Símbolos da Páscoa

Existem muitas pessoas que não querem apenas curtir o período da Páscoa, querem compreender porque determinados símbolos são importantes nos dias atuais. Parte dos valores desses símbolos está vinculado à religião cristã. Você não precisa pertencer a nenhuma religião cristã para querer aprender um pouco mais sobre algo. Essa é apenas uma interpretação sobre determinado costume e, de certa maneira, diz muito sobre a história da humanidade em um recorte específico – a Páscoa. Já outros símbolos da Páscoa relacionam-se com povos antigos e, mesmo que esses são ressignificados, ainda são importantes no mundo atual. Independente de qualquer coisa, aprender mais sobre qualquer coisa pode ser uma experiência muito interessante.

O site Mulher Digital selecionou alguns símbolos da Páscoa para contar um pouquinho sobre eles! Olha que bacana!

Pão e Vinho – Na antiguidade esse era tipo de comida comum para muitos povos. Cristo se serviu desta ceia para simbolizar sua presença constante entre as pessoas. O pão e vinho simbolizam essa presença, essa aliança.

Ovos – Na antiguidade, egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera para presentear pessoas queridas. O ovo simbolizava o nascimento. Há quem diga que esses povos acreditavam que a Terra havia surgido de um ovo gigante. Os cristãos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa como símbolo da ressurreição. Nos países da Europa, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los para amigos. Em outros, como a Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia, decoravam ovos ocos com figuras religiosas.

Coelhos – A tradição dessa figura foi trazida para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. No antigo Egito, o coelho representava o nascimento, a vida. Em outros pontos da Terra, era símbolo de fertilidade, pelo grande número de filhotes que conseguia procriar. Há quem diga que também podem significar abundância.

Cordeiro – No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com pães e com o sacrifício de um cordeiro como forma de relembrar o grande feito de Deus em prol do seu povo: a libertação da escravidão no Egito. No Novo Testamento, Cristo é o cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade.

Chocolate - As civilizações Maias e Astecas consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam o chocolate como moeda. Na Europa, aparece a partir do século XVI e torna-se popular rapidamente. Os bombons e ovos como conhecemos, surgem no século XX. Hoje o chocolate é a grande estrela da Páscoa.

QUER SABER MAIS SOBRE PÁSCOA? ACESSE:


* Páscoa: os ovos e seus significados

* Páscoa: Peixe – significados

* Páscoa

* Ovos de Páscoa: Como escolher e como presentear?

* Ovos de Páscoa no Mercado Brasileiro

Um comentário para “Símbolos da Páscoa”

  1. Maria Helena

    Muito bom! Achei o máximo! Todos tem que saber!!! Não sabia que tinha tantos símbolos da Páscoa. Agora eu pesquisando, estou achando o máximo. Todos tem que saber!!!
    Que babado!

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Quando é a Páscoa?
  2.  Ovos de Páscoa 2010 para Crianças
  3.  Gastando o próprio dinheiro: ovo de Páscoa ou barra de chocolate?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)