Você já deve ter ouvido falar daqueles comedores noturnos que levantam no meio da noite para assaltar a geladeira.  Pessoas com esse tipo de hábito ingerem quantidades excessivas de comida e comem incontrolavelmente tudo que vêem pela frente. Isso faz com que o “lanchinho noturno” se torne um grande banquete. Esse ato pode estar associado ao que chamam de uma espécie de “síndrome do comer noturno“, como citou o jornal Telegraph. Muitas vezes, pode estar associado com outras coisas, como por exemplo, estresse e perturbações no sono. Se você também tem problemas de sono precisa aprender as dicas para acabar com a insônia e dormir bem.

Os tipos de alimentos ingeridos são aqueles com altas taxas de carboidrato (como chocolates, bolos, pães e biscoitos) e são consumidos depois da última refeição (jantar/lanche). Para quem não sabe, açúcar e gordura faz comer ainda mais. As pessoas que atacam a geladeira podem ingerir até a metade da quantidade diária de calorias só nesse “ataque noturno”, o que pode trazer um grande ganho de peso.

Não é só isso que faz ganhar peso. As pessoas falham muito na perda de peso. Porque falhamos no Emagrecimento?

Esse “ataque noturno” não é considerado um transtorno alimentar, mas essa síndrome parece ser resultante de um desequilíbrio químico do cérebro – comer estimula a serotonina e dá uma sensação boa, de prazer e faz com que, em seguida, consiga-se dormir.

Distúrbios Alimentares

Além disso, surge em um momento de estresse emocional e se torna um modo de lidar com esse período, como se fosse uma autocura. Depois de um tempo nesses “ataques noturnos à comida”, vêm sentimentos ruins como culpa e vergonha, já que quase sempre se tem um ganho de peso com esse tipo de comportamento.

Obviamente, não é toda pessoa que está com excesso de peso que possui esse tipo de síndrome. É importante não confundir esse problema com compulsão alimentar! Especialistas da London Clinic, citado pelo Telegraph, diz que essa síndrome é mais comum em mulheres e que a maioria das pessoas que a possui não procuram ajuda médica, fazendo com que seus problemas (ganho de peso/problema de sono) afetem drasticamente toda as suas vidas. Ser saudável não é ser magrelo, existem muitos mitos e verdades sobre ser magro e saudável.

Os especialistas em distúrbios alimentares afirmam que é possível tratar de tal problema estabilizando um padrão de comer durante o dia menos caótico e nem tão restritivo, além de compreender o que pode estar causando tal problema, que pode ser até estresse ou sentimentos de baixa autoestima.

* Você é um comedor noturno?

– Comedores noturnos, pulam o café da manhã e comem irregularmente durante o dia;
– Consomem mais que metade de sua ingestão de alimentos diários após a ceia;
– Comedor noturno dorme mal e sente um enorme desejo de comer após despertar durante a noite;
– Sentem-se tensos, ansiosos ou culpados após seu comportamento de comer e está associado ao ganho de peso.

Quero muito ouvir você!
Você tem o costume de assaltar a geladeira? O que sente? Conte para mim!

Fonte:
© Telegraph
© Beating Eating Disorders

Um comentário para “Comer de Noite: O Assalto à Geladeira dos Comedores Noturnos”

  1. Rayssa

    Não sou assaltante noturno, mais quando estou a tarde em casa eu assalto. Rs. O meu namorado, ele é um assaltante noturno, ele acorda de madrugada pra assaltar a geladeira, já tentamos deixar a geladeira só com coisas saudaveis mais mesmo assim, o que tiver na cozinha ele come.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)