Receba novos textos no seu e-mail, gratuitamente



Protetores Solares Reprovados em Teste

Independente do verão, o protetor solar é um item essencial para todos os dias, especialmente em um país como o nosso. O problema é quando não funciona! O que? Isso mesmo! Pasmem!

A Pro-Teste Associação de Consumidores (Pro Teste) avaliou vários protetores (fator 30) e chegou a uma triste conclusão: oito das dez marcas avaliadas falham na eficácia. De maneira geral, os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor na avaliação de eficiência do filtro solar.

Perdeu seu efeito protetor quando exposto ao calor. As marcas reprovadas foram consideradas fotoinstáveis e não mantiveram 80% da proteção inicial após uma hora de uso a uma temperatura de 40º (marcas reprovadas: Avon, Hélioblock, Nivea, Banana Boat e Sundown). A marca Coppertone tinha a informação que era fator de proteção 30 quando o teste mediu 25.

Não acusou o fator de proteção UVA. De acordo com a pesquisa, somente as marcas: L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Natura tinham o fator de proteção UVA. O problema é que em todos os rótulos indicavam que havia esse tipo de proteção. No Brasil, a legislação não exige que tenha substâncias bloqueadoras dos raios UVA, mas a Pro Teste faz um apelo a partir dessa pesquisa para que a ANVISA passe a exigir isso. Você achou que acabou? Não!

Possuíam em sua composição benzophenone-3 – substância potencialmente cancerígena. Essa substância já é proibida em vários outros países. Três marcas não continham substância – L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

A pesquisa avaliou os seguintes aspectos: análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação, proteção, resistência a exposição solar e teste em uso. Como vocês podem ver, o teste foi bastante completo. Veja o quadro do teste (extraído da Folha de São Paulo).

Gente, protetor solar precisa funcionar de forma eficaz! O legal desse teste é ter considerado situações reais de uso, revelou que nem sempre o mais caro é o melhor e que as empresas de cosméticos precisam levar a sério os seus consumidores. Com certeza, esse teste vai provocar uma reviravolta nas vendas dos protetores solares no verão de 2010. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e situações como essa fazem se descarte as marcas que não se adéquam ao seu bem estar. Hello! Proteção solar é essencial! Os riscos de câncer e o envelhecimento precoce estão aí!

As empresas precisam acordar e pensar no “business” como uma troca – elas lucram e os clientes ganham em qualidade!

A visão da Anvisa sobre a pesquisa da Pro-teste:

Esse teste realizado pela Pró-teste (depois de algum tempo e tanta polêmica) foi criticado e não considerado pela Anvisa por desconhecimento dos métodos utilizados, por nenhum membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia ter participado e por ser uma pesquisa sem rigor científico.  Segundo a Anvisa, todo produto passa por testes antes de chegar ao consumidor.

Gente, esse teste causou tanta polêmica! Teve gente (inclusive eu) que jogou protetor solar fora! O consumidor fica com medo, mesmo depois da Anvisa desconsiderar essa pesquisa da Pró-teste. Por outro lado, deve-se pensar que a Anvisa possui profissionais capacitados e que nenhum produto é liberado sem testes de eficácia comprovados. Muitas vezes pensamos, em quem acreditar? Não é mesmo?

De qualquer forma, vale seguir dicas sobre proteção solar para aproveitar o verão de forma saudável para a pele.

Fonte dos dados da pesquisa:
Prót-teste
Folha (quadro)





Ainda não encontrou? Procure agora!

59 Respostas para “Protetores Solares Reprovados em Teste”

  1. 1
    CECÍLIA disse:

    Gente!!!!! Que coisa doida! E eu que acreditava que o Sundowm era um dos melhores. Agora entendo o porque de minha pela estar toda manchada. Bronzeia é verdade mas não protege. E agora? Corremos risco de ter um câncer de pele por falta de informações importantes como esta. Obrigada Mulher Digital.

  2. 2
    Roseane disse:

    Que coisa! Fiquei decepcionada, porque como tive Síndrome de Steven-johnson uso o protetor solar Helioblok. E pior uso um para o rosto que pago R$ 52,00 e um outro para o corpo que pago R$63,00. Isso é um absurdo! Tem que acabar com isso mesmo agora nem sei o que usar. Já basta o remédio que quase me matou. Acho que não temos para onde correr. O que será que usamos e não corremos risco? Porque já fiquei sabendo que havia propaganda enganosa feita por 13 medicamentos do laboratório pfizer e foram multados e foi com esse laboratório que tive problemas. É muito fácil abrir uma empresa e crescer enganando a população. Que chato! Eu me decepcionei! Agradeço o trabalho de vcs Mulher Digital. Parabéns! Gostei muito!

  3. 3
    Maria Isabel disse:

    Parabéns a Mulher Digital, pois nos traz a informação completa. A televisão passou a informação que alguns protetores solares tinham sido reprovado, mas com medo ñ divulgou a lista de quais foram reprovados. Eu mesma usava o protetor da Avon em meu filho e agora sei q foi um dos reprovados. Sempre achei que a Cenoura e Bronze não protegia, apenas bronzeava. Agora com essa informação completa passarei a usá-lo.
    Obrigada Mulher Digital.

  4. 4
    mulherdigital disse:

    Meninas, queridas,

    Obrigada pelo carinho e elogio de vocês. Vocês são umas fofas. Sabia que adoro todas vocês, mesmo sem conhecê-las?

    Bem, queridas, divulgamos sim as informações completas sobre o que foi divulgado na mídia, mas apenas reproduzimos a informação da pesquisa da Pro Teste. Acho essa entidade o máximo! Eles realizam várias pesquisas, com vários produtos e divulgam todo mês novos resultados. Claro que isso deixa empresas com o cabelo em pé. Eu confio nos dados das pesquisas deles. Não conheço, mas…

    Também fiquei muito chocada!

    As empresas são problemáticas sim, mas é importante lembrar que os produtos passaram pela ANVISA antes de serem liberados para o consumo. Então, penso também que há uma fragilidade com a legislação que regulamenta tudo isso. As empresas tem direito de resposta. A maioria respondeu que atende os padrões brasileiros e blá… blá… blá… Eu me perguntei: o problema está com essa legislação também? Afinal qual o papel das empresas?

    De toda forma, o teste mostrou outros produtos confiáveis. Então, nesse sentido, mesmo com qualquer falha na legislação, há empresas que levam a sério o seu consumidor e criam produtos de boa qualidade.

    Outra coisa: se vocês se sentirem lesadas por qualquer empresa, devem procurar os órgãos de Defesa do Consumidor (Procon), como no caso citado pela Roseane sobre o seu medicamento.

    Infelizmente, muitas empresas só aprendem depois de punidas pela legislação.

    Outra atitude que exerço enquanto consumidora é a seguinte: não comprar mais produtos que ocorrem problemas como esse.

    Por fim, meninas, protetor é diferente de bronzeador. Ok??? No caso do Cenoura & Bronze foi analisado o protetor e não o bronzeador. Vejam bem!

    Lindonas, obrigada pela participação aqui no site.

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

  5. 5
    Daiane disse:

    Olá, adorei a pesquisa, fiquei muito revoltada com marcas conhecidas e recomendadas inclusive por dermatologistas.
    Gostaria de saber se a marca photoderm 100 tinto light foi analisado também. Obrigada e parabéns a Mulher Digital.

  6. 6
    Tatiana disse:

    Estou horrorizada com a falta de respeito com o consumidor. Procuramos algo de boa qualidade pra nos proteger e proteger nossos filhos e acabamos nos surpreendendo. Eu usava Avon, digo usava pq acabei de jogar fora meu protetor. Quero algo que me proteja, eu usava Avon Sun, confesso que usava este pelo valor que é mais em conta, apesar de tudo ele acaba sendo melhor que outros muito mais caros. Agora sei que o Cenoura e Bronze é melhor com certeza optarei por ele. Gosto de me cuidar e como tenho um filho, preciso protegê-lo. Estou tremendamente inconformada com o DESRESPEITO………. ISSO PRECISA MUDARRRR!

  7. 7
    mulherdigital disse:

    Querida Daiane,

    No quadro acima (extraído da Folha de São Paulo) constam todas as marcas que foram analisadas. Leia direitinho!

    Essa marca não consta no quadro, portanto, não foi analisada.

    Cordialmente,

    Site Mulher Digital.

  8. 8
    ROSANA disse:

    Só temos a agradecer pela matéria. Venho de familia com problemas de câncer de pele e confiamos em marcas q sempre foram as mais caras no mercado (HELIOBLOCK) e que depositamos total confiança e vem esta bomba e aí penso.O q fazer com os produtos q tenho em casa e na bolsa. Será q temos o direito de exigir ressarcimento dos valores pagos muitas vezes no limite de nossos recursos? Como fica?

    Se puderem nos ajude!

  9. 9
    Roseane da Silva disse:

    Parabéns Mulher digital! Ainda bem que temos como descobrir coisas erradas e nos prevenir através da orientação de Mulher Digital. E quero parabenizar todas as pessoas que participaram e deram a sua opinião. Está correto vamos lutar para que só as coisas boas ou seja as boas empresas fiquem permanentes, mas o que não presta tem que fechar. Obrigada a todas vcs e a Mulher Digital que todos os dias nos orienta…

  10. 10
    Maiara disse:

    Tô chocadaaaa! =(

    Achei um vídeo no youtube com os resultados da pesquisa:

  11. 11
    LEILDE disse:

    Eu acho que tem que ser divulgado por todos os meios de comunicação, uso RACCO. Acho muito bom! Posso sugerir! Um abraço.

  12. 12
    Cássia disse:

    Apesar de Marcas como La Roche Posay ter sido reprovadas, NOTEM QUE nos itens “MAIS IMPORTANTES” como PROTEÇÃO UVA E UVB e COMPOSIÇÃO, algumas marcas estão em conforme, e com classificação de MUITO BOM!

    La Roche e outras poderiam melhorar o item de Rotulagem? Talvez, mas as informações que tive dúvidas, a “bula” no interior da embalagem esclareceu totalmente. Não sei quais foram os critérios desse teste, mas fico em dúvida sobre a credibilidade dele.

    Itens como “desperdício” tem que ser levados em conta na hora da compra, sim, mas não para classificar a QUALIDADE do protetor solar. Pois a nossa pele não vai ligar se a embalagem é boa ou não… (mas isso pode ser melhorado pela empresa).

    Item como Resistência a Luz e Calor podem estar relacionados com o fato da La Roche ter os protetores mais fluidos e alguns oil free e não ser aqueles “sebos” que se passa no corpo que ficam esbranquiçados e gordurosos… Não sei se isso afeta a composição dos produtos posteriormente a exposição.

    Sugiro melhores estudos, esclarecimentos e uma “Avaliação Global” voltada ao exato fator de proteção e qualidade dos produtos. E não da Rotulagem, desperdício e embalagem, pois a pele não vai se importar com isso.

  13. 13
    Jorge disse:

    Gostaria de saber se este teste é válido também para os bloqueadores solares?

  14. 14
    Giselle disse:

    Nós consumidores temos o direito de ser-mos respeitados.
    A falta de respeito de certas empresas para conosco é absurda.
    Parabéns, Mulher Digital por nos orientar!!!!!!!!!

  15. 15
    mulherdigital disse:

    JORGE,

    De acordo com o site da Pro Teste foram avaliados protetores solares.

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

  16. 16
    Sérgio disse:

    Antes de tirar conclusões precisamos refletir. Vejam as matérias abaixo:

    Sociedade de Dermatologia afirma que não reconhece estudo que reprovou 8 dos 10 produtos analisados

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,entidade-questiona-resultados-do-teste-de-protetores-solares,475432,0.htm

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091202/not_imp475241,0.php

    O pricipal argumento é que as metologias não foram divulgadas.

    Porque a Pro-Teste não quer divulgar?

    O Inmetro divulga:
    http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/protetorSolar2.asp

    Toda vez que o Inmetro faz testes em produtos ele mostra CLARAMENTE como foi efetuado o teste.

    Se a Pro-Teste não quer divulgar, é porque não foi feito direito, e não merece nossa atenção.

    É isso.

  17. 17
    Wander disse:

    Realmente esse teste saiu na hora certa!!! Espero que as empresas deixem de ser descaradas e parem de enganar nós (os consumidores), que confiamos na sua eficácia e acabamos prejudicados sem saber o que está acontecendo.
    Na minha opinião, nós temos de parar de nos fingir de cegos e achar um meio de boicotar quem nos engana, deixando de comprar e se possível processar quem nos prejudica!!!

  18. 18
    mulherdigital disse:

    PREZADO SÉRGIO,

    Concordo com você que precisamos questionar! Eu escrevi isso no artigo da nota de resposta da Natura a Pro Teste.

    As metodologias da pesquisa da Pro Teste devem ser divulgadas e abertas. E outra coisa que questionei é a seguinte: quem financia esse tipo de pesquisa? Porque, afinal, pode haver interesses envolvidos em um possível financiamento.

    A Sociedade de Dermatologia não reconhece porque ela não teve acesso aos testes. O que deveria ser feito é a Pro Teste antes de divulgar ter chamado essas lideranças específicas para mostrar a pesquisa. Aliás, a SD não dá o “pitaco” nem sobre os produtos a não ser que sejam chamadas para isso, como foi o caso do L’oreal Expertise que é aprovado pela Sociedade de Dermatologia. Fora isso, ela não procura verificar os produtos…

    Por outro lado, não acho que uma instituição como a Pro Teste iria divulgar algo enganoso correndo o risco de se “queimar”. A Pro teste está há vários anos no mercado e foi responsável por outras importantes pesquisas que foram divulgadas.

    Conforme está escrito no MESMO ARTIGO QUE VOCÊ ENVIOU DO ESTADÃO “(…) é uma associação civil sem fins lucrativos e tem 200 mil associados. Integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), é filiada à Euroconsumers e à Consumers International, as maiores organizações mundiais de defesa do consumidor”. Por isso, não acho que a Pro Teste esteja agindo de má fé.

    De fato tudo parece-me contraditório e confuso. O consumidor acaba ficando sem saber o que fazer. Estamos perdidos…

    Essa pesquisa que você enviou do Inmetro é de 2002. Já está obsoleta! Estamos em 2009 e muitas coisas mudaram em termos de produtos e em termos de regulação pela Anvisa.

    De toda forma, acho que você está certo em questionar sobre o teste e também não engolir tudo que sai por aí!

    Obrigada por sua participação.

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

  19. 19
    Sérgio disse:

    À equipe da Mulher Digital,

    Reafirmando minha opinião pela suspeita dos resultados da “pesquisa” efetuada pela Pro-Teste, basta conhecer razoavelmente os meandros da estatística para saber que uma pesquisa mal formulada (ou mal intencionada) pode apresentar resultados favoráveis a qualquer um, inclusive ao financiador.

    Quando citei o trabalho do Inmetro, o fiz no intuito de mostrar como se deve fazer um trabalho com transparência. Não me preocupei com a época do estudo.

    O próprio Inmetro faz a acreditação dos laboratórios. (veja em

    Explicando melhor o que é Acreditação:
    “A acreditação de laboratórios não é concedida para atividades de natureza subjetiva ou interpretativa, tais como expressão de opinião, investigação de falhas ou consultoria, mesmo que essas atividades sejam baseadas em resultados de calibrações ou ensaios objetivos. A acreditação é de natureza voluntária, sendo concedida para qualquer laboratório que realize serviços de calibração e/ou ensaio, em atendimento à própria demanda interna ou de terceiros, independente ou vinculado a outra organização, de entidade governamental ou privada, nacional ou estrangeiro, independente do seu porte ou área de atuação.”

    Então NÃO IMPORTA se o laboratório contratado pela Pro-Teste for de uma das empresas constantes na lista de produtos avaliados, desde que sejam utilizados metodologias adequadas para:
    - definição dos critérios a serem análisados;
    - coleta de amostras;
    - análises dos produtos;
    - interpretação dos resultados.

    Continuem assim, gostei do site de vocês.

    PS.: Apaguem o comentário incompleto que enviei ainda há pouco.

  20. 20
    Betina disse:

    Fiquei decepcionada isso sim !!!!
    Preocupo-me com minha saúde e de meus familiares , sempre invisto em produtos tidos como bons .. E agora? Acreditar em quem ? Gasto bastante com isso. Invisto muito em bloqueadores. Fiquei chocada e enojada…. Essas empresas de cosméticos são podres, sujas e nós pobres mortais impotentes perante a isso
    DIVULGUEM… DIVULGUEM …

    EU ESTOU FAZENDO ISSO A TODOS QUE CONHEÇO …
    SÓ PENSAM EM DINHEIRO … ENRIQUECEM E NÃO ESTÃO NEM AÍ COM A SAÚDE PÚBLICA. ESSA É QUE A VERDADE!

  21. 21
    Renato disse:

    Sérgio, vc acha que a Pro Teste seria tão ingênua a ponto de comprar briga com todos esses tubarões? Vamos aguardar pra ver se alguém vai colocar a Pro Teste na justiça, porque se ficar só nessa de dizerem “Todos os nossos produtos seguem rígidos padrões de qualidade e bla, bla, bla…” não leva a lugar nenhum. Ou vamos esperar até que algum órgão de fiscalização faça o seu trabalho, porque você já já viu alguma vez divulgarem alguma pesquisa sobre protetores solares? Tava na hora amigo! Errada ou não, a Pro Teste deu o ponta pé inicial. Vamos ver no que dá. Abraço a todos.

  22. 22
    Tatiani disse:

    Estou passada!!!!! Sou revendedora Avon e só uso protetores solares desta marca. Já decidi trocar. Obrigada pela ajuda. A minha pele merece o que há de melhor!

  23. 23
    Cristina disse:

    Gostei do teste. Também fiquei surpresa com a reprovação da SUNDOWN até a NATURA…
    Temos que duvulgar esse teste. Muita gente ainda não sabe disso, pior, nem faz idéia que seu filtro solar favorito na verdade, não está fazendo o que deveria, ou seja, protegendo!!

  24. 24
    Thelma disse:

    Olha, concordo completamente com a Cecília . Quem garante a credibilidade desse teste? Pode até ser que eu esteja errada,entretanto, porque o Cenoura & BRONZE foi considerado o ideal a uso? Hahahhahaha.. Cara de coisa comprada, suja e mal lavada! Sei não, o mais engraçado de tudo isso é que a gente que usa tira a própria conclusão: já usei o L’Óreal e peguei uma ensolação horrível, sem falar no cheiro extremamente enjoativo – o Cenoura e Bronze não fica atrás. La Roche ganha no quesito: fabricar protetores sem aroma.Nunca tive queimações quando usei sundown ou La Roche. Enfim, cada qual usa o que quiser e o que achar melhor.

  25. 25
    Ângela Mara disse:

    Fiquei chocada com as informações, uso o episol oil free receitado por dermatologista ou o Helioblock, são caros e não me dão a eficácia e segurança que acreditava estar garantida.
    Parabenizo o site pela divulgação de tão importante informação de ‘saúde pública’.
    Bom Verão! Com precaução, saúde e olho vivo.

  26. 26
    Gláucia disse:

    Eu usava o da Avon… Mas já queria trocar msm pq ele me deixava competindo c o sol – de tanto brilho!!!!! Corri e comprei Cenoura e Bronze depois que li essa matéria. Agora só falta o protetor facial que ainda não sei qual o melhor tb. “Estamos de olho!” Vamos nos cuidar gente!!! Ah, flz 2010 p tds!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. 27
    Alecandra p. disse:

    Amigas usei avon e sundown, resolvi mudar para a loção protetora L’oreal Paris fator 30 e me dei muito mal, pois manchou todas as roupas. Liguei para lá e mandaram eu ir lavar com bicabornato de sódio. Meu Deus, que absurdo!! O prejuízo foi grande. Beeijos :*

  28. 28
    mulherdigital disse:

    Querida Alecandra,

    Se o protetor solar realmente manchou suas roupas e você se sentiu lesada de alguma forma, você deve procurar os órgãos de defesa do consumidor para ter o seu respeito e o seus direitos garantidos.

    Cordialmente,

    Site Mulher Digital.

  29. 29
    Luciana disse:

    Adorei, vc mulher virtual. E queria saber muito a esse respeito dos protetores reprovados. Entrei no site do Fantástico e não consegui encontrar. Agradeço com carinho esse site e espero que continue deixando nós brasileiros a par de tudo o que há de errado. Tenho um filho de 11 anos e precisava saber a respeito dos protetores.. Só assim eu, meu fillho, minha família todo o mundo vamos fazer a compra certa. Forte abraço e parabéns!!! P/ terminar só usava Sundown, agora depois dessa só usarei Cenoura & Bronze já até comprei. É tão bom que comprei o 2 e não arde nem um pouco!! Beijos Lú

  30. 30
    Luciane disse:

    Nossa! Isso é surpreedente! Eu usava o da Nívea, achando que era bom, mas eu fiquei surpresa com e resutado da pesquisa.

  31. 31
    Julio disse:

    Sinceramente? Não acreditei nos resultados da ProTeste. Já usei muitas marcas de protetores e bloqueadores, principalmente das indústrias mais tradicionais, como por exemplo americanas e alemãs. Confio demais no Coppertone, e sempre volto para ele. Tenho pele extremamente clara, e também minha esposa e filha. Confio muito porque na minha família existem casos de câncer de pele e minha cidade tem uma das maiores incidências do mundo desse tipo câncer. O Kids 30 e o Sport 30 são fantásticos. É a mais pura verdade o que vou dizer, pois já uso há muito tempo. Eles não saem na água, nem com calor extremo, nem com suor ou atividade física intensa! Permanecem na pele protegendo, com eficácia, por várias horas. Os aromas são ótimos, não são enjoativos, e não cheiram a remédio. Às vezes custam um pouco mais que outras marcas e nem sempre se encontra com facilidade. Mas sempre valeu a pena a dificuldade em adquirí-lo. Temos que usar o bom senso e não acreditar num texto bonito e bem elaborado, só porque foi publicado por uma revista conceituada! É como se alguém dissesse que amigos teus de tua extrema confiança de repente não merecem mais teu respeito! Em quem você vai acreditar nessa questão dos protetores? Avalie com cuidado, se desejar esclareça com um especialista de sua confiança e no final tire suas próprias conclusões!

  32. 32
    Alecsandra disse:

    Gostaria que alguém que já usou L’oreal Paris fps30 e manchou as roupas que me escreva. Preciso saber. Não me conformo.obrigada. Beijos.

  33. 33
    MARIA disse:

    Parabéns pela pesquisa!

    Adorei a pesquisa realizada sobre os protetores e bloqueadores solares. O que mais me impressionou foi a integridade da Cenoura & Bronze, apesar de não ser uma marca famosa no mercado ela não enganou os seus clientes. Já usei várias marcas famosas . Agora vou passar a usar Cenoura & Bronze. Vou recomendar a todas as pessoas que fazem parte do meu convívio. Beijos.

  34. 34
    Franciele disse:

    Olá! Adorei a matéria, muito esclarecedora e de utilidade pública, porém fiquei indignada ao saber que estamos sendo enganados(as) e ainda por marcas conceituadas no mercado. É um absurdo!. Eu tenho uma dúvida e gostaria muito que vocês esclarecessem. É verdade que essa diferença de fatores é só marketing, só pra vender mais caro? Desde já agradeço. Abraços!!

  35. 35
    mulherdigital disse:

    Querida Franciele,

    Eu tinha essa mesma dúvida e recentemente perguntei a uma dermatologista em uma consulta que fui… Ela disse que existe sim esse negócio de fatores. Não é só marketing não.

    Obrigada por sua participação no Site Mulher Digital.

    Beijos.

    Mulher Digital.

  36. 36
    Gicele disse:

    Trabalho diariamente na rua durante a tarde e fico exposta ao sol, uso um protetor que a empresa fornece e fico bastante insegura quanto a sua qualidade. Gostaria de saber como posso saber se é um produto confiável. A marca é LUVEX fator 30.

  37. 37
    mulherdigital disse:

    Prezada Gicele,

    A Pro-teste nesse famoso teste dos protetores solares não testou essa marca. Eu, particularmente não conheço essa marca e não tenho conhecimento suficiente para lhe dizer se é boa ou não.

    Quem regulamenta esse tipo de produto no Brasil é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Portanto, acredito que maiores informações você pode conseguir junto a essa agência reguladora.

    Obrigada por sua participação.

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

  38. 38
    Girlayne disse:

    Nossa!
    Estou realmente triste e revoltada com o resultado dessa pesquisa. Ela mostra que muitas vezes compramos produtos caros e achamos que estamos bem protegidos quando na verdade estamos mais vulneráveis a mais riscos ainda.
    Gostei da divulgação da pesquisa!
    Obrigada!

  39. 39
    Mulher Informada disse:

    Estou surpresa e vou sempre acompanhar as pesquisas pois estas marcas que só querem vender caro sem importar verdadeiramente com o consumidor. Merecem nosso total desprezo.E o pior usam substâncias cancerígenas. É um descaso conosco. Abraços.

  40. 40
    Lilly disse:

    O benzophenone-3, a substância potencialmente cancerígena, está presente também em outras linhas com proteção solar da Avon, como cremes para o rosto e não só nos protetores e bloqueadores propriamente ditos.

  41. 41
    Ana Paula disse:

    OLÁ!
    Muito boa essa matéria, porém tenho dúvidas sobre a credibilidade dos dados informados. Tenho a pele muito clara e qualquer solzinho é suficiente para me queimar. Quando usava protetor Cenoura & Bronze sempre tive problemas de queimaduras, hoje utilizo o Nivea fator 30 e nunca tive esse problema.
    Enfim, vai da opinião de cada um.

  42. 42
    MARIANA LOPES disse:

    SOU REVENDEDORA AVON ,USO OS PROTETORES SOLAR E RECOMENDO PARA MEUS CLIENTES. É UM ABSURDO AS EMPRESAS ENGANAR TANTO O CONSUMIDOR.

  43. 43
    Marcely disse:

    Gostaria de saber se houve mais alguma pesquisa sobre a eficácia dos protetores solares. Na época dessa pesquisa, joguei um bocado de protetor fora aqui em casa e neste ano de 2010 só usei o Cenoura e Bronze e o da L’Oreal. Gostaria de saber se existe uma pesquisa atualizada (para o verão de 2011).
    Obrigada!

  44. 44
    Mulher Digital disse:

    QUERIDA MARCELY,

    A ANVISA (Associação de Vigilância Sanitária) publicou uma nota muito tempo depois sobre esse teste, dizendo que os dados não poderiam ser considerados, já que a Pro-teste não deixava clara as suas metodologias, além de não ter havido participação da mesma. Nós, consumidoras, ficamos sem saber em quem acreditar.

    Obrigada por sua participação!

    Mulher Digital.

  45. 45
    Angélica disse:

    Colegas,

    O que procurei em todas embalagens dos protetores solares, pelo menos aos que tenho em casa(epsisol,fotoequilíbrio),não encontrei a composição do produto,sendo que isto nos ajudaria,a avaliar os componentes. Grata.

  46. 46
    NILTON disse:

    Eu conheco um protetor dez vezes mais protecao q/ o cenoura e bronze e mais barato a base de babosa fator 30 com protecao uva e uvb e não contem nada a base de petróleo protege e hidrata ao mesmo tempo importado e de facil acesso nome dele – sunscreen da forever. Moro em Manaus tenho a pele muito branca foi o único q/realmento me protege do sol daqui.

  47. 47
    SOL disse:

    Gostaria q fizessem novos testes p ver se as marcas reprovadas fizeram alguma coisa p se encaixar dentro dos parâmetros corretos.Loreal é muito bom mas mancha as roupas.Bjos!!!

  48. 48
    andrea disse:

    obrigada pela dicas

  49. 49
    EDUARDO disse:

    PARABÉNS “A MULHER DIGITAL” PELA MATÉRIA, SOBRE AS MARCAS DE BLOQUEADORES, DAS 10 MARCAS TESTADAS APENAS 02 FORAM APROVADAS, O QUE É UM ABSURDO EM UM PAIS COMO NOSSO QUE DE CLIMA TROPICAL.(QUENTE).

    SÓ QUERIA ENTENDER SE OS FABRICANTES DE BLOQUEADORES QUE TEM ESSE COMPONENTE NOCIVO A NOSSA SAÚDE, NÃO FAZEM O MENOR ESFORÇO PRA RETIRÁ-LO DA COMPOSIÇÃO DOS BLOQUEADORES SOLARES. FICA AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO.

  50. 50
    Jane disse:

    Eu tenho e confesso que parei de usar o L’oreal expertise, a pele fica oleosa demais e c aparencia de sebo, e sinceramente deu uma queimadinha sim. Eu sou neorotica c este negocio de se queimar (nao gosto, não to acreditando muito nesses resultados nao.

  51. 51
    Liah disse:

    HA! TO ACHANDO QUE A LOREAL PATROCINOU ESSE TESTE!! HAHAHA!!

    Como assim que AVON, EPISOL E LA ROCHE foram reprovadas se cada uma soh tem UM pontinho vermelho??? Opa, algo ta estranho aih… alias, bem estranho mesmo!!!!

    Nao, eu nao acredito nesse teste e acho um absurdo as pessoas acreditarem!!!

  52. 52
    Nicole disse:

    Na época da divulgação da pesquisa fiquei indignada. Hoje, coloco em dúvida a veracidade. Nesse mundo capitalista que consegue o que quer quem pagar mais, podemos confiar?

  53. 53
    Carolina disse:

    Fala sério, teste comprado!!!!

  54. 54
    Maria disse:

    A Proteste é uma associação financiada pelos seus associados, que pagam uma anuidade para ter direito a revistas com divulgação dos testes. Estes testes a maioria são realizados fora do país, em laboratórios especializados e possuem muita credibilidade,até porque não possui fins lucrativos e não está ligada ao governo. Acredito mais nesses testes, do que nos testes feitos no Brasil, por estas entidades públicas,e nós já sabemos como funciona….Não acho sinceramente que a Anvisa seja 100% seja confiável e também não vejo a divulgação desses tipos de testes pela Anvisa, será mesmo que todos os produtos que estão autorizados pela Anvisa tem a qualidade que eles prometem? Acho difícil…
    Quanto a percepção da qualidade por cada pessoa, sempre vai variar, pois depende obviamente da quantidade de exposição ao sol que cada um teve, a cor da pele, o tipo de pele… No teste as condições são idênticas, cor da pele, horário etc.
    Vale verificar na tabela, que muitos foram reprovados por critérios como rótulo, resistência a aguá,ao calor… mas que protegem contra os raios solares, que é a sua principal função.

  55. 55
    simone disse:

    Olá
    É por isso que uso e meu rosto só manchando…

  56. 56
    tania disse:

    Eu notei que o banana boat nao era tao bom como o sundow, a pessoa fica mais vermelha. Nota-se em criancas ou pessoas com a pele bem clarinha.

  57. 57
    Mônica disse:

    Eu tenho Lúpus Erimatoso Sistêmico e não posso ficar exposta á luz solar e nem qualquer fonte de radiação ultravioleta, como as luzes fluorescentes, por exemplo. E utilizei SEMPRE (inclusive indicado por pelo menos 3 dermatologia e especialistas em Lúpus) de que o La Roche Posay era o MELHOR para mim, e deveria usar no mínimo fator 40 (hoje uso fator 60). Fiquei extremamente decepcionada com as informações e triste pois não temos muitas opções e nem podemos confiar mais em nada, nem ANVISA! O.o Lamentável!!!

  58. 58
    Rodolfo disse:

    Posso falar apenas do Nivea Sun fator 50. Fiquei na praia o dia inteiro, passei várias vezes e mesmo assim ganhei uma bela queimadura de primeiro grau nas costas. Se fosse outro protetor, eu nem sentiria nada. Usei por muito tempo o da marca La roche Posay, recomendado pela minha dermato, e era impressionante: as áreas com protetor parece que sequer tinham experimentado a luz solar.

  59. 59
    Ruti disse:

    Meninas…por favor, se alguém puder me ajudar… sou muito branca, moro na praia, não tomo sol, apenas quando preciso sair à rua para trabalhar. Não suporto protetores que “grudem”, “melequem”… sempre usei o Nívea…mas acho que vou mudar, alguém já usou o Cenoura e Bronze Protetor ? e o Bloqueador também ? Poderiam dizer se absorbe bem ou fica “melado” ? Obrigada !!!

Gostou? Diga! Dê a sua opinião

 
Receba os artigos em seu e-mail!
Cadastre-se gratuitamente para receber!