Um grãozinho está dando o que falar! A chia é uma semente originária da sálvia hispânica.

Ela é considerada um grão completo por possuir várias propriedades nutritivas que complementam a alimentação. Uma rica fonte de fibras, mineiras, ácidos graxos, proteínas, antioxidantes, ômega-3, ômega 9, dentre outros.

A chia semente ficou amplamente conhecida por ser uma importante aliada no emagrecimento. Em contato com líquido (água, sucos), ela forma uma espécie de um gel que faz com que garante mais saciedade. No próprio estômago, ela forma esse gelzinho. O gel também retarda a digestão e, assim, a absorção de açúcar. Com isso, ajuda a manter os níveis de açúcares no sangue. Esses benefícios a tornaram famosa. Ela faz muito mais pelo corpo que emagrecer.

Outros aspectos interessantes: a semente de chia possui mais quantidade de ômega-3 e ácidos graxos que a linhaça, não precisa de ser moída (como a linhaça) para facilitar a absorção e não se torna rançosa com o passar do tempo (com o armazenamento). Tudo isso faz esse grãozinho sair na frente.

Gel de semente de chia

Não são apenas esses os benefícios da chia. Como toda semente, é excelente para o funcionamento do intestino, além de melhorar a saúde do coração e reduzir inflamações. Por ser repleta de antioxidantes contribui para a prevenção do câncer.

Para a nutrição de atletas, a chia também destaca-se como um suplemento alimentar incrível. É uma sementinha com excelente mix de gordura de qualidade, proteína vegetal e ajuda a diminuir a absorção de carboidratos. O gel da semente de chia aumenta a energia e a recuperação.

Chia

Como comer semente de chia? Pode polvilhar em saladas, sorvete de iogurte, sucos, iogurte, salada de frutas, no meio das frutas picadas, sopas. Adicionar no meio da massa de biscoitos, bolos, pães e outras massas assadas. Ou, simplesmente no meio do suco, da água. Semente é mais rica em fibra que a farinha. Pode comer inteira ou como farinha. Não é obrigatório fazer farinha (como a linhaça). No mercado existe também o óleo de chia.

Quanto comer de chia? A recomendação é 2 colheres (sobremesa) por dia. O mais aconselhável é consultar um nutricionista/nutrólogo para saber a quantidade correta. Afinal de contas, isso é variável de pessoa para pessoa. Não abuse por que é uma semente calórica.

Quer se convencer? Conheça os 10 benefícios da semente de chia!

Não existe alimento milagroso. A chia possui muitos atributos, mas esse tipo de alimento só vai trazer qualidade de vida em conjunto com uma alimentação global saudável e atividade física.

Imagens:
Eat to eat alergy free, Ecorazzi, Gluten free desserts, Vegan Yack Attack

4 comentários para “Semente de chia: aliada do emagrecimento e da saúde”

  1. marlene

    amo a pagina mulher digital,leio todos os artigos publicados

  2. GABRIELA

    EU QUERIA SABER COMO EU FAÇO PARA CONSEGUIR COMPRAR ESA SEMENTE (CHIA)

  3. Mulher Digital

    GABRIELA,

    Vende em lojas de alimentos naturais, alguns supermercados e de coisinhas vegan.

    Beijos.

  4. Mulher Digital

    Marlene,

    Que carinho! O site MULHER DIGITAL é realmente feito para pessoas sensíveis como você. Obrigada por todo esse carinho. ;)

Trackbacks/Pingbacks

  1.  10 benefícios da chia
  2.  Dicas sobre como incluir mais fibras na alimentação

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)