Pais ausentes e suas filhas pode acabar tendo um final feliz, mas certamente nem sempre é esse o caso. Pensar forte sobre a ideia de uma união mais próxima a seu pai é fundamental, e você precisa ser muito deliberada e pensativa sobre a aproximação e a melhor maneira de fazê-la. Essas idéias irão ajudá-lo a considerar cuidadosamente os preparativos que você precisa fazer antes de se aproximar de um pai ausente que seja separado de sua mãe, que more afastado, ou um pai que apenas esteja de corpo presente na sua vida.

Defina o que fazer ao descobrir por que há uma distância de seu pai ausente

Filhas e pais se separam por muitas razões. Muitas vezes, um divórcio e uma mudança criam o distanciamento. Às vezes, os pais foram abusivos. Alguns pais deixaram suas famílias. Alguns estavam envolvidos com álcool ou drogas. Alguns pais são vítimas inocentes da alienação parental. Em outros casos, as filhas fugiram para evitar a disciplinação ou o controle parental. Outros casos, os pais são muito fechados e/ou quase não param em casa. Assim, uma filha deve considerar cuidadosamente os motivos do distanciamento e o que pode ser feito para criar a cura.

Em casos de abuso, não se reconecte sem extrema precaução

Se você e seu pai estiverem separados devido a uma situação abusiva, você não deve se reconectar sem ter certeza de que você estará segura fisicamente e emocionalmente. Se você esteve em terapia para o abuso, você deve consultar o seu terapeuta antes de iniciar o contato.

Pai ausente, filho carente, ou sua motivação é outra?

Para muitos filhos afastados, a ideia de se reconectar com um pai que esteve ausente por muitos anos pode ser acusada de romantismo, fantasia, ou carência. Você pode ter imaginado todos esses anos se ele ainda te ama ou pensa em você. Você pode ter criado algum cenário imaginário sobre a separação ou sobre a nova vida do seu pai que não está fundamentada na realidade.

Considere cuidadosamente sua motivação e suas expectativas. Algumas pessoas precisam se reconectar com um pai por razões de saúde; algumas por razões financeiras; e outros ainda esperam apenas encontrar a paz e a cura. Para outras, elas começam a questionar todas as coisas ruins que poderiam ter sido falados sobre você ou sobre sua família. Certifique-se de que você tenha um bom motivo para reconectar que você pode articular para você e para ele.

Se aproximar de pai ausente

A aproximação de um pai ausente deve ser feita com cautela para que ninguém saia machucado nessa história. (Foto: All Pro Dad)

Garanta o suporte para se aproximar do seu pai

Se reconectar com um pai ausente pode ser emocionalmente desafiador. Você precisará de uma rede de apoio de pessoas com quem você possa conversar enquanto você prepara, planeja e executa seu plano. Tentando assumir algo tão emocionalmente carregado sozinho é provavelmente um erro.

Troque suas idéias e pensamentos com alguém em quem você confia, seja ele um amigo, um irmão, um colega de quarto, uma tia ou tio, ou um terapeuta. Ter um bom ouvido é realmente importante.

Planeje começar em breve e ir devagar no processo

Certifique-se de que seu contato inicial é amigável e casual. Seu pai pode ficar surpreso com o contato e se preocupar com a forma como ele pode interromper sua vida. Faça o primeiro encontro em um lugar neutro, como um convite para um café. Não planeje passar o dia inteiro, mas faça uma reunião curta como um bom começo. Você sempre pode se encontrar novamente se tudo correr bem. Em seguida, permita que o novo relacionamento se mova em um ritmo adequado, natural, sem forçar nada.

Esteja preparada para uma pessoa que você não imaginou

Particularmente, se há muito tempo de distância entre vocês, seu pai não será a mesma pessoa que você lembra, isso se você se lembrar dele. Ele provavelmente será um pouco mais maduro, com esperança, mais fundamentado e provavelmente bastante nervoso. Portanto, não espere muito e esteja preparado para a decepção. Se tudo funcionar bem, suas expectativas terão sido superadas. Se não, saiba lidar com as expectativas para experimentar e seguir em frente.

Uma pequena preparação para um grande evento como reconectar com um pai irá percorrer um longo caminho para tornar uma experiência melhor para você e para ele.

Como você se aproxima do seu pai? Como faz para lidar com seu pai ausente?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)