Trabalho, terminar a faculdade, ser mais produtivo, emagrecer, poupar dinheiro, fazer a viagem dos sonhos, realizar aquele casamento, ser mais saudável… Ter força de vontade é o elemento comum para realizar qualquer objetivo nobre na vida, não importa qual seja.

Sabe-se que algumas condições psicológicas, como depressão, ansiedade e outras questões de comportamento podem afetar a força de vontade. É aquela dificuldade tremenda para “tocar” projetos de vida. Pode ser que o seu interior precise de atenção. Nesse caso, a ajuda de um psicólogo pode ajudar a conhecer o que atrapalhar e “colocar a vida para frente”. Se não é esse o caso, o que poderia ser?

Todos possuem a oportunidade e a capacidade de corrigir, melhorar e mudar certas condições. Força de vontade é focar nos objetivos pessoais a longo prazo, capacidade de resistir e seguir os próprios sonhos!

O site MULHER DIGITAL traz algumas dicas para ter força de vontade e alavancar qualquer projeto de vida! Veja só!

Como ter força de vontade e alavancar seus projetos|Follow your dreams = Siga seus sonhos | imagem: cryingsoulgirl.deviantart.com|

Confie em você mesmo!

Problemas de confiança possuem uma relação direta com a autoestima. É preciso estabelecer a confiança em si próprio, acreditar em si mesmo. A terapia pode ajudar a identificar o que aflige a confiança e trabalhar melhor isso. Liste aquilo que você admira em você! Enxergue a vida com mais positividade! Envolva-se com o que você gosta. Apesar de todos os problemas, todos nós somos capazes.

Motivação

A motivação é a chave para mudança, para realizar, para “fazer acontecer”. É o desejo de dar certo. E, muitas vezes, a falta de motivação tem a ver com o medo de fracassar, de não conseguir, de recaídas nos objetivos. É possível influenciar os seus próprios níveis de desejo para alcançar as metas. Desafio, desejo, paixão, satisfação, autorreconhecimento são elementos que você pode trabalhar internamente para obter motivação. E, aqui é preciso trabalhar a persistência, o esforço, concentração no desejo, lidar com os obstáculos. Por isso, é muito importante prosseguir com paciência, devagar, “pequenos passos”.

Monitorar o comportamento

O que você quer? Que tal trabalhar para isso? Pegue a sua confiança, a motivação que precisa e siga em frente aos seus objetivos, seja grandes ou pequenos. Concentre-se nos seus objetivos. Algumas vezes, você vai desanimar, vai perder o ritmo, mas o importante é ter persistência e prosseguir. Monitorar o próprio comportamento é uma maneira de trabalhar o autocontrole.

Planejamento

A força de vontade sozinha não é suficiente! A maior parte dos problemas de não alcançar os objetivos está relacionada com a falta de planejamento. Quer emagrecer? É preciso planejar a alimentação, exercícios, horários. Quer poupar dinheiro para algo importante? É preciso criar metas reais de valores, abdicar de outros gastos. Quer alcançar um cargo específico? É preciso pensar quais são as habilidades e aprimoramentos necessários! Quer conseguir levantar e ir fazer academia pela manhã? É preciso planejar o horário de dormir, horário de trabalho e/ou estudo. Pequenos, médios ou longos projetos, planejamento é vital! Crie rotinas!

Evite distrações!

Isso está vinculado com trabalhar o foco! É preciso aprender a dizer não, evitar tentações que tire o seu autocontrole, direcionar as energias para o que se quer alcançar. Talvez, esse seja o maior desafio que afeta a força de vontade. Nesse caso, é preciso trabalhar a disciplina focada naquilo que você quer. Pode parecer muito racional, mas não é. Isso não impede de ser flexível e menos rigoroso algumas vezes!

Dê tempo ao tempo

A sociedade está cada vez mais impaciente. É preciso entender que muitas “coisas” não acontecem no tempo que esperamos. Criar expectativas erradas pode fazer com que se desanime dos projetos. E, é por isso, que o planejamento é importante. Você vai perceber que para realizar alguns projetos, é preciso mais tempo que normalmente imaginamos. Dar tempo ao tempo também é ser compreensivo com si mesmo, com as falhas, os deslizes, com perda de foco por um momento pequeno.

Aprenda com outras experiências!

Não há nada errado em reconhecer que algumas pessoas são melhores que nós em algumas “coisas”. Observe, leia, informe-se como certas pessoas fazem para alcançar o que se quer. Não quer dizer que será feito o mesmo. Absorva o que considera importante e adapte ao seu jeito. Livros, cursos também podem ajudar! Aquisições de novas competências!

Tudo isso pode parecer muito “matemático”, mas não é. Confie na sua capacidade de realização e trabalhe para o sucesso. Conseguir conquistar aquilo que deseja é muito da própria felicidade!

4 comentários para “Como ter força de vontade e alavancar os seus projetos?”

  1. Marta

    Bom dia!

    Gostei dessa matéria falando sobre esse assunto pois estou nesse dilema faço ou não faço é um tormento mais isso mim ajudou um pouco. Obrigada. Um abraço.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Querida Marta,

      Obrigada por seu comentário! Que felicidade saber que a matéria do nosso site contribuiu um pouco com você! Isso é sempre recompensador! Que ótimo saber sobre a sua experiência aqui no MULHER DIGITAL!

      Responder
  2. Ozirene

    Gostei muito dessa matéria me ajudou a resolvê umas dúvidas.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Ozirene,

      Obrigada por seu comentário! É Bom saber que os nossos textos estão contribuindo positivamente para a vida dos leitores! Que alegria! O site MULHER DIGITAL quer justamente ser transformador na vida das pessoas.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)