As tendências de moda do outono-inverno apontam para um aproveitamento de cores que elucida a energia do colorido, sem perder a “classe” desta estação. O ar “sólido” do outono-inverno contrasta com a luminosidade que faz com que esse jogo de cores transmita suavidade e, ao mesmo tempo, vivacidade. Com isso, a moda outono-inverno 2009/2010 não apresenta apenas a neutralidade típica do período, mas contrasta com um colorido nada tímido permeado pela forma harmoniosa da estação.

Nos desfiles, o preto reinou soberano e permanece na moda outono-inverno brasileira. Nas vitrines o preto já domina e mostra o luxo da estação. O roxo aparece com grande destaque e contagia em tom e sobre tom. Outras cores como: o azul (em vários tons), verde (especialmente pinho e petróleo), o magenta e o cinza dão o ar da graça. Aliás, o cinza reflete o ar neutro e frio da estação, que pode aparecer  solitário ou misturado com outras cores para “quebrar o gelo”. As cores laranja e amarelo (nos tons Dijon ou mostarda) iluminam a estação. Tons vermelhos aparecem e dão a sensualidade típica do inverno.

moda inverno

O xadrez (tartã) torna-se central no outono-inverno deste ano compostos em tons neutros ou iluminados, juntamente com a estampa pied-de-poule. Listras e estampa de animais – especialmente onça (sintéticos) aparecem vigorosamente. A renda neste inverno dá um ar de romantismo e elegância.

O estilo “folk” (inspirado nos anos 70) ganha força e já pode ser observado em estampas, tapeçaria e detalhes de franjas em roupas e acessórios que agregam elementos hippies. As formas geométricas também estão presentes (losangos, naipes e afins). Peças (como jaqueta, blazers) são inspiradas no visual militar. A influência gótica romântica apareceu em desfiles, juntamente com o estilo grunge e punk.

Foi-se o tempo em que usar apenas cores frias no outono-inverno era uma regra. A moda agora traz uma diversidade de estilos, liberdade e a multiplicidade de “looks”, sem perder aquela elegância característica da estação.

E então? Preparada para a moda inverno 2009? Com qual cor você vai?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)