O protetor solar é para a saúde e a beleza da pele. É importante escolher um protetor com amplo espectro – contra os raios UVA e UVB. Protege dos danos pelo sol, é o melhor antirrugas, cuida da pele. Esse é um dos cosméticos mais fantásticos que existe!

O protetor solar é item essencial todos os dias, independente da estação. É claro que no verão, a incidência solar “frenética” do Brasil faz com que os cuidados sejam redobrados. O problema é quando não funciona. Isso mesmo! Pasmem! O protetor solar não protege! Já pensou nisso? Que horror?

A Pro-Teste Associação de Consumidores (Pro Teste) avaliou vários protetores (fator 30) e chegou a uma triste conclusão: oito das dez marcas avaliadas falham na eficácia. De maneira geral, os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor na avaliação de eficiência do filtro solar.

Qual filtro solar usar?|imagem: Fashion Avec Passion|

Perdeu seu efeito protetor quando exposto ao calor. As marcas reprovadas foram consideradas fotoinstáveis e não mantiveram 80% da proteção inicial após uma hora de uso a uma temperatura de 40º (marcas reprovadas: Avon, Hélioblock, Nivea, Banana Boat e Sundown). A marca Coppertone tinha a informação que era fator de proteção 30 quando o teste mediu 25.

Não acusou o fator de proteção UVA. De acordo com a pesquisa, somente as marcas: L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Natura tinham o fator de proteção UVA. O problema é que em todos os rótulos indicavam que havia esse tipo de proteção. No Brasil, a legislação não exige que tenha substâncias bloqueadoras dos raios UVA, mas a Pro Teste faz um apelo a partir dessa pesquisa para que a ANVISA passe a exigir isso. Você achou que acabou? Não!

Possuíam em sua composição benzophenone-3 – substância potencialmente cancerígena. Essa substância já é proibida em vários outros países. Três marcas não continham substância – L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

A pesquisa avaliou os seguintes aspectos: análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar e teste em uso. Como vocês podem ver, o teste foi bastante completo. Veja o quadro do teste (extraído da Folha de São Paulo).

Protetor solar pesquisa

Gente, protetor solar precisa funcionar de forma eficaz! O legal desse teste é ter considerado situações reais de uso, revelou que nem sempre o mais caro é o melhor e que as empresas de cosméticos precisam levar a sério os seus consumidores. Com certeza, esse teste vai provocar uma reviravolta nas vendas dos protetores solares no verão de 2010. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e situações como essa fazem se descarte as marcas que não se adequam ao seu bem estar. Hello! Proteção solar é essencial! Os riscos de câncer e o envelhecimento precoce estão aí!

As empresas precisam acordar e pensar no “business” como uma troca – elas lucram e os clientes ganham em qualidade!

A visão da Anvisa sobre a pesquisa da Pro Teste:

Esse teste realizado pela Pro Teste (depois de algum tempo e tanta polêmica) foi criticado e não considerado pela Anvisa por desconhecimento dos métodos utilizados, por nenhum membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia ter participado e por ser uma pesquisa sem rigor científico.  Segundo a Anvisa, todo produto passa por testes antes de chegar ao consumidor.

Gente, esse teste causou tanta polêmica! Teve gente (inclusive eu) que jogou protetor solar fora! O consumidor fica com medo, mesmo depois da Anvisa desconsiderar essa pesquisa da Pró-teste. Por outro lado, deve-se pensar que a Anvisa possui profissionais capacitados e que nenhum produto é liberado sem testes de eficácia comprovados. Muitas vezes pensamos, em quem acreditar? Não é mesmo?

De qualquer forma, vale seguir dicas sobre proteção solar para aproveitar o verão de forma saudável para a pele.

A divulgação dessa pesquisa deu-se em 2009 pela Pro Teste. Se você estiver lendo esse post, saiba que os dados podem estar desatualizados e de lá para cá, muita coisa pode ter mudado, inclusive fórmulas dos protetores. Não deixe de saber mais sobre protetor solar aqui mesmo!

O site MULHER DIGITAL traz uma série especial sobre protetor solar e sol. Veja só:

Como escolher o protetor solar?

Os 10 principais erros ao usar protetor solar

Como usar protetor solar no rosto?

Protetor solar todos os dias?

Filtro solar antes ou depois da maquiagem?

7 rotinas de beleza para a pele que realmente funcionam

Protetor solar para pele oleosa

 

Referências:

Pro Teste
Folha (quadro)

63 comentários para “Protetores solares reprovados em teste”

  1. Nicole

    Na época da divulgação da pesquisa fiquei indignada. Hoje, coloco em dúvida a veracidade. Nesse mundo capitalista que consegue o que quer quem pagar mais, podemos confiar?

    Responder
  2. Carolina

    Fala sério, teste comprado!!!!

    Responder
  3. Maria

    A Proteste é uma associação financiada pelos seus associados, que pagam uma anuidade para ter direito a revistas com divulgação dos testes. Estes testes a maioria são realizados fora do país, em laboratórios especializados e possuem muita credibilidade,até porque não possui fins lucrativos e não está ligada ao governo. Acredito mais nesses testes, do que nos testes feitos no Brasil, por estas entidades públicas,e nós já sabemos como funciona….Não acho sinceramente que a Anvisa seja 100% seja confiável e também não vejo a divulgação desses tipos de testes pela Anvisa, será mesmo que todos os produtos que estão autorizados pela Anvisa tem a qualidade que eles prometem? Acho difícil…
    Quanto a percepção da qualidade por cada pessoa, sempre vai variar, pois depende obviamente da quantidade de exposição ao sol que cada um teve, a cor da pele, o tipo de pele… No teste as condições são idênticas, cor da pele, horário etc.
    Vale verificar na tabela, que muitos foram reprovados por critérios como rótulo, resistência a aguá,ao calor… mas que protegem contra os raios solares, que é a sua principal função.

    Responder
  4. simone

    Olá
    É por isso que uso e meu rosto só manchando…

    Responder
  5. tania

    Eu notei que o banana boat nao era tao bom como o sundow, a pessoa fica mais vermelha. Nota-se em criancas ou pessoas com a pele bem clarinha.

    Responder
  6. Mônica

    Eu tenho Lúpus Erimatoso Sistêmico e não posso ficar exposta á luz solar e nem qualquer fonte de radiação ultravioleta, como as luzes fluorescentes, por exemplo. E utilizei SEMPRE (inclusive indicado por pelo menos 3 dermatologia e especialistas em Lúpus) de que o La Roche Posay era o MELHOR para mim, e deveria usar no mínimo fator 40 (hoje uso fator 60). Fiquei extremamente decepcionada com as informações e triste pois não temos muitas opções e nem podemos confiar mais em nada, nem ANVISA! O.o Lamentável!!!

    Responder
  7. Rodolfo

    Posso falar apenas do Nivea Sun fator 50. Fiquei na praia o dia inteiro, passei várias vezes e mesmo assim ganhei uma bela queimadura de primeiro grau nas costas. Se fosse outro protetor, eu nem sentiria nada. Usei por muito tempo o da marca La roche Posay, recomendado pela minha dermato, e era impressionante: as áreas com protetor parece que sequer tinham experimentado a luz solar.

    Responder
  8. Ruti

    Meninas…por favor, se alguém puder me ajudar… sou muito branca, moro na praia, não tomo sol, apenas quando preciso sair à rua para trabalhar. Não suporto protetores que “grudem”, “melequem”… sempre usei o Nívea…mas acho que vou mudar, alguém já usou o Cenoura e Bronze Protetor ? e o Bloqueador também ? Poderiam dizer se absorbe bem ou fica “melado” ? Obrigada !!!

    Responder
  9. Ana Paula

    Desde q vi o teste no fantástico no Inmetro não troco de protetor ,uso Loreal e Cenoura e Bronze pois foram os únicos a serem aprovados em todos os testes. Até hoje estou muito satisfeita e não troco! Infelizmente usei um pois tinha esquecido o meu e não fez efeito algum !!!

    Responder
  10. Ana Paula

    Oi Rute o melhor q não gruda e parece um hidratante e não tem cheiro de protetor. E o Loreal eu uso acima de 30 bloqueador tbm moro na Praia ;)

    Responder
  11. Jane

    Eu só uso e uso no meu filho o da L’ORÉAL é excelente. Meu filho tem a pele bem branquinha e ele protege mto bem, usei durante a minha gravidez e tbm protegeu bem. Eu recomendo.

    Responder
  12. marcelo

    olha, por experiência própia, eu prefiro em primeiro lugar o loreal, excelente, seguido do sundown. os dois, fps 30, nunca me deixaram na mão; o neutrogena eu também testei e fiquei muito impressionado. mas, contrariando o resultado do teste, não tive boa experiência com o cenoura & bronze 30. consegui queimaduras leves com ele, mesmo me besuntando de protetor.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)