Você sabia que alimentação rica em açúcares e gorduras faz você querer comer cada vez mais? Não basta apenas cortar calorias. É preciso priorizar a alimentação saudável. Alimentação rica em açúcares e gorduras pode fazer você aumentar o peso gradativamente até virar obeso, sem perceber. Refeições repletas desses nutrientes já trazem outros males e, senão bastasse, eles podem promover uma tendência à obesidade. Sabe aquela velha frase: “quanto mais se come, mais se quer comer”? Se aplica bem nesse caso.

Muitas vezes, as pessoas não percebem o quanto e o que comem. Fazer um diário da alimentação pode ajudar a observar se a alimentação está saudável ou não, além de verificar a quantidade que a pessoa está comendo, incluindo aquelas “escapadinhas” e deslizes. Perceber como estamos comendo é muito importante!

Cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, segundo a BBC Brasil, descobriram (com pesquisas feitas em camundongos) que alimentação rica em gordura e açúcar estimula uma proteína e faz com que os animais consumam mais alimentos que o normal, o que pode favorecer a obesidade. A equipe investigava a “inflamação metabólica” e essa proteína estava ligada a esse tipo de problema. Você sabe a diferença entre diet e light? Conhecer sobre isso pode ajudar a fazer escolhas saudáveis (com menos açúcar e gordura).

Obesidade

Testes também demonstraram que os camundongos geneticamente alterados conseguiram bloquear o processo de “engorda”, mesmo com a alimentação com muito açúcar e gordura. A pesquisa abre portas para pesquisar medicamentos que consigam fazer o “bloqueio” desse processo da proteína em seres humanos e pode ser uma esperança para muitos obesos. Essa pesquisa foi divulgada na “Cell” (revista médica especializada).

Enquanto não há remédios e nem milagres, continua valendo velhos lemas: muita força de vontade, cuidar da alimentação e praticar exercícios (nem que seja a caminhada). Quem não é obeso, mas possui tendências, precisa se cuidar desde cedo. Medidas preventinas são essenciais. Não é por corpos esbeltos, é pela saúde. Os efeitos da obesidade matam cada vez mais. “Antes prevenir do que remediar”, já diziam.

Fonte sobre a pesquisa:
BBC Brasil

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Porque Falhamos no Emagrecimento?
  2.  Comer de Noite: O Assalto à Geladeira dos Comedores Noturnos

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)