Por que dormir pouco pode engordar?
A dificuldade para dormir representa um dos maiores problemas de saúde hoje em dia. As pessoas estão dormindo cada vez menos e não imaginam como isso afeta negativamente a vida.
Não pense que dormir bem é só para combater aquela sonolência durante o dia. É fundamental para a saúde e contribui até para começar bem o dia.
Leia também
Sabia que dormir pouco e o ganho de peso podem estar ligados? Não é só fazer exercícios e ter uma alimentação saudável que ajuda no emagrecimento!
É claro que, de vez em quando, todo mundo tem uma noite de sono de ruim. Mas, quando se torna rotina, é importante ficar atento e tomar providências. A falta de dormir pode sabotar a sua dieta!
O site MULHER DIGITAL mostra como dormir pouco atrapalha o emagrecimento! Confira abaixo!
Imagem: healthblushon.com
Hormônios desregulados e metabolismo mais lento
Há uma relação entre os hormônios, o sono e o apetite. A grelina e a leptina são hormônios ligados ao metabolismo do corpo. A grelina está vinculada ao estímulo de comer, relaciona-se também com o metabolismo da glicose. Já a leptina está associada à diminuição da ingestão alimentar e o aumento de gasto de energia. Quando alguém dorme pouco, aumenta a produção de grelina e diminui a leptina. Logo, há uma conexão entre a privação de sono e comer mais. Sem falar que a taxa do hormônio de gasto de energia diminui, favorecendo o metabolismo mais lento.
Mais comida
Quem dorme tarde, inevitavelmente, terá que comer mais porque passará mais tempo acordado. E, quase sempre, essa “refeição” ocorre muito tarde e não é uma opção saudável. Há estudos que afirmam que pessoas que dormem menos estão mais propensos a escolher comidas ricas em carboidratos, açúcares. A pessoa faz ingestão de calorias no momento que deveria estar dormindo. O metabolismo diminui no horário que se deveria estar dormindo.
Menos disposição para exercícios
Não é regra, mas quem dorme pouco sente-se menos disposto para fazer atividades físicas. O plano de vida saudável e/ou emagrecimento pode ficar abalado. E, o que poucos sabem é que o exercício físico é capaz de melhorar a qualidade do sono.
Ansiedade
Normalmente, quando alguém dorme uma quantidade insuficiente, há perturbação do humor, irritabilidade e ansiedade. O grande problema é que muitas pessoas lidam com isso de forma errada e comem mais do que a quantidade ideal e, quase sempre, comidas com alto teor calórico. E, ainda que não haja ingestão de alimentos, a ansiedade excessiva atrapalha a qualidade de vida.
Sabe-se que a necessidade de sono é variável. Sete a oito horas de sono é o comum para a maioria das pessoas.
E, você? Dorme pouco? Como isso lhe atrapalha? Comente!
Veja também
Dicas para emagrecer que realmente funcionam
Como superar as próprias desculpas para não fazer exercícios
Quais são os tipos de pijama femininos? Como escolher?
Comer de Noite: O Assalto à Geladeira dos Comedores Noturnos
2 comentários para: “Por que dormir pouco pode engordar?”
Laurita
Bom dia o fato de eu dumo as 00:30 ou as 01:00 da manhã todos os dias, e horrível porque levanto as 04:30 para preparar o almoço para ir trabalhar. Notei que ganhei peso com a mesma alimentação, pois tenho refeições balanceadas. Nada de frituras, massas, não tomo refrigerantes, não como doces.
Mulher Digital
Laurita,
Talvez seja interessante passar por um médico para fazer um check-up para ver se está tudo certo com a sua saúde. Muitas pessoas podem ter aumento de peso quando algo está errado e nem sempre é visível.
Sobre dormir tão tarde e acordar tão cedo, você não consegue deitar mais cedo? Quem sabe não prepara o seu almoço do dia seguinte à noite para poder dormir um pouco mais? Ou, então, prepara no domingo as marmitinhas da semana? Talvez, algumas pequenas mudanças podem ajudar a dormir mais.
Espero tê-la ajudado.
Equipe Mulher Digital.