O equilíbrio alcalino e ácido do seu corpo, também conhecido como pH, pode afetar seu bem-estar geral. O que afeta o pH do corpo? Todos os alimentos têm a capacidade de alterar o pH normal do seu corpo. Os fluidos e tecidos não permanecem nesses estados flutuantes de “muito ácido” ou “muito alcalino”, porque o corpo está sempre se esforçando em direção ao equilíbrio. No entanto,  desequilíbrio e doença podem surgir quando o corpo está diariamente lidando com muitos alimentos que causam ácidos e muito estresse.

O que significa o pH do corpo?

A água tem um pH neutro de 7. O sangue tem um pH de 7,35 a 7,45, levemente alcalino. Seu corpo luta muito para neutralizar ácidos e manter o pH adequado nos órgãos, tecidos e fluidos corporais. Mas isso só pode ser feito por tanto tempo antes que ocorra uma condição conhecida como acidose. Você tem que dar ao corpo o que ele precisa, na forma de alcalinizar frutas e legumes, para que ele possa manter adequadamente o delicado equilíbrio ácido-base.

Estresse e pH

O estresse desempenha um papel importante na alteração do pH do corpo. Quando você está estressado, respira superficialmente, deixando de soprar dióxido de carbono e permitindo que ele se acumule em seus sistemas. O corpo deve lidar com esse acúmulo, para iniciar o processo de equilíbrio, quebrando o dióxido de carbono extra. Isso é ótimo, exceto se você comer um cheeseburger com batatas fritas e um refrigerante no almoço. O corpo está tão ocupado lidando com a carga ácida de alimentos que o dióxido de carbono acumulado pode ter que esperar. O resultado: um ambiente interno ácido.

Ph do corpo humano

Equilibre o ácido e o alcalino no seu corpo para bons resultados na saúde. (Foto: Kris Carr)

Ácido e alcalino no seu corpo, o que isso significa?

A saúde depende de um ambiente alcalino interno. Há uma grande importância de regular a química ácida / alcalina do seu corpo e como isso pode resultar em perda de peso, aumento de resistência e força e um sistema imunológico mais forte.

Um corpo adequadamente alcalinizado desempenha um papel significativo na restauração e manutenção da saúde. Nossas glândulas e órgãos funcionam adequadamente na proporção exata da quantidade de níveis alcalinos e ácidos em nosso sistema. Encontrar o equilíbrio entre ácidos e alcalinos demais pode ser um desafio na sociedade estressante e fast-food de hoje.

Coma para equilibrar sua dieta

É ideal manter um equilíbrio de 75% de alimentos alcalinos e 25% de ácidos. Uma maneira fácil de conseguir isso é tornar as frutas e legumes a parte principal de cada refeição. A maioria das frutas e legumes são de natureza alcalina. Algumas frutas, como os cítricos, têm um pH ácido fora do corpo, mas quando consumidas, deixam um resíduo alcalino no corpo após serem metabolizadas.

O equilíbrio é importante para o corpo

Comer os alimentos certos não é a única maneira de manter o equilíbrio. De acordo com especialistas em alimentação e saúde, a respiração profunda tem um impacto vital no pH do corpo. Isso acontece porque o oxigênio livra seu corpo de dióxido de carbono ácido e velho. Procedimentos e atividades como a massagem, meditação e yoga também podem contribuir para equilibrar seu corpo.

Encontrar equilíbrio nas áreas de dieta e estilo de vida é fundamental para a saúde geral do seu corpo.

Como vocês equilibram o pH do corpo? Quais dicas mais seguem para este equilíbrio?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)