Tem ficado doente com frequência, sem motivo aparente? É uma gripe atrás da outra? O sistema imunológico pode estar fraco!

O sistema imunológico é o setor de defesa do corpo, responsável por defender o corpo de microorganismos que causam doenças.

Os pesquisadores estão constantemente tentando entende-lo. Sabe-se que o estilo de vida pode refletir na saúde como um todo, incluindo a capacidade do corpo de se defender.

Quer saber que estratégias adotar para melhorar a imunidade? Veja só! Salve o seu corpo!

Como aumentar a baixa imunidade

Foto: Eneas de Troya / Wikimédia Commons

Alimentação equilibrada e saudável

É impressionante como a alimentação é importante! Ter uma dieta rica em frutas, verduras e cereais integrais vai garantir a quantidade adequada de vitaminas e minerais para o corpo, sem a necessidade de tomar suplementos vitamínicos. Há uma relação entre a deficiência ou a insuficiência de algumas vitaminas e minerais com a imunidade baixa. Alimente-se bem e melhor! Há alguns alimentos que podem melhorar a imunidade, como a couve, frutas cítricas, castanhas, mel, iogurte com probióticos, dentre outros. Não se esqueça que o álcool também precisa ser moderado!

Durma bem e melhor!

Dormir pouco não só engorda, como facilita a baixa imunidade. Um estudo da Universidade de Pittsburgh mostrou que pessoas que dormem menos de sete horas possuem três vezes mais chances de pegar um resfriado! E, não precisa nem dizer que dormir mal ou pouco pode desregular hormônios. A quantidade recomendada é de 7-8 horas por noite.

Exercícios físicos regulares

Exercícios regulares na dose certa melhoram o condicionamento físico. Pesquisas mostram que exercícios e alimentação saudável é capaz de melhorar a imunidade. Consequentemente, menos resfriados.

Desestresse!

O estresse pode fazer o corpo se transformar em uma “bomba relógio”! O constante fluxo de hormônios do estresse atacam o sistema imunológico. E, assim, a ansiedade, problemas digestivos e de coração, prejuízo na concentração são alguns efeitos. Tire algum tempo para relaxar, para o lazer e para fazer atividades que ajudam. Uma das dicas para aliviar o estresse é fazer yoga. Vale até fazer a famosa massagem drenagem linfática. Desacelere, relaxe!

Corte o cigarro!

O cigarro é um veneno total para o corpo! Afeta as defesas básicas do corpo. E, ainda, aumenta as chances de câncer de pulmão. Não precisa nem citar que o cigarro também possui papel vital na trombose, gangrena.

Lavar bem as mãos

Parece conselho de mãe, mas lavar as mãos mantém os germes afastados de você! As mãos estão em contato com todo o tipo de lugar. É incrível a quantidade de pessoas que comem sem lavar as mãos, por exemplo. Já reparou isso? Não se esqueça de lavar bem todos os lados das mãos, inclusive esfregar no meio dos dedos.

Faça check-up anual!

O check-up é importante para ter um diagnóstico sobre o estado do corpo. A falta de algumas vitaminas, algumas condições de saúde e, até mesmo, algumas doenças podem influenciar a ter baixa imunidade.

Os hábitos saudáveis certamente são essenciais para ter uma boa saúde! Vida saudável já!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)