A caminhada possui vários benefícios. Ela pode ser uma ótima aliada para uma vida saudável. Pode ser também uma excelente atividade física de início para quem ficou durante muito tempo afastado do exercício ou para os mais sedentários. Várias pessoas desanimam quando o assunto é caminhar. Tentam, tentam e “morrem na praia”. Desistem! O que fazer diante disso? O melhor é criar planejamento para a sua caminhada.

Descubra algumas estratégias para manter a caminhada como uma atividade física regular:

Tenha objetivos claros com a caminhada

Qual o seu objetivo? Perda de peso? Enrijecimento? Ter uma apenas uma prática de exercícios diária? Trace seus objetivos para saber o quanto vai precisar andar.

Tenha um plano de caminhada e use o calçado correto

As pessoas que não seguem um plano de caminhada chegam a um ponto que não se sentem desafiadas com esse tipo de exercício e começam a tê-la como uma atividade monótona. O plano de caminhada é sempre associado aos seus objetivos, o que torna o exercício muito mais eficaz e prazeroso, já que você sempre estará saindo da “zona da facilidade do exercício” para um nível um pouco mais intenso. Consulte um especialista para lhe ajudar a criar um plano de caminhadas que atenda ao seu perfil e seus objetivos. Use o calçado correto e com um bom amortecimento

Possua companhia

Se alguém for caminhar com você fica mais difícil de desistir. Vale até entrar em uma turma de “caminhantes”, chamar seu vizinho, conhecer pessoas no próprio lugar de caminhada, convidar amigos e levar até o seu cachorro!

Como melhorar sua caminhada

A caminhada é uma excelente aliada para uma rotina saudável. Com estratégias bem construídas, sua caminhada pode ainda se tornar melhor. (Foto: www.cheatsheet.com)

Exercite na intensidade certa

Se quiser emagrecer, a intensidade que você vai precisar exercitar é diferente de alguém que quer apenas enrijecer, por exemplo. O monitor de freqüência cardíaca também ajuda na avaliação da intensidade adequada para a sua prática diária de acordo com um diagnóstico médico.

Obedeça aos limites de seu corpo

Não é para fazer corpo mole! Há dias que você pode estar muito cansado, doente ou ter abusado na intensidade do exercício na última caminhada. Não pode ser algo freqüente, mas se esse é o seu caso, o mais aconselhável é recarregar as pilhas e guardar a energia para um próximo dia. Ou então, de repente você começa a sentir um desconforto enorme durante a caminhada. Se você sentir muito mal, o melhor é recuar.

Seja criativo

Se um dia não pode caminhar o tempo que você traçou como meta diária, caminhe menos e recompense no outro dia. Se você não puder caminhar todos os dias, tente pelo menos três vezes por semana. Ou se não tem um tempo longo para praticar caminhada, desça ou estacione antes do seu local de trabalho/escola e ande. Seja criativo e procure brechas e crie maneiras para ir caminhar. O mais importante é ter uma regularidade e não desistir!

Motivação para a caminhada: recompense a si mesmo!

Deleite-se com um novo par de tênis, uma roupa para caminhada, pares de meias. Algo que possa lhe motivar pela caminhada, mas sem lhe jogar no “buraco”. Nada de se recompensar com um docinho pós-caminhada! As suas recompensas devem ser saudáveis!

Não se esqueça que antes de começar qualquer atividade física é necessário fazer uma avaliação médica! Caminhe seguro e saudável!

Conte para mim! O que você faz para não desistir da caminhada? Deixe seu comentário abaixo!

58 comentários para “Estratégias para Manter a Caminhada”

  1. Rosilene

    Tenho 39 anos e em janeiro estava com 99 kilos. Consultei um endocrino que me aconselhou fazer caminhada, comecei imediatamente, em cinco meses emagreci 10 kilos, mas assim que chegou o frio bateu aquela preguiça e parei a caminhada, estou engordando tudo de novo, estou tentando voltar mas está dificil.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Rosilene, querida,

      Você já fez conquistas com a caminhada e observou o quanto lhe faz bem. Não deixe o frio lhe abater! Não desista! Você pode mais que esse frio! Siga em frente com os seus objetivos! ;P

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  2. Pamela

    Olá tenho 23 nos peso 86 kilos e não me amo quero perder peso, mas o desânimo acaba comigo. O que faço. Por favor me ajudem!

    Responder
  3. Jansina

    Tenho 27 anos casada, três filhos. Tinha 83 kg. Tive força de vontade fiz caminhada todos os dias. Consegui emagrecer em 9 meses fiquei com 63kg. Mas, agora, não tenho mais animo para caminhar. Parei já faz um ano. Vamos ver se faço outra vez.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Jansina,

      Parabéns pela conquista com seu esforço! Não desista, querida! Talvez, o que poderia ajudar para você manter a atividade física é mudar o tipo de atividade física. ÁS vezes, fazendo muito tempo um mesmo tipo de exercício é normal se cansar, enjoar. Quem sabe uma natação? Ou, andar de bicicleta? A resposta está dentro de você! Não pare de se mexer!

      Equipe Mulher Digital

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  10 dicas para encontrar tempo para o exercício

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)