Todo mundo já sentiu aquele cansaço inexplicável que “bate” durante o trabalho. Ou, aquele sono incontrolável que vem no meio do dia sem a menor explicação. E, até mesmo aquela preguiça no meio de uma atividade importante.

Tudo isso pode ser fadiga – aquele estado físico e/ou mental que remete ao cansaço, à sonolência e impede a pessoa de se concentrar. A pessoa sente uma exaustão e um sono repentino. É aquela “falta de energia” que não quer ir embora. As causas podem ser várias.

Você sabia que o que você anda fazendo na sua rotina de vida pode influenciar a existência da sonolência?

O post de hoje vai mostrar 6 maneiras naturais que combatem a sonolência durante o dia.

Para acabar com a sonolência durante o dia

Café da manhã nutritivo e saudável. Muita gente sai para o trabalho ou para a escola sem  o café da manhã. Ou, então, toma um café com pouco valor nutritivo. Carregue os níveis de energia do seu corpo logo pela manhã. Alimente-se com um café da manhã com fibras, carboidratos, proteínas. Nada de perder as energias no meio da manhã! E, ao contrário do que muitos pensam, ter a primeira refeição do dia, estimula o metabolismo e dá energia ao corpo!

Atividade física. Muita gente acredita que o exercício físico traz mais cansaço. O exercício físico ajuda a elevar os níveis de endorfina no corpo, que melhora a disposição física, mental e, ainda, ajuda a diminuir os níveis de estresse. Ao mesmo tempo, a atividade física pode contribuir para um sono mais tranquilo durante o período da noite.

Pequenas pausas. Que tal uma pausa para recarregar as energias? Passar muito tempo fazendo a mesma coisa pode sobrecarregar a mente e fazer cair a concentração com o passar do tempo. Essa é uma dica preciosa, especialmente para quem trabalha em frente do computador ou passa muito tempo estudando. Que tal levantar, alongar todo o corpo? Se está sentado, fique um pouco em pé. Movimente-se e retorne aos seus afazeres.

Beba água. Qualquer corpo desidratado fica menos eficiente. Não esqueça de beber água no decorrer do dia. Água também contribui para você ter energia.

Durma bem. Uma das principais causas da fadiga é dormir pouco ou sono de má qualidade. Evite eletrônicos pouco antes de dormir (computador, celular, televisão). Desligue tudo pelo menos 20 minutos antes de deitar. Evite também bebidas estimulantes no período da noite (que contenha cafeína, por exemplo). O seu corpo precisa se adaptar naturalmente ao sono. E o mais importante: não pense nas preocupações no momento de dormir.

Relaxe! Um dos maiores desafios do mundo contemporâneo é conseguir relaxar. Uma parte significativa das pessoas estão sempre preocupadas, sob estresse, ansiosas. O que faz você relaxar? Ás vezes, até aprender a “não fazer nada” pode contribuir a ter uma vida menos desgastante. Que tal um fim de semana realmente à toa? Ou, que tal se divertir mais? Vale até aprender técnicas de relaxamento para se desligar.

Mais qualidade de vida: Dicas para acabar com a insônia e dormir bem

Apenas a mudança na rotina pode fazer a diferença e trazer uma vida mais saudável, sem sonolência, com muito mais energia. Que tal tentar?

Imagem:
Wikimedia Commons

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Como evitar distrações e ser mais produtivo no trabalho ou no estudo
  2.  dicas de saúde para começar bem o dia - Mulher Digital

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)