Para atender aos internautas do site Mulher Digital que enviam perguntas frequentes sobre questões que envolvem a menstruação, criamos este artigo. O mais interessante é que não são dúvidas apenas de mulheres, mas de homens também que querem saber cada vez sobre o universo feminino.

A menstruação assinala as mudanças do corpo feminino, indicando a passagem de uma fase para outra. A idade que ela pode ocorrer pela primeira vez varia muito e não existe uma idade exata. Por isso, não se desespere se sua menstruação não chegou ainda, como a da sua amiga ou se ela chegou antes de suas amigas. Cada um tem seu tempo certo!

Após a primeira menstruação (chamada de menarca), o corpo biologicamente já está preparado para gerar filhos. A primeira menstruação é um acontecimento importante na vida de uma menina e mostra que ela está se tornando uma mulher. Após a chegada da primeira menstruação, em geral, a garota a terá durante todos os meses. Assim, todos os meses o corpo será preparado, por meio de hormônios, para uma possível gravidez, através da preparação do útero e da liberação do óvulo (que fica no ovário) para o útero. Essa ovulação, em geral, ocorre na metade do ciclo de cada mulher.

Menstruação

Quando esse útero está preparado para uma possível gravidez, significa que ele foi “arrumado” internamente por um tecido (endométrio) que prepara para receber o embrião (óvulo fecundado pelo espermatozóide). Se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide (que fica no esperma) nesse período de ovulação, a mulher engravida. É importante ressaltar que o período de ovulação não compreende unicamente a data da metade do ciclo menstrual. Se o óvulo (ovo) não for fertilizado, ele começa vir abaixo, promovendo a liberação do endométrio, através da menstruação e sendo eliminado pela vagina. Esse processo caracteriza-se como a menstruação. Isso ocorrerá todo mês até que se ocorra uma gravidez ou então que se chegue ao período da menopausa.

O ciclo menstrual dura a partir do primeiro dia de um período (a partir do momento que a menstruação desce, como dizem) até o primeiro dia do próximo. O período varia de mulher para mulher. Normalmente, o período é de 28 dias. Porém, há mulheres que tem esse tempo maior ou menor. Além disso, em geral, os primeiros anos após o começo da menstruação, a menina pode ter ciclos irregulares até que naturalmente se normalize. Muitas mudanças vem junto com a primeira menstruação na vida de uma garota, como a própria existência da TPM em algumas.

Dúvidas sobre Gravidez

A menstruação é controlada pelos hormônios que são regulados pelo hipotálamo e pela hipófise (glândulas). O hormônio estrogênio estimula a formação do endométrio e a progesterona estimula a preservação do endométrio (para uma possível gravidez). Alterações de humor, fortes emoções, desequilíbrios hormonais e, até algumas doenças, podem alterar o ciclo menstrual, fazendo com que a menstruação adiante ou atrase. Por isso tudo é sempre bom ficar atento durante a relação sexual e se proteger com os métodos contraceptivos.

É importante ressaltar que o “movimento” de descamação do endométrio pode provocar cólica. Em geral, ocorre nos dois primeiros dias da menstruação. Há mulheres que sentem até mesmo antes um pouco antes disso. Depende de cada um. Porém, se as cólicas forem muito agudas, durarem vários dias sem cessar a ponto de impedir  de realizar suas tarefas é necessário procurar um médico para verificar. Há quem utilize métodos caseiros para acabar com  a cólica, como chá de camomila.

Depois da primeira menstruação, toda garota precisa ir ao ginecologista com a freqüência de no mínimo uma vez por ano para fazer consulta de rotina, mesmo se ela for virgem. Conhecer o próprio corpo contribui para desvendar muitos mitos.

* PARA SABER MAIS SOBRE MENSTRUAÇÃO LEIA:
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Sexo e Reprodução. São Paulo: Ática, 1994.
Documento sobre menstruação

36 comentários para “Menstruação”

  1. Mônica

    Eu queria saber se quando a menina está menstruada ela for transar ela fica grávida? Ou fica de outra maneira?

    Responder
  2. RosÂngela

    Minha filha tem dez anos de idade. Ela ficou menstruada pela primeira em julho desse ano. Agora quando ela fica menstruada dura mais de oito dias isso. É Normal? Gostaria de saber. Ainda não levei ela ao médico.

    Responder
  3. Equipe Mulher Digital

    Querida Rosângela,

    Toda menina depois da primeira menstruação precisa ir ao ginecologista (mesmo se for virgem). Quanto ao ser normal ou não o período que sua filha fica menstruada só o médico poderá responder mediante diagnóstico específico. Afinal de contas, cada caso é um caso. Portanto, o melhor é que você leve sua filha para a primeira consulta ao ginecologista.

    Obrigada por sua participação no Site Mulher Digital.

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

    Responder
  4. Equipe Mulher Digital

    Querida Mônica,

    Durante a menstruação o risco de gravidez é menor, mas ele existe. Por isso, sugiro que você use métodos contraceptivos, como a camisinha em todas as relações sexuais que você for manter.

    Sugiro que leia os artigos abaixo para entender melhor sobre a gravidez:

    http://www.mulherdigital.com/gravidez/

    http://www.mulherdigital.com/fecundacao-e-gravidez/

    Obrigada por sua participação.

    Cordialmente,

    Site Mulher Digital.

    Responder
  5. Ingrid

    Estou menstruada faz mais de uma semana. Isso é normal?

    Responder
  6. Equipe Mulher Digital

    Ingrid,

    Você deve ir ao ginecologista verificar se é normal ou não. Qualquer alteração que sentimos no corpo, devemos recorrer ao médico. SÓ UM MÉDICO PODERÁ DIAGNOSTICAR.

    Obrigada por sua participação no Site Mulher Digital.

    Mulher Digital.

    Responder
  7. Ana

    Oi! Tenho uma filha de 15 anos, ela mentruou pela 1ª vez dia 6 de dezembro e ja faz 8 dias que ela está menstruada é normal? Desde de já obrigada!

    Responder
  8. Equipe Mulher Digital

    QUERIDA ANA,

    Não sei lhe responder isso! Aconselho você a levá-la no ginecologista para uma conversa e ver o que está acontecendo. Só um especialista por meio de um diagnóstico pode lhe falar o que está acontecendo.

    Obrigada por sua participação no site.

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

    Responder
  9. Ivan

    Minha mulher não menstrua há 7 dias. Ela pode estar grávida? O que fazer?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Ivan,

      Vocês não utilizam nenhum método contraceptivo? Pílulas? Camisinha? São métodos baratos e eficientes.

      O atraso da menstruação pode indicar muitas coisas. Nem sempre o atraso significará gravidez. Se a mulher passar por um período de estresse muito grande, por exemplo, pode ter seu ciclo menstrual alterado.
      O mais indicado é que sua esposa procure um médico ginecologista. Somente esse tipo de médico poderá indicar e orientar melhor sobre isso. Ela pode fazer um teste de laboratório (exame de sangue) depois de 10 dias de atraso da menstruação para verificar se é ou não gravidez (teste de gravidez). Porém, o melhor mesmo é ir ao médico. Afinal, o atraso da menstruação pode indicar uma série de coisas que, mesmo se não for menstruação, pode ser outra coisa que precisa ser regularizada.

      Obrigada por sua participação no site.

      Cordialmente,

      Mulher Digital.

      Responder
  10. Cristina

    Menstruação por mais de oito dias é normal? É Que estou menstruada faz doze dias. Sou virgem.

    Responder
  11. Equipe Mulher Digital

    Cristina,

    Cada mulher tem um período de tempo que fica menstruada. Isso depende de cada uma. Sua menstruação sempre fica tantos dias?

    O mais aconselhável é você procurar um especialista para ter o diagnóstico correto.

    Após a primeira menstruação deve-se ir ao médico ginecologista no mínimo uma vez por ano.

    Obrigada por sua participação no site.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

    Responder
  12. Gisi

    Gostei por que as respostas são bem concretas.

    Responder
  13. Sofia

    Mandei uma mensagem para você mas não me respondeu, fiquei muito desiludida.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Querida Sofia,

      O único caso para não responder mensagem aqui é quando enviam mensagens inapropriadas – como mensagen com palavrões, palavras de baixa escalão e/ou relatos eróticos. Eu respondo tudo que me enviam, dentro da minha disponibilidade. Tenho um volume de comentários/mensagens/e-mails muito grande todos os dias. Só se a mensagem se encaixar nessas situações citadas acima é que não respondo.

      Se esse não foi o seu caso, desculpe. Deve ter havido algum engano.

      Cordialmente,

      Mulher Digital.

      Responder
  14. Anne

    O meu ciclo menstrual era regular. Depois que começei a tomar linhaça, acabou os sintomas da tpm. Porém a cada mês tenho menstruado em datas diferentes.
    Pergunta; A linhaça tem alguma interferência?
    Obrigada

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      ANNE,

      Acho difícil apenas o uso da linhaça trazer toda essa modificação do seu ciclo. Você precisa se observar. Antes você tomava algum tipo de hormônio (anticoncepcional, por exemplo) e parou? Você tem passado por períodos de estresse? Ou algo que modifica sua rotina? Alguma emoção muito forte nos últimos tempos (como um término de namoro ou algo assim)? Essas coisas podem trazer alteração no seu ciclo.

      O melhor mesmo é você ir ao ginecologista para obter um diagnóstico preciso sobre o que está ocorrendo com você. Somente esse profissional poderá dizer de forma mais precisa o que se passa com você. Não deixe de ir!

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  15. GÉssica

    Posso ir ao medico mestruada?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Géssica,

      Para a consulta de rotina, o mais aconselhável é você ir quando a menstruação se finalizar. A exceção é se você tiver algum tipo de urgência que não possa esperar (dores, coceira, qualquer coisa diferente do normal.

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  16. Eloisa

    Quando fico menstruada, modifico meu comportamento da agua pro vinho ate tentei me me matar pois meu marido disse que não gosta mais de mim então falei pra ele que foi embora por favor me ajude estou sofrendo muito preciso de sua resposta urgente!

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      ELOISA, QUERIDA,

      Primeiro, você deve ir a um especialista (ginecologista) e relatar sobre essas mudanças de humor no período da TPM. Em alguns casos, a mulher precisa de um tratamento específico para se controlar nesse período.

      Você está em uma situação muito delicada, mas precisa se amar. Ame-se mais e não deposite a sua felicidade na “mão” de outra pessoa. Sei que está sofrendo, mas cuide-se, se ame e lute para ser feliz. Não faça nenhuma besteira que possa se arrepender no futuro. A vida vale muito mais que um relacionamento! Sei que na prática não é fácil, mas você encontrará um caminho. Lute e seja forte! Estou torcendo por você!

      Se precisar conversar, pode entrar em contato comigo. Quero ver você bem e feliz! Supere essa fase!

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Mulher Digital.

      Responder
  17. Marco Antonio

    A mestruação da minha esposa demora até 15 dias, isso e normal(ela tem 45 anos).

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      QUERIDO MARCO ANTONIO,

      Não sei lhe informar o que sua esposa tem. Quem pode fazer isso com exatidão é um profissional responsável (=ginecologista). Eu recomendo que marque uma consulta e vá ao ginecologista. Somente um profissional poderá dar um diagnóstico preciso e correto.

      Cordialmente,

      Mulher Digital.

      Responder
  18. Vitoria

    Achei muito legal pois mostra como será a realidade em nossam vida!

    Responder
  19. Juliana

    Eu fiz sexo com o meu namorado e a minha metruasão veio na quando a gnt estava fazendo. Será que eu estou gravida?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Juliana,

      Toda mulher deve usar métodos contraceptivos durante a relação sexual. O risco existe sempre se a pessoa não usou meios de prevenir a gravidez. Não dá para dizer se você está grávida ou não. Somente um profissional poderá diagnosticar isso. Procure um ginecologista para você ficar mais tranquila e lhe dizer como proceder.

      Espero que tudo se resolva.

      Mulher Digital.

      Responder
  20. Posso ir ao ginecologists menstruada?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      JÓ, QUERIDA,

      A recomendação de grande parte dos ginecologistas é ir quando não se está menstruada.

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  21. Janda

    Ja faz sete dias que estou mestruada isso normal, fica tanto tempo mestruando?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Janda,

      A duração da menstruação em cada mulher varia. Não existe uma regra fixa. Depende de muitos fatores: se sempre a pessoa fica muito tempo menstruada, questões emocionais, hormonais, dentre outras. Se há dúvida sobre ser algo normal, saudável, você deve procurar um médico ginecologista para lhe informar corretamente. Somente um médico é capaz de dar um diagnóstico preciso sobre esse assunto.

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  22. Nany

    Adorei o site…

    Responder
  23. Mônica

    Sinto bastante colica. Isso e normal?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Sônia, querida,

      O grau de dor é relativo para cada mulher. Se você sente uma dor muito forte, insuportável, vale a pena procurar ajuda de um(a) ginecologista. Sentir uma dor insuportável que lhe atrapalha de fazer tudo não é normal. Só um profissional especializado poderá diagnosticar adequadamente a sua situação. Não deixe de ir ao médico!

      Espero tê-la ajudado. Beijoconas.

      Responder
  24. Julia

    Oi eu tenho dez anos e menstruei omtem e eu queria saber se você poderia mim responder uma coisa eu posso crecer normalmente sem precisa corta a menstruacao:responda agora

    Responder
  25. Jussara

    Oi em um mês veio 2 vezes pra mim é normal? Em agosto dia 3 veio pra min e fico até o dia 7 depois de 23 dias veio dia 31 e ficou até o dia 4, e até hj não veio novamente pra mim. Eu posso está grávida?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Jussara,

      O indicado é que você procure uma ginecologista para verificar o que está ocorrendo. O ciclo totalmente irregular pode indicar muitas coisas. Cada caso é um caso. Somente um ginecologista pode dar um diagnóstico preciso.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Gravidez
  2.  Fecundação e Gravidez
  3.  Sintomas – Gravidez
  4.  Chá para Cólica Menstrual
  5.  Melhor Período para Depilar

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)