O Natal é uma ótima ocasião para se reunir com todas as pessoas da família, rir e confraternizar. Não importa qual é o seu tipo de família e nem se são muitas ou poucas pessoas, você precisa saber como organizar a festa de maneira fácil e precisa.

O MULHER DIGITAL dá as dicas de como organizar a festa de Natal. Veja:

1. Planeje com antecedência. Isso propiciará menor gasto, menos tumulto e o sucesso de sua festa.

2. Convites e confirmação. Convide todos que queira e dê uma data de prazo para que cada família confirme (15 dias antes da ceia). Se não obtiver resposta de todos, ligue para extrair uma resposta.

3. Faça uma lista das pessoas que irão. Pode parecer uma bobeira, mas com a lista torna mais fácil definir quantidades de comida/bebida, gastos e possíveis “lembrancinhas” de Natal.

4. Quem paga a festa de Natal? Cada família resolve isso de uma forma. Há famílias que dividem os gastos entre si. Outras preferem combinar que cada família leve um prato do cardápio de Natal. E existem as mais tradicionais que o anfitrião paga tudo. Não existe uma maneira correta de se fazer isso. Quem organiza deve pensar decidir pelo que melhor para ele e os outros acatam.

5. Defina o cardápio. A comida e bebida são as partes mais importantes da festa de Natal. Pratos como pernil, peru, rabanada, salpicão, farofa são tradicionais na mesa brasileira. Com tanta “comilança de Natal”, ás vezes as pessoas esquecem de incluir a salada. Coloque pelo menos uma salada de folha. A sobremesa para esse tipo de festa é fundamental. Bebidas (sucos, refrigerantes, algo alcoólico?) Se a família opta por cada um trazer um prato, a comunicação entre todos precisa funcionar bem para que tudo flua de forma tranqüila.

Festa de Natal

6. Lista com o quê e as quantidades daquilo que você precisa comprar. Coloque tudo em um papel (ou em uma planilha). Você vai saber o seu custo e isso evita várias idas no supermercado.

7. Decoração. Escolha aquilo que combina com você e com o espírito natalino. Os itens de decoração de Natal podem ser comprados muito antes do Natal para não se gastar tanto.

8. Divida a organização. Quem tiver dificuldades de organizar a festa de Natal sozinho, pode dividir toda a organização com os entes da sua família. Um fica responsável pelas compras, outro pela decoração, outro pela comida, pela limpeza e assim por diante.

9. Troca de presentes. Vocês podem combinar um amigo secreto. Defina um valor que caiba no bolso de todos. Há famílias que fazem trocas com presentinhos chineses (das lojas de R$ 1,99), que são super baratinhos.

10. Não esqueça das crianças. Crie brincadeiras, dê balas e, acima de tudo, as faça participar da confraternização para que todos fiquem no espírito natalino.

Quero agora ouvir você!
Você tem alguma dica para a Festa de Natal?
Deixe a sua opinião nos comentários.

Imagem:
Classic Town

2 comentários para “Como Organizar uma Festa de Natal?”

  1. Flávia

    Adorei as dicas. Posso usá-las no Reveillon, pois passo o natal com minha sogra e o reveillon. E aqui em casa com os 3 filhos, 3 netos e as noras, familias delas, amigos parentes. A casa fica uma beleza muita alegria muita comidas e bebidas, meu marido não gosta de dividir, fazemos tudo sozinho. Contrato serviço de decoração pra área de piscina e salão de festas fica tudo muito bonito.
    Um feliz ano novo pra todos!!!

  2. iranete

    oi! achei muito legal gostei da dica.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)