre fica: Qual o segredo para manter um casamento? O que faz um casamento feliz? Uma sondagem feita com 4000 casais do Reino Unido revelou algumas coisas curiosas sobre os segredos de um casamento feliz.

A afeição é um dos pontos centrais para um casamento feliz, com uma média de quatro demonstrações de afeto por dia (“chamego”). Muitos casais depois que se casam acabam deixando os afagos de lado. Isso é péssimo para o relacionamento. A familiaridade adquirida entre o casal com o passar do tempo pode propiciar esse tipo de atitude. Só que não se pode deixar que isso tome conta do relacionamento. Fazer carinho um no outro é bom, importante e faz bem para o casamento! A pesquisa evidenciou também que os gestos românticos são considerados essenciais para a manutenção de um casamento feliz. De acordo com os casais pesquisados, os gestos precisam acontecer em um período mínimo de três vezes por mês. As mulheres esperam cultivar o romantismo, mesmo depois do casamento.

Outro ponto crucial na pesquisa é que os casais que se consideram mais felizes não apenas passam o tempo juntos, mas gastam o tempo juntos com qualidade. Trata-se muito mais que estar unido e passar o tempo, mas é realizar “coisas” que os dois gostam, sair da rotina e revitalizar o relacionamento. Por exemplo, passeios românticos, ir ao cinema juntos, ir a barzinhos juntos, dentre outras coisas. Se estiverem em casa, é fundamental ter noites românticas juntos – realizando um jantar à luz de velas, ter uma boa conversa ou até mesmo assistir TV juntos com “coisas” que agradam os dois.

Relacionamentos

O segredo da união está em pequenos gestos. Pensou que era algo muito complicado? Não é não! Isso demonstra, na verdade, que o casal precisa é dar atenção, dedicar-se e cuidar do outro. Pequenos gestos como dar presentes deve ocorrer no mínimo duas vezes ao mês, como revelou a pesquisa. Não pense que tem que ser presentes caros! Presentes como flores, chocolates, poemas, pedaço de uma música que o outro gosta escrita em um papel, entre outros pequenos gestos. Você pode até inovar e preparar um Dia dos Namorados Econômico, mesmo se não for essa data comemorativa. Todo dia é dia de comemorar. Além disso, outras atitudes como ajudar em algumas tarefas de limpeza da casa, levar café na cama, realizar um jantar, se mostram significativas para um casamento feliz.

Você está pensando que o segredo é ficar sempre junto? Errado! A pesquisa também revelou que um casamento feliz permite que cada um saia sozinho para desfrutar de diversão com amigos pelo menos uma vez por mês! Cada um precisa respeitar a privacidade do outro e realizar “coisas sozinhos”, como sair com amigos, por exemplo. Só que isso não significa que se deve abusar dessa privacidade! Isso não pode ser sempre e não pode deixar programas do casal de lado!

O segredo definitivamente é não deixar o casamento cair na rotina e ser sempre romântico! Porque só amor, não é suficiente para manter um casamento. É preciso demonstrar que ama para o outro, dedicar-se e cuidar do outro. Não é tão difícil ter um casamento feliz!

Dados dessa Pesquisa:
Daily Mail

37 comentários para “Os Segredos de um Casamento Feliz”

  1. FIFI

    Gostei muito do tema. É verdade que não é difícil manter um casamento por muito tempo. O carinho e a demonstração de amor é muito importante. Sou casada há 12 anos e não está sendo difícil. É verdade que as brigas e desentendimentos acontecem, mas o diálogo é a resolução de todos os problemas.

  2. Teresa

    As pessoas costumam procurar cabelo em ovo, no entanto, são coisas simples que podem tornar os relacionamentos felizes e duradouros. Adorei o artigo! Espero que ele possa ajudar a muita gente.
    Um abração

  3. RICARDO

    Casamento é uma coisa muito séria. Muitas pessoas acham que podem mudar a outra e também não querem abrir mão das sua particularidades, pensa mais em si.

    Abraços.

  4. Manoel

    Este tema realmente diz tudo sobre um casamento feliz. Se agirmos desta forma, realmente não tem como dar errado.Porém, é importante lembrar que deve-se conhecer bem um ao outro antes do casamento. Pois a finalidade é viver juntos para sempre e feliz, é claro.

  5. Ana Paula

    Gostei muito do artigo. É verdade para um casamento dar certo não é necessário presentes caros. Basta você ser o presente, fazer com que a pessoa ao seu lado queira estar cada dia mais e mais. É bom sempre lembrar que para um casamento abençoado é muito importante ter Deus na relação do casal.
    Abraços e que Deus abençoe os casais. Amém!!

  6. Aldi

    É sempre bom lembrar que tdo isso é muito proveitoso, mas ambos tem que cultivar, dando continuidade a certas atitudes e gestos, praticados. A felicidade está em pequenas fórmulas, adquiridas no nosso cotidiano, só não devemos esquecer de usá-las sempre e em qualquer tempo.

  7. Dani

    Vou me casar e amei o tema. É muito bom já ter o cuidado de observar essas coisas desde o início e não permitir que a rotina nos roube a felicidade com o passar do tempo. Acredito muito que o objetivo principal de duas pessoas se unirem deve ser para cuidarem um do outro. Estava até hoje solteira, porque nunca achei que precisasse de cuidados e muito menos estava disposta a cuidar de alguém. Mas, depois que conheci meu noivo, minha visão mudou. Porém, também acredito ainda mais, que outro fator para ter um casamento feliz é convidar Deus para fazer parte do seu casamento, do seu dia-a-dia, da sua história. Com toda certeza isso faz toda diferença!!!
    Abraço a todos.
    Fiquem com Deus!

  8. Grazi

    Estou procurando dicas, porque quero salvar meu casamento. Ambas as partes não se dedicaram, então caimos na rotina, e meu marido me traiu, mas se arrependeu e eu perdoei pois gosto muito dele e ele provou que gosta muito de mim. Não quero deixar isso acontecer novamente. Quero ter um casamento feliz. Sou casada a nove anos.Obrigada!

  9. Meg

    Tenho 30 anos de união/casamento e deixo aqui o segredo de uma casamento feliz. Muito amor, muito sexo( isso é fundamental para eles ) e muita submissão. Literalmente os homens de minha geração ainda são bastante conservadores,desejam manter o sistema patriarcal a todo custo. Para ser feliz eu tive que fazer das tripas o coração, muitas vezes. Mas a geração de minhas filhas é bem diferente. Eu fiz qustão de mudar essa história. Hoje elas sabem muito bem até onde querem chegar. Na sua independencia financeira, acima de qualquer sonho de uma vida a dois. Mesmo assim todos estão com seus pares e relacionamentos longos. Fiquem com Deus.

  10. Mulher Digital

    MEG, QUERIDA,

    Seu depoimento é lindo! Que bom que você criou as suas filhas de maneira diferente. Porque, em geral, muitas mulheres reproduzem esse sistema patriarcal e de submissão.

    Sabe, muitas mulheres acham que a felicidade do casamento depende só delas e, por isso, engolem sapos e passam por cima de si mesmas. Mas felicidade não é isso. E amor nenhum vale uma mulher se sentir anulada na relação, no casamento e/ou como mulher.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  11. Dayyana

    Sou casada a 6 meses e nao está dando certo meu casamento por mais que tente fazer nunca da certo. Acho que todos os que estão em minha volta não estão me desejando o bem não sei mais o que fazer.

  12. Mulher Digital

    Querida Dayyana,

    O casamento é feito de duas pessoas. Por isso, a responsabilidade de fazê-lo dar certo é das duas, não apenas sua. Você pode se esforçar sim, mas seu marido também precisa se esforçar para que tudo dê certo. Em situações como essa, o melhor é estabelecer um diálogo franco com o parceiro. Relacionamento precisa envolver muito companheirismo.

    Além disso, por meio de seu comentário, você demonstra muito preocupada com o que os outros pensam a seu respeito. Não se importe com os outros. Os outros não fazem parte do aspecto mais importante da sua relação. O que é importante é você e seu marido. Por isso, tente equilibrar suas forças e se centrar apenas no que diz respeito a isso.

    O que todos nós sabemos é que somente amor não é suficiente para sustentar uma relação. Há uma série de outros fatores envolvidos. Persista no seu amor, no seu casamento e em tudo que você acreditou e tente envolver o seu marido com isso. No fim, tudo dá certo.

    Boa sorte, querida!

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  13. Roselene

    É verdade o casamento para ser feliz e durar não pode deixar cair na rotina, fazer todos os dias as mesmas coisas enche o saco. Depois que meu filho nasceu quase não sai de casa e todos os dias faço as mesmas coisas, único lugar que vou com frequencia é para a casa da minha mãe fora isso nada e quando saimos é maravilhoso, mas para acontecer novamente tome seculos. Detalhe hoje meu filho já tem 4 anos. Vivo contantemente chatiada, irritada porque só vivo para casa e quase não faço nada para me divertir. Tenho medo pois sei aonde isso pode nos levar, ele é um otimo marido e companheiro sem falar que é um otimo pai, mas tem esse grandissimo defeito que o suficiente para me deixar triste……vamos ver até aonde eu vou suportar essa situação……………………. Obrigado por permiter que possamos desabafar.

  14. Mulher Digital

    ROSELENE, QUERIDA,

    Obrigada por seu depoimento. O que as leitoras dizem é sempre muito importante para mim.

    Roselene, as mudanças dependem muito mais de nós que dos outros. Se você está infeliz com alguma situação em seu casamento, abra o diálogo com o seu marido. Se você acha pouco a frequência que vocês saem, proponha para ele mais passeios, mais “saídas”. Você pode até fazer passeios com toda família (incluindo seu filho) que certamente lhe deixará feliz. Que tal um passeio no parque? Um piquenique? Você pode fazer coisas diferentes na sua casa também: um jantar romântico. Que tal pedir ajuda a alguém para ficar com seu filho e fazer um jantar romântico na sua casa mesmo?

    Para que o casamento não caia na rotina é preciso criatividade e disposição.

    Espero tê-la ajudado com minha opinião.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  15. CLEMILDA

    ALGUNS MESES ESTAREI ME CASANDO ,E ESSE ARTIGO ME AJUDOU MUITO,POIS A SEMPRE O MEDO DE NÃO FAZER FELIZ A PESSOA QUE VOCÊ AMA.ESTOU MAIS TRANQUILA AGORA POIS PERCEBE QUE É NOS PEQUENOS ATOS QUE DEMOSTRAMOS O NOSSO AMOR E CUIDADO.
    MUITO OBRIGADO
    CLEMILDA FERREIRA

  16. Mulher Digital

    Clemilda, querida,

    Adorei o seu comentário! A felicidade quem traça é somos nós mesmas. Ninguém tem certeza se um relacionamento vai dar certo e ninguém casa para dar errado. A felicidade é construída cotidianamente com o esforço das duas pessoas.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  17. MARIA DE JESUS

    O casamento e muito bom quando os dois se entendem bem mais temos que superar toda e qualqier crise que possa aparecer luta sempre pelo nosso amor e nunca desistir de ser feliz.

  18. Gisele

    Achei o artigo ótimo e certeiro, é importante tratar o outro como gostaria de ser tratado, se ele não corresponde as expectativas em alguns casos, vai dando exemplos, tendo atitudes que o outro vai perceber e corresponder,e também acordamos diferentes a cada dia, estamos sempre com novas emoções às vezes perante os mesmos fatos, é importante expressà-las, é um jeito de se conectar e surpreender.
    Obrigada e boa sorte a todos!!

  19. Mulher Digital

    Gisele, querida,

    Que comentário lindo o seu! Adorei.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  20. LAÍS

    amei a materia to precisando disso!!!!

  21. CIBELE

    vivo um casamento parecido com o da rosilene tenho um bom msrido mas depois que meu filho nasceu nosso casamento desandou um pouco nao saimos quase de casa e brigamos muito eu tenho 24 anos e ele tem 40 eu por ser mais nova me prendi muito cedo a uma vida de mulher do lar sai da minha unica distraçao qie era meu emprego pra cuidar do meu filho e desde entao é so isso que faço ja tive depressao pos parto e meu marido nao entendeu esse momento e quase que meu casamento acabou pois vivia muito irritada agora melhorou um pouco mas ainda brigamos muito acho que a gente deve se amar muito pq depois de tantas briga se nao existisse amor ja teriamos nos separado faz tempo mas enfim vamos levando ate onde da …………

  22. Mulher Digital

    CIBELE,

    O que parece lhe incomodar é você ter submetido vários aspectos da sua vida pessoal em prol do seu casamento e da sua família. Amor pode existir, mas o que eu sei é que amor não é suficiente para manter uma relação. É preciso muito mais que isso. É preciso tolerância, diálogo e, ao mesmo tempo, atitudes que evitem que o relacionamento caia na rotina. Embora seu marido seja mais caseiro, pelo que você descreve, você não precisa parar de fazer tudo da sua vida. Por que não dialogar com ele e negociar alguns passeios que agradem a ambos? Que tal deixar o seu filho com alguém de confiança, pelo menos, uma vez por mês, para vocês sairem? A sua irritação provavelmente vem do fato de você ter deixado de fazer várias coisas da sua vida que você gostava. Uma coisa que talvez possa lhe dar ânimo é fazer algo em casa para vender. Já pensou nisso? Talvez isso lhe faça sentir melhor e dê para dividir com os cuidados com o seu filho. O seu casamento é importante, mas você precisa se valorizar, querida. Não digo que deve ser um em detrimento do outro, mas que deve ter o equilíbrio.

    Espero tê-la ajudado com essas palavras.

    Beijoconas.

  23. LENITA

    um feliz natal a todos e prospero ano novo estou agradeçendo por este artigo agora entendi porque eu sempre pensava que o casamento e ficar sempre junto eu sofri muito com isso porque eu amo demais ele eu sempre quero ele perto de mim e um otimo marido mas eu me sinto presa eu presiso de liberdade a sos com ele pois tenho uma filha de 8 anos e so isso que eu quero um pouquinho de liberdade com ele tirando esse problema esta otimo obrigada agora eu tenho certeza que vou conseguir thau um beijao

  24. helen

    adorei estarei me casando foi ótimo ler esse artigo
    o que depender de mim viverei até que a morte nos separe.Outro fator principal é ter Deus para que a união fortaleça

  25. Alice

    oh gente não sabem como me fez tão bem ler esse tema tem dicas maravilhosas,acho que meu casamento esta a esfriar um pouco e lendo isso me fez tão bem vou fazer tudinho para superar tudo e voltarmos a ser tudo como era antes e obrigado pelas dicas

  26. Isabe

    Estou com muitos problemas na minha relação.

  27. ANNY

    gostei muito !!!

  28. KALIANE

    eu adorei ler as coisas, me fez muito, mas muito bem, isso faz a gente reflete no que fazemos todos os dias com nosso companheiro, se é certo ou errado, no que devemos começar a fazer, demostrar mas nosso sentimento não só dizer eu te amo..

  29. ana

    achei muito importante essas dicas..isabel, se precisar de conversar para desabafar, pode ficar a vontade…:)

  30. Andréa Nunes

    Estou casando em junho/13 e amei as declarações. Respeito , carinho, amor e dedicação é fundamental em um casamento. Encontrei o grande amor da minha vida. Meu tudo!!! Meu coisa linda!!! Estou e sou muito feliz com tudo isso!!!

  31. SIMONE

    ADOREI AS DICAS PENA QUE EU E MEU MARIDO NÃO ESTAMOS VIVENDO ASSIM

  32. Amélia

    o que vou falar e sobre mim,cada pessoa busca algo em uma ralação eu porém busco,amizade,amor onde você possa através de gestos dizer que você quer bem a outra e uma coisa e certa só você sabe o que se passa em seu relacionamento,só você sabe o que te faz feliz não vá muitas das vezes por alguém vá sim pelo que o acha que te faz feliz,não adianta persisti em um relacionamento onde os dois não se entendem mais,e nem por comodismo as vezes agente se acomoda por pensa que relacionamento e assim e não é relacionamento e mais felicidade que tristeza pense nisso amigas e amigos.

  33. ADRIANA

    sou casada há 12 anos, temos problemas no dia a dia e tentamos resolver com tranquilidade. Sou uma pessoa romântica ,mas sou eu que tomo a iniciativas de fazer carinho, conversar sobre nossa intimidade, goste de surpreender e eu sinto que ele gosta…….

  34. Andrea

    Bom.

  35. LUIZ

    Vai entender, se cumplicidade, amor , amizade não e bom. Como um pode acreditar no matrimônio e outro não depois de tudo isso. Vai entender!!! rsrsrs

  36. Andreza

    ola …
    Eu preciso de ajuda …
    Tenho uma filha de 2anos e sou casada eu nao sinto nada pelo meu marido mais gosto dele e quero volta a amar ele ..
    Eu trair uma vez ele mais nao faço mais isso e ele me perdou e quero amar ele de volta …
    O que eu faço ?

  37. Mulher Digital

    Andreza, querida,

    Que situação delicada. Parece que você está vivendo uma “confusão” de sentimentos. Talvez, uma terapia poderia ajudar a você entender melhor o que está sentindo e a encontrar o melhor caminho para resolver essa questão. A terapia ajuda muito a compreender os nossos próprios sentimentos. Talvez, ajude. O que acha?

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Presente de Casamento

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)