Emagrecer é um desafio árduo que exige disciplina e mudanças de comportamento.

Todo dia aparece uma “dieta de sucesso” na mídia, que faz com que se coloque em dúvida o que deve ser feito para comer melhor.

O problema é que modismos são passageiros e vida saudável, emagrecimento duradouro não pode ser. É realmente a adoção de um estilo de vida e o conhecimento contínuo sobre o assunto que faz com que a vida saudável seja alcançada com sucesso.

E, uma das maiores dúvidas é sobre o café da manhã. Qual a melhor maneira de começar o dia para quem quer emagrecer? O que é melhor comer pela manhã para emagrecer? O que ajuda a lidar melhor com a fome? Quais comidas são saudáveis?

Pela manhã, todos precisam de energia para começar bem o dia e, ao mesmo tempo, se manter saudável.

Proteína para perder peso|Imagem: thegourmandmom.com|

O café da manhã com proteína faz com que a pessoa se mantenha mais saciada durante o dia e consiga seguir melhor as recomendações do plano alimentare. E, principalmente, não ter impulsos durante a fome na próxima refeição. O que se come durante a manhã pode influenciar todo o seu dia! A proteína é especialmente recomendada para quem está fazendo plano alimentar low carb.

O nosso organismo usa sua energia para digerir, metabolizar e usar a proteína. Por isso, o corpo queima mais calorias para processa-la. Ao mesmo tempo, a proteína demora um pouco mais para sair do estômago. Por isso, pode garantir mais sensação de saciedade. É assim que a proteína ajuda a perder peso!

Uma pesquisa investigou como ter proteína pela manhã influenciava a vida de jovens mulheres com sobrepeso e obesidade. O resultado mostrou que quem comeu mais proteína durante a manhã se sentiu mais saciado durante o dia, comia menos no jantar e possuía menos propensão para comer comidas não saudáveis. De acordo com essa pesquisa, cerca de 35 gramas de proteína no café da manhã seria a quantidade ideal, de acordo com Heather Leidy da Universidade de Missouri.

A proteína também ajuda a gerenciar os níveis de açúcar no corpo. A proteína possui um efeito mínimo nos “níveis de glicose com insulina adequada”, de acordo com Franz MJ (Internacional Diabetes Center, Minneapolis) e conversão lenta em glicose (sem liberação hepática da glicose). Isso ajuda a prevenir aqueles picos de açúcar no sangue que é maléfico para o organismo.

Além disso, após o jejum de toda uma noite o corpo fica sem energia e, sem a quantidade adequada de proteína, pode começar a usar a proteína do próprio corpo como combustível, de acordo com Donald Layman da Universidade de Illinois. E, isso não é positivo para quem busca perda de peso. É preciso trabalhar a perda de gordura e o aumento da massa magra.

Ovo, produtos lácteos, leite de soja, nozes, castanhas e sementes e grãos integrais em geral, peixe, carne e feijão são excelentes fontes de proteína.

Muitas pessoas possuem receio de incluir proteína no café da manhã com medo de engordar. Nem todas proteínas são iguais. O segredo é fazer escolhas e combinações alimentares saudáveis de proteína!

Veja também: Dicas para escolher proteína para uma dieta saudável

Só não confunda a importância de comer proteína com ingerir muita proteína, hein? Um nutricionista ou um nutrólogo ajudará a determinar a quantidade adequada de proteína no café da manhã e ao longo do dia, de acordo com o seu corpo e as suas necessidades.

E, então? Que colocar proteína no seu café da manhã? Delícia!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)