Muitas mulheres sofrem de cólica menstrual. Alimentação equilibrada, exercícios físicos e remédios podem melhorar o quadro de TPM, mas muitas vezes é preciso recorrer aos métodos alternativos para minimizar a dor. [Acesse também no antigo MD: Dieta para Amenizar os Efeitos da TPM]

As nossas vovós já sabiam disso! As ervas medicinais são poderosas e podem auxiliar no tratamento da cólica menstrual. Mais uma “receita da vovó”. No site do Dr. Carlos Antônio da Costa, cita que o tratamento caseiro envolve o chá de camomila e que em muitos casos mostrou um resultado positivo. Na hora de acabar com essa dorzinha chata e insistente, vale tudo! [Saiba mais sobre a mulher e a sua saúde, acesse: Menstruação]

A camomila é um remédio caseiro poderoso que possui propriedades calmantes. Por isso, acalma o sistema nervoso, trata a insônia, cólicas em geral, indigestão e até gases. Pesquisas apontaram a melhora da cólica menstrual com o uso da camomila, conforme afirma o Emedix.

* Como fazer o chá de camomila?
Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas e flores de camomila e 1 litro de água.
Preparo: Ferva tudo, coe e beba.

* Quantidade Recomendada:
Ingerir 3 a 4 xícaras (chá) por dia.

* Cuidados
Há quem diga que gestantes e quem tem rinite alérgica não deve beber esse tipo de chá.

Sem cólica menstrual, as mulheres conseguem ter uma melhor qualidade de vida. Os chás medicinais complementam os cuidados com a saúde da mulher, além de serem saborosos e saudáveis. Chá é bom para a saúde.

Quero muito ouvir você! Você sabe para qual outra coisa a camomila serve? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você está em busca de uma vida saudável? Acesse também: Dicas para Acabar com a Insônia e Dormir Bem.

17 comentários para “Chá para Cólica Menstrual”

  1. Juju Zuk

    Chá de camomila é bom para olheiras. Basta deixar o saquinho na geladeira e quando estiver geladinho, deixar uns minutinhos sobre os olhos. Aí, nesse tempo ainda podemos aproveitar para fazer uma máscara hidratante no rosto! Depois é fazer aquela “make up” e estamos pronta pra arrasar!!!

  2. Ivone

    Adorei essas dicas sobre chá de camomila. E fiquei sabendo também que a camomila serve para clarear os cabelos. Por isso existe shampoo infantil de camomila. Beijinhos.

  3. Fabiane

    Vocês me indicaram o chá medicinal (comprar as folhas da camomila), mas e quanto ao chá de camomila desses que vendem no supermercado? Serve para cólicas menstruais também?
    Grata!

  4. mulherdigital

    Querida Fabiane,

    A notícia que se tem é que as propriedades do chá vendido em saquinhos em supermercados é a mesma daqueles encontrados vendido “in natura”. É claro que comprar algo natural (e até orgânico) é muito melhor. No entanto, nem sempre isso é possível nos dias de hoje. Ambos ajudam a resolver o problema da cólica.

    Obrigada por sua participação no Mulher Digital.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  5. Fabiane

    Então a sua resposta é “Chá de camomila de supermercado não é bom”? Foi isso mesmo que entendi?

    Grata novamente!!!

  6. Arieth

    Adorei! Eu sabia que o chá de camomila era bom para o stress, mas não sabia que também fazia bem para cólicas menstruais. Sofro mesmo deste mal!!!

  7. mulherdigital

    Querida Fabiane,

    As propriedades são as mesmas encontradas no de “saquinho de supermercado”.

    Beijinhos.

    Mulher Digital.

  8. GABRIELA

    Achei essa página muito interessante e adorei saber e quero saber mais.
    Obrigada.

  9. GRACINHA

    ótima essas dicas, mas tenho uma dúvida, a camomila é branca ou amarela?

  10. Mulher Digital

    Querida Gracinha,

    A camomila possui as pétalas brancas e o miolo da flor amarelo em seu estado natural. Quando compramos ela desidratada, ela possui uma cor amarelo amarronzado.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  11. NORMA

    SOFRO DEMAIS COM COLICAS TODOS MES, TEM MES QUE VEM COM ENXAQUECAS INSUPORTAVEIS..TOMEI TODOS OS REMEDIOS QUE EXISTEM EM FARMACIAS ATÉ O PRIMURIS E NADA ADIANTA. JA FUI EM GINECOLOGISTA E NADA. ME AJUDEM. UM ABRAÇO.

  12. Mulher Digital

    Norma, querida,

    Se a sua cólica é intensa demais, deve procurar um ginecologista para lhe receitar um remédio. Cólicas intensas podem assinalar alguns problemas ginecológicos, como o ovário policistico. Vale a pena olhar.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  13. MI

    obrigado mt ajudou mt mesmo

  14. adriele maria

    essas dicas me ajudaram muito.

  15. adriana

    ola.

    ele serve tbm para problemas de pele. faça o cha e deixe gelar .fazer compressas.

  16. Paula

    Ainda não experimentei o chá de camomila para este fim, mas será o próximo passo já que sofro com cólicas intermináveis! :/

  17. AMANDA

    nunca tinha procurado dicas pra diminuir as colicas na net. e hoje estava bem desesperada,quando encontrei que cha de camomila era bom,acredite meninas eu aprovei.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)