Poupar dinheiro é o sonho de muitas pessoas! Você trabalha duro para ter o seu dinheiro e não consegue juntar! Parece que todo mês o seu dinheiro sai voando pela janela… O que fazer para aprender a economizar dinheiro?

No artigo “Administrando o próprio dinheiro” você aprendeu a colocar a “casa em ordem”, ou seja, cortar dívidas, reduzir gastos, fazer orçamentos, criar estratégias para controlar o seu dinheiro. Após essa etapa, é hora de aprender a poupar dinheiro

VEJA AS 11 DICAS PARA POUPAR O SEU DINHEIRO!

1. Abra uma poupança. Se você possui dificuldades de poupar, o melhor é abrir uma poupança ao invés de guardar dinheiro em casa! Há aquelas pessoas que sempre que precisam para pagar algo e fica sempre tirando do dinheiro que está guardando em casa. Nunca consegue juntar! Colocando no banco, talvez torne o ato de poupar mais fácil. 

2. Anote todos os seus gastos. Quando você faz isso, você passa a ter noção do quanto você ganha e o quanto gasta. Anote absolutamente tudo – gastos mensais, diários. Registre em uma cardenetinha, use a agenda ou outras formas. Pegue as notinhas ao fim do dia e anote o que gastou. Quando faz isso, você passa a perceber o quanto gasta com algumas coisas desnecessárias, como com um lanchinho aqui, um cafezinho ali, um docinho ali, um “cd” regravável acolá…. Isso ajuda a visualizar o que você pode cortar!

3. Pense antes de retirar o dinheiro da carteira ou da bolsa! Pare e pense: Quanto é isso? Eu preciso realmente disso? Eu não posso esperar? Pense bem antes de gastar. Tem pessoas que estão passando em frente uma loja e cismam de comprar algo que pode esperar. Ou então, passam em frente ao supermercado ou padaria e compram um doce todo dia. Pense primeiro se esse gasto não pode esperar!

4. Defina metas de poupança. Curto prazo, médio ou longo prazo? Para que quer poupar? Para comprar algo à vista? Para ter um dinheiro de garantia para possíveis imprevistos? Para comprar uma TV LCD? Para aposentadoria? Você precisa planejar!

 5. Estabeleça tempo. O estipular metas está associado com o estabelecer calendário. Vou poupar esse dinheiro para comprar um carro em “x” anos. Vou poupar para pagar à vista ou dar a maior entrada possível em um apartamento em “x” tempo.

6. Guarde qualquer quantia. Há pessoas que acham que quando decidem poupar precisam guardar uma grande quantia de dinheiro sempre! Não necessariamente! O que importa é ter uma regularidade para guardar dinheiro, que seja R$ 5,00, R$ 20,00 em um mês. Poupe qualquer quantia! Você não precisa guardar quantidades exorbitantes. O importante é se acostumar a guardar! Poupe todo mês, todo o dia e guarde! Alguns especialistas sugerem guardar de 15% a 20% da renda mensal, mas isso varia para cada situação.

7. Faça cortes! A ordem é reduzir e economizar. Não é para se tornar uma pessoa mesquinha, mas procure optar por programas gratuitos de fim de semana, menos idas aos restaurantes, cozinhe mais em casa, faça confraternizações com os amigos em casa e divida as despesas. Se você vai toda semana ao cinema, procure ir uma vez ao mês, por exemplo. Passe seu celular de conta para cartão e tente gastar menos que pagava antes. Procure usar programas como o Skype no computador para economizar telefone. Você tem uma empregada mensal? Veja se pode reduzir esse gasto e passar para uma diarista, uma vez por semana. Questione criticamente seus gastos e em que pode cortar. Não vá gastar o que economizou! O que sobrar, guarde! Isso inclui restringir o uso de cartão de crédito, cheques e não fazer prestações.

8. Planejamento. Visualize gastos futuros (como IPVA, IPTU, manutenção no carro, etc), orçamento mensal, estimativas da poupança e até mesmo, pequenas gastos, como presentes em datas comemorativas. Visualize antes que no próximo mês, por exemplo, terá dia das mães, dia dos namorados, dia das crianças ou qualquer outra data comemorativa. Coloque o quanto está disposto a gastar com isso em seu planejamento de gastos. Planeje todos os gastos com seu dinheiro que for possível.

9. Poupar deve ser prioridade. Logo que receber seu dinheiro, deposite o valor que foi definido em suas metas, independente do que vai sobrar para o fim do mês. Se sobrar mais, deposite além do valor destinado. Lembre-se que você já deve ter calculado todos seus gastos, feito orçamento, visualizado pagamentos. 

10. Pague à vista. Você vai comprar algo que precisa? Eletrodoméstico? Sapatos? Algo que realmente precisa? Se não tem o dinheiro junte e pague à vista. Se você iria optar por financiar um produto, simule aquilo que supostamente pagaria em prestações e guarde esse dinheiro para pagar totalmente à vista. Quando você paga um produto à vista, você tem maior poder de negociação e pode reduzir muito o preço do produto na loja. Se a loja diz que não dá descontos para pagamentos à vista, procure outra loja! 

11. Tenha força de vontade. Para quem não está acostumado, é preciso ter muita força de vontade para poupar. Tente seguir suas metas! Se surgiram imprevistos que fizeram com que você gastasse, não desanime! Retome seus planos de poupar e continue. Não desista!

Quer economizar mais? Acompanhe aquilo que é cobrado em sua conta bancária. Há muitos bancos que fazem cobranças indevidas. Acesse o artigo: “Tarifas Bancárias” de nosso ANTIGO site.

9 comentários para “Poupar Dinheiro”

  1. CAROLINA

    Nossa! Como eu não conhecia este site? É muito bom. Tem td que precisamos saber. Esse site realmente é para mulheres modernas de hoje. Vcs estão de parabéns!

  2. Anuska

    Nossa esse site é maravilhoso vou fazer da mesma forma como se é pedido amei!!!! Parabéns !!!!!!!!!!!!

  3. Taisa

    Bom seguirei essas 11 dicas, to precisando muito poupar dinheiro, sou muito descontrolada com meu salario, nem ao menos marco minhas dividas, vou tentar melhorar, parar de gastar com coisas desnecessarias. Obrigada!

  4. MARIA

    Eu não conhecia este site? e um tudo de bom. e um começo uma esperança para atigir meu futuro. obrigada. vou començar por em prática.

  5. Irene

    Excelente artigo.
    Vai me ajudar muito.
    Obrigada

  6. FRAN

    estou estabelecendo metas ,preciso poupar para alcança-las. vou me policiar e alcançar poupar…poupar….e poupar ok

  7. Lidiane Souza

    Dicas super importante.
    Preciso realmente aprender a economizar!

  8. Sinátia

    Esse artigo é muito bom, já estava com uma idéia para poupar agora melhorou ainda mais essa idéia! Parabéns aos autores!

  9. idelminda

    gostei imenso do site .sinceramente não sei administrar muito bem o dinheiro

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Administrando o próprio dinheiro: Como acabar com as dívidas e poupar?
  2.  O Essencial Feminino: Sapato Nude e Vestido Preto
  3.  Gastando o próprio dinheiro: ovo de Páscoa ou barra de chocolate?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)