Qual o segredo para ser saudável? O que é ser uma pessoa saudável? Como ser saudável? O que fazem as pessoas saudáveis?

Saudável é um termo que teve diferentes sentidos ao longo da história humana. Pode-se dizer que também é um dos mais controversos. Associar unicamente com o sentido estético do corpo ao relacionar com um único padrão – o da magreza – é uma das interpretações mais problemáticas.

Hoje em dia, a definição mais aceita como ser saudável relaciona-se com a longevidade e com o estilo de vida. É muito mais profundo que apenas um conjunto de regras a ser seguido. São hábitos significativos que conduz ao envelhecer bem com qualidade de vida.

Dan Buettner, grande estudioso sobre saúde e longevidade, em seu TED Talks, “Como viver para ter 100+” (How to live to be 100+, afirmou que pesquisas dinamarquesas revelaram que o estilo de vida é responsável por cerca de 90% do quanto tempo a pessoa em média vive. Isto é, a genética não é determinante na longevidade, embora possa influenciar para alguns marcadores genéticos, como obesidade, por exemplo.

Saber envelhecer

Envelhecer bem é felicidade! | Foto: Ryan McGuire, Gratisography|

Praticar exercícios físicos e se manter ativo #1

A prática de exercícios físicos é fenomenal para a prevenção de doenças, comprovado cientificamente. O corpo humano possui conexão com movimento. Movimente-se. Isso também contribui para o controle de peso. Andar, por exemplo, é uma maneira comprovada para evitar o declínio cognitivo ao longo da vida. Só que é preciso mais que isso. Pesquisas científicas mostram que as populações mais velhas do mundo possuem em comum o comportamento de se manter ativo diariamente. Andam bastante, não ficam longo período do dia parado. O grande desafio é pensar como se manter ativo na sociedade atual? O que você pode fazer?

Alimentação equilibrada com pouca farinha branca e pouco açúcar #2

O que as pessoas que vivem muito comem? Na Sardenha, uma das populações mais velhas do mundo, há preferência para vegetais frescos, derivados de leite, pratos preparados com azeite, limão, alho e outras especiarias. Okinawa, outro lugar que bate recorde em viver mais, a preferência é por um prato variado e colorido à base de plantas e vegetais, tofu. Algumas comunidades adventistas nos EUA com alto índice de expectativa de vida entre mulheres possuem uma alimentação rica em grãos, vegetais. Todas possuem em comum – pouco consumo de carne, alimentos com pouca (ou nada) de farinha branca e açúcar. Os alimentos processados não entram na dieta! Essas populações nos ensinam a comer melhor. Não é fácil com toda a oferta que o mundo ocidental possui de “comidas ruins”, mas é possível a partir de sua escolha!

Beber muita água! #3

A água possui um papel crucial na saúde do corpo humano. O recomendado é beber no mínimo dois litros de água por dia. Água mesmo. Pura e potável. Pare com estratégias de tomar suco, refrigerante e outros líquidos acreditando que farão tão bem quanto água.

Como envelhecer bem

Movimentar-se faz bem para a vida! | Foto: Ryan McGuire, Gratisography|

Horários regulares para dormir e para acordar #4

A insônia tem sido apontada como um dos grandes problemas contemporâneos. Você sabia que dormir pouco pode engordar? Há uma certa desordem nos hormônios. Além disso, algumas pesquisas (neurocientista Jeff Lliff) sugerem que dormir regularmente ajuda a manter o cérebro saudável e a eliminar alguns resíduos. Nada de ficar acordado madrugadas adentro!

Não estresse #5

Pesquisas (Carnegie Mellon University) sugerem que o estresse psicológico faz com que o corpo perca a sua resposta inflamatória. O estresse prolongado altera a eficácia do hormônio cortisol no corpo e as células imunes tornam-se insensíveis ao efeito regulador do cortisol, tornando brecha para muitas doenças, infecções.

Não coma em excesso #6

Dan Buettner expôs em sua apresentação sobre longevidade que as pessoas que vivem em Okinawa comem em quantidades menores e evitam excessos. Eles servem a comida, pegam o prato e comem à mesa. A comida não fica à disposição na mesa para não estimular “repetecos”. Sabe aquela história de sempre comer deixando um espacinho?

Tenha tempo para você #7

É importante equilibrar trabalho e lazer. Faça uma pausa genuína, seja para descansar, para fazer algo que lhe traga prazer, felicidade e/ou até mesmo aprender algo despretensioso apenas pelo motivo que isso lhe faz bem. Isso tudo inclui ficar algum tempo desconectado. É difícil, mas precisamos reconfigurar a vida para isso. Você sabia que isso contribui até para a criatividade?

É preciso pensar como a saúde pode ser melhorada para promover uma longa vida. Tornar práticas como hábitos não é fácil, mas é possível. É para viver muito e melhor.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)