Cozinhar com as crianças e os adolescentes pode ser uma maneira criativa de se divertir, de aprender algo, de interagir mais e, até mesmo, uma forma de passar o tempo com os pequenos. Se os pais não sabem cozinhar, não tem problema! Aprender algo junto é igualmente importante. Saber cozinhar, mesmo que seja o básico é uma lição interessante para a vida. Muitos dos grandes chefes que estão à frente de famosos restaurantes, cozinhas, começaram bem pequenos.

Pode ser uma atividade intrigante para as famílias de férias que não irão viajar. Ou, até mesmo, um modo de comemorar o Dia das Crianças.

Não é apenas a habilidade de cozinhar que é importante nesse tipo de atividade. As crianças aprendem sobre os alimentos, como medir, ler receitas, frações, subtrações. Ajuda a visualizar melhor a matemática aprendida na sala de aula. Esse tipo de atividade pode criar um tempo maior com a família, as crianças aprendem a comer  uma variedade de alimentos e a trabalhar em equipe. Os cinco sentidos também são desenvolvidos e aguçados nesse tipo de atividade, juntamente com a criatividade.

Cozinhar

Os aspectos culturais da culinária também são compreendidos. Quer exemplos? De onde vêm determinados temperos, origem de determinados pratos, pratos típicos de determinadas regiões. Ou seja, a diversidade cultural presente no mundo gastronômico.

Outro papel importante é que muitos “comedores chatinhos” podem passar a comer melhor após algumas incursões culinárias.

Porque não dizer que as crianças também podem aprender a fazer escolhas saudáveis? Isso depende como os pais conduzem esse momento culinário com a criança/adolescente. Ou seja, é algo com a proposta de um ensinamento saudável ou apenas um “festival de guloseimas”?

Gastronomia

O índice de obesidade infantil é algo preocupante na sociedade contemporânea e ensinar como comer de forma saudável desde pequeno é essencial. Com isso, cozinhar e ensinar sobre alimentação saudável para crianças e adolescentes (sem excessos, extremismos e neuras) pode ser algo crucial para evitar um adulto obeso.

Existem muitos livros de culinária para crianças que podem servir como um meio de direcionar o “momento cozinha”  entre pais e filhos.

Cozinhar é uma interessante descoberta!

Quero muito ouvir você!
Você acha importante esse tipo de atividade para crianças e adolescentes?
Deixe a sua opinião abaixo!

Imagens:
Good Food (BBC)
Orange Farmers Market

Um comentário para “Cozinha para Crianças e Adolescentes”

  1. Siulene

    É como as brincadeiras de antigamente, simples e saudável. Amei a matéria. Parabéns.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  10 dicas para evitar a obesidade infantil

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)