Quando a maioria das pessoas se imagina na vida conjugal, geralmente inclui uma ótima cama grande para duas pessoas. Embora este seja geralmente o caso, cada vez mais casais estão começando a dormir separadamente. Há uma série de razões para isso, e estar razões podem não ser o que você acha que são. Isso não está acontecendo apenas entre pessoas que se casaram há mais de 30 anos, mas também entre os casais que acabaram de se casar. É saudável para os casais dormirem separados? Por que os casais fazem isso?

Quando o casal não dorme junto: por que isso acontece?

Três razões principais pelas quais alguns casais dormem separados à noite são questões de sexo, crianças e outros problemas conjugais. Às vezes, um parceiro quer fazer sexo mais do que o outro. Outras vezes, os casais optam por abster-se da atividade sexual por causa de problemas com o primeiro filho. Novas mães às vezes dormem mais perto de seus bebês, que acordam no meio da noite, para permitirem que o marido durma. Discussões podem fazer o marido ou a esposa preferirem dormir no sofá. A falta de intimidade emocional pode tornar tão difícil dormir juntos que os casais se afastam e se sentem mais confortáveis em cômodos separados à noite. Embora estes possam ser o motivo pelo qual alguns casais agora dormem em salas diferentes, estas estão longe de ser as únicas razões para casais dormirem separados.

Dormir separados no matrimônio pode garantir a paz do casal

Os casais são muitas vezes compostos de opostos completos. Ela pode ser a pessoa da manhã e ele pode ser um cara que troca o dia pela noite. Diferentes padrões de sono e horários conflitantes podem dificultar o bom repouso. Às vezes, as pessoas separam suas camas apenas para ter uma boa noite de descanso. As pessoas de sono leve, em particular, podem desenvolver problemas com o ronco, movimentos em excesso, ou horários diferentes para se levantar. Neste caso, dormir separadamente pode realmente ajudar o relacionamento porque pode aliviar o estresse e a animosidade silenciosa que pode surgir de ter um parceiro que arruina seu ciclo de sono.

Dormindo em camas separadas

Dormir em camas separadas pode trazer a paz para um casal, estabilizando o relacionamento e tornando a vida a dois muito mais agradável. (Foto: Huffington Post)

Meu marido não dormir mais comigo não precisa ser o fim do mundo

Outra razão pela qual os casais decidem dormir separadamente é porque eles apenas querem seu próprio quarto. Alguns homens simplesmente não conseguem suportar conjuntos de edredons cor-de-rosa e ambientes floridos. Um casamento deve consistir em dois indivíduos completos, e isso pode criar um choque quando se trata da decoração do quarto, e na criação do ambiente necessário para que cada um do casal tenha uma noite mais agradável. Um pode gostar de música ou televisão, e o outro pode querer escuridão total e silêncio. Geralmente, pode haver um problema nessa situação. Manter um senso de individualidade pode vir de cada um ter seu próprio quarto, mesmo quando casados. Tenha cuidado, no entanto, porque muita separação pode fazer vocês se afastarem. Certifique-se de que há tempo para abraçar, conversar, beijar e se conectar fora da hora de dormir. A outra parte emocionante de ter quartos separados é ter mais de um ambiente para curtir o casamento, se é que vocês me entendem.

A importância do casal dormir junto ainda continua?

Depende. Do lado positivo, um pouco de espaço entre o casal pode manter a chama mais acesa quando você vê seu par novamente. Ter uma chance de ficar afastada de seu parceiro e relaxar pode ser uma atividade saudável para você e seu parceiro. Obviamente, se os motivos são simplesmente preferências pessoais ou conflitos de cronograma, talvez não seja uma má ideia dormir separado. Se vocês passam muito tempo juntos, dormir à separados lhe dará a chance de atualizar seus sentimentos um pelo outro. Ter um quarto separado pode permitir que você veja os interesses e preferências do seu parceiro de uma maneira diferente e pode ajudar a te fazer lembrar quem você é.

Do lado negativo, um forte desejo de dormir separado por causa de problemas de intimidade ou mesmo preferências pessoais, podem causar danos à relação. Se você simplesmente afastar o seu parceiro por causa de seus problemas e não lidar com o conflito, os problemas ainda continuarão. Dormir separado como uma forma de evitar lidar com problemas só irá criar uma distância emocional, além da distância física, e isso pode ser um caminho para o divórcio. Mesmo que a separação seja feita para manter ou recuperar um senso sobre a individualidade (o que pode ser bom), pode fazer com que vocês se separem. Para evitar este problema, certifique-se de que há certas coisas que vocês sempre fazem juntos regularmente. Conectem-se entre si e falem todos os dias para que vocês estejam envolvidos nas vidas uns dos outros. Você não quer que seu marido se torne um colega de quarto, então mantenha o sentimento de casal vivo com um convívio de qualidade.

Toques finais

Um pouco de espaço é bom para o casamento. Mesmo que você durma separadamente de vez em quando, pode lhe dar uma apreciação pela companhia quando vocês dormirem juntos novamente. Dormindo separado não é certo para todos os casamentos, no entanto. Se vocês dois conduzirem vidas separadas e ocupadas, a hora de dormir pode ser o que o mantém vocês conectados. Dormir na mesma cama quando você é casado é uma oportunidade especial de segurar as mãos, falar ou simplesmente estar perto um do outro. A comunicação é a chave, então converse com sua esposa antes de decidir sair do quarto. Se você já fica longe do seu cônjuge (voluntariamente), reavalie os motivos e tenha certeza de que está fazendo o que é certo.

Os casais casados não precisam dormir juntos o tempo todo. Cada casal é diferente e funciona para algumas pessoas. O que vocês acham disso? Vocês dormem juntas ou separadas com seus namorados e maridos? Contem pra gente a opinião de vocês!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)