A ansiedade é uma reação natural de todo ser humano. Pode funcionar como uma espécie de sistema de alarme diante de situações de ameaça, perigo e/ou preocupação.

Um pouco de ansiedade não atrapalha, mas em níveis elevados pode influenciar a vida de maneira negativa. Em alguns casos, a pessoa pode começar a evitar determinadas situações, ter angústia e preocupação excessivas e se colocar em uma posição paralisante.

A ansiedade pode afetar qualquer um e, quando excessiva, pode desencadear transtornos psicológicos específicos.

Você sabia que algumas ações e hábitos podem ajudar a superar a ansiedade? Que tal aprender 7 dicas para controlar a ansiedade?

Ansiedade: como controlar?

  1. Conheça-se melhor e o que provoca ansiedade em você. A terapia ajuda a entender a ansiedade e a se conhecer melhor, enquanto sujeito. Para cada pessoa, a ansiedade é desencadeada por razões muito específicas. A terapia pode ajudar a pessoa a lidar melhor com diversas situações, inclusive aquelas tensas e os problemas. Falar dos problemas é uma maneira de aliviar.
  2. Exercícios físicos. As atividades físicas são boas para o corpo e para a mente. Alivia a tensão, o estresse, a ansiedade e ajuda a manter a mente mais leve. Caminhada, natação, bicicleta, yoga… Faça qualquer atividade física que você gosta. Se não gosta de nenhuma, tente, pelo menos, caminhar.
  3. Avalie a situação cautelosamente. Nem sempre a situação é tão problemática. E, mesmo se for, nada é para sempre. As dificuldades existem para todos. O que não se pode fazer é se desesperar diante dos problemas e das situações difíceis. Pense com calma e procure soluções para os problemas, sem desespero.
  4. Organize-se! Problemas com o planejamento do tempo pode possuir relação com a ansiedade. Quem nunca ficou ansioso por não conseguir cumprir algo? Tente estabelecer pequenas metas diárias e esforce-se para cumpri-las. Avalie com o que perde tempo, normalmente (redes sociais, conversas desnecessárias, outras atividades que não precisam ser feitas nesse momento). Corte as distrações desnecessárias que atrapalham a sua vida. Direcione os seus sentimentos de ansiedade para ações concretas.
  5. Relaxe. Todo mundo precisa descansar, se divertir e ter momentos de lazer. Isso ajuda a relaxar a mente. Encontre as suas maneiras de relaxar!
  6. Concentre-se mais no presente que no futuro. Pergunte-se: a preocupação com o futuro é mais que o necessário? É uma preocupação excessiva? O planejamento pode ajudar a ordenar melhor as ações e evitar a excessiva preocupação com o futuro. Todos possuem planejamentos para o futuro, mas é preciso pensar o quanto é necessário pensar sobre isso no presente. Esforce-se no presente e não pense no futuro mais que o necessário.
  7. Pensamento positivo! Pensamentos e sentimentos negativos podem alimentar a ansiedade. Trabalhe a mente para controlar o seu interior. Tente não aumentar os seus problemas. Para todo problema, sempre existe uma solução. Não se cobre excessivamente. Sorria mais! Pense coisas boas!

É óbvio que a ansiedade funciona de uma maneira distinta para cada pessoa. É necessário o auto conhecimento para entender como a ansiedade se desenvolve em cada um.

Quero saber a sua opinião! Você possui alguma dica para controlar a ansiedade? Compartilhe nos comentários!

Imagem:
The Guardian

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)