Independente do verão, o protetor solar é um item essencial para todos os dias, especialmente em um país como o nosso. O problema é quando não funciona! O que? Isso mesmo! Pasmem!

A Pro-Teste Associação de Consumidores (Pro Teste) avaliou vários protetores (fator 30) e chegou a uma triste conclusão: oito das dez marcas avaliadas falham na eficácia. De maneira geral, os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor na avaliação de eficiência do filtro solar. Essa pesquisa foi realizada e divulgada em 2009.

Perdeu seu efeito protetor quando exposto ao calor. As marcas reprovadas foram consideradas fotoinstáveis e não mantiveram 80% da proteção inicial após uma hora de uso a uma temperatura de 40º (marcas reprovadas: Avon, Hélioblock, Nivea, Banana Boat e Sundown). A marca Coppertone tinha a informação que era fator de proteção 30 quando o teste mediu 25.

Não acusou o fator de proteção UVA. De acordo com a pesquisa, somente as marcas: L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Natura tinham o fator de proteção UVA. O problema é que em todos os rótulos indicavam que havia esse tipo de proteção. No Brasil, a legislação não exige que tenha substâncias bloqueadoras dos raios UVA, mas a Pro Teste faz um apelo a partir dessa pesquisa para que a ANVISA passe a exigir isso. Você achou que acabou? Não!

Possuíam em sua composição benzophenone-3 – substância potencialmente cancerígena. Essa substância já é proibida em vários outros países. Três marcas não continham substância – L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

A pesquisa avaliou os seguintes aspectos: análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar e teste em uso. Como vocês podem ver, o teste foi bastante completo. Veja o quadro do teste (extraído da Folha de São Paulo).

Gente, protetor solar precisa funcionar de forma eficaz! O legal desse teste é ter considerado situações reais de uso, revelou que nem sempre o mais caro é o melhor e que as empresas de cosméticos precisam levar a sério os seus consumidores. Com certeza, esse teste vai provocar uma reviravolta nas vendas dos protetores solares no verão de 2010. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e situações como essa fazem se descarte as marcas que não se adéquam ao seu bem estar. Hello! Proteção solar é essencial! Os riscos de câncer e o envelhecimento precoce estão aí!

As empresas precisam acordar e pensar no “business” como uma troca – elas lucram e os clientes ganham em qualidade!

A visão da Anvisa sobre a pesquisa da Pro-teste:

Esse teste realizado pela Pró-teste (depois de algum tempo e tanta polêmica) foi criticado e não considerado pela Anvisa por desconhecimento dos métodos utilizados, por nenhum membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia ter participado e por ser uma pesquisa sem rigor científico.  Segundo a Anvisa, todo produto passa por testes antes de chegar ao consumidor.

Gente, esse teste causou tanta polêmica! Teve gente (inclusive eu) que jogou protetor solar fora! O consumidor fica com medo, mesmo depois da Anvisa desconsiderar essa pesquisa da Pró-teste. Por outro lado, deve-se pensar que a Anvisa possui profissionais capacitados e que nenhum produto é liberado sem testes de eficácia comprovados. Muitas vezes pensamos, em quem acreditar? Não é mesmo?

De qualquer forma, vale seguir dicas sobre proteção solar para aproveitar o verão de forma saudável para a pele.

A divulgação dessa pesquisa deu-se em 2009 pela Pró-teste. Esse post refere-se a essa época. Se você estiver lendo esse post, saiba que os dados podem estar desatualizados, porque foi publicado nessa época. Mas, não deixe de ler os outros posts sobre protetores solares do site MULHER DIGITAL.

Leia também: Os principais erros ao usar protetor solar

Fonte dos dados da pesquisa:
Pró-teste
Folha (quadro)

59 comentários para “Protetores Solares Reprovados em Teste”

  1. Liah

    HA! TO ACHANDO QUE A LOREAL PATROCINOU ESSE TESTE!! HAHAHA!!

    Como assim que AVON, EPISOL E LA ROCHE foram reprovadas se cada uma soh tem UM pontinho vermelho??? Opa, algo ta estranho aih… alias, bem estranho mesmo!!!!

    Nao, eu nao acredito nesse teste e acho um absurdo as pessoas acreditarem!!!

  2. Nicole

    Na época da divulgação da pesquisa fiquei indignada. Hoje, coloco em dúvida a veracidade. Nesse mundo capitalista que consegue o que quer quem pagar mais, podemos confiar?

  3. Carolina

    Fala sério, teste comprado!!!!

  4. Maria

    A Proteste é uma associação financiada pelos seus associados, que pagam uma anuidade para ter direito a revistas com divulgação dos testes. Estes testes a maioria são realizados fora do país, em laboratórios especializados e possuem muita credibilidade,até porque não possui fins lucrativos e não está ligada ao governo. Acredito mais nesses testes, do que nos testes feitos no Brasil, por estas entidades públicas,e nós já sabemos como funciona….Não acho sinceramente que a Anvisa seja 100% seja confiável e também não vejo a divulgação desses tipos de testes pela Anvisa, será mesmo que todos os produtos que estão autorizados pela Anvisa tem a qualidade que eles prometem? Acho difícil…
    Quanto a percepção da qualidade por cada pessoa, sempre vai variar, pois depende obviamente da quantidade de exposição ao sol que cada um teve, a cor da pele, o tipo de pele… No teste as condições são idênticas, cor da pele, horário etc.
    Vale verificar na tabela, que muitos foram reprovados por critérios como rótulo, resistência a aguá,ao calor… mas que protegem contra os raios solares, que é a sua principal função.

  5. simone

    Olá
    É por isso que uso e meu rosto só manchando…

  6. tania

    Eu notei que o banana boat nao era tao bom como o sundow, a pessoa fica mais vermelha. Nota-se em criancas ou pessoas com a pele bem clarinha.

  7. Mônica

    Eu tenho Lúpus Erimatoso Sistêmico e não posso ficar exposta á luz solar e nem qualquer fonte de radiação ultravioleta, como as luzes fluorescentes, por exemplo. E utilizei SEMPRE (inclusive indicado por pelo menos 3 dermatologia e especialistas em Lúpus) de que o La Roche Posay era o MELHOR para mim, e deveria usar no mínimo fator 40 (hoje uso fator 60). Fiquei extremamente decepcionada com as informações e triste pois não temos muitas opções e nem podemos confiar mais em nada, nem ANVISA! O.o Lamentável!!!

  8. Rodolfo

    Posso falar apenas do Nivea Sun fator 50. Fiquei na praia o dia inteiro, passei várias vezes e mesmo assim ganhei uma bela queimadura de primeiro grau nas costas. Se fosse outro protetor, eu nem sentiria nada. Usei por muito tempo o da marca La roche Posay, recomendado pela minha dermato, e era impressionante: as áreas com protetor parece que sequer tinham experimentado a luz solar.

  9. Ruti

    Meninas…por favor, se alguém puder me ajudar… sou muito branca, moro na praia, não tomo sol, apenas quando preciso sair à rua para trabalhar. Não suporto protetores que “grudem”, “melequem”… sempre usei o Nívea…mas acho que vou mudar, alguém já usou o Cenoura e Bronze Protetor ? e o Bloqueador também ? Poderiam dizer se absorbe bem ou fica “melado” ? Obrigada !!!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)