Emagrecer é uma das grandes preocupações do mundo atual. Mais que uma questão estética, trata-se de cuidar da saúde. Já é sabido que muitas doenças estão associadas com o sobrepeso, a obesidade.

A jornada de perda de peso é um desafio. Não é fácil, requer esforço, dedicação, aprender mais sobre saúde.

Muitas vezes, deparamos com vários sentimentos ruins, como desespero, desânimo, nervosismo e, ainda, deslizes. A vontade de alcançar as metas de emagrecimento é tão grande que, muitas vezes, nos perdemos. Os números na balança não reduzem, a ansiedade só aumenta. O processo de emagrecimento parece perder sentido muitas e muitas vezes.

Já refletiu até que ponto o peso na balança importa? O que é emagrecer saudável? Qual a diferença entre perder peso e perder gordura?

Como perder pesoPerder gordura é emagrecimento legal

Todos ficam vidrados na balança! Perda de peso e perda de gordura não é necessariamente a mesma coisa. O peso na balança envolve a soma dos órgãos, ossos, líquidos, músculos, gordura corporal e, etc. Diminuir o peso na balança pode significar perder água, músculo, gordura e fluidos. Afinal, o corpo é uma máquina complexa em constante funcionamento. E, essa massa corporal pode variar ao longo do dia. Quem nunca aumentou uns quilinhos com retenção de líquido no corpo?

Muitas dietas malucas podem fazer o corpo perder água e/ou músculos, sem necessariamente acarretar no emagrecimento real. É uma falsa noção de emagrecimento.

Perder peso e perder gordura não são sinônimos! O importante para o emagrecimento saudável e bem sucedido é perder gordura. O peso considerado de forma isolada não informa o que está  acontecendo com o corpo realmente. O ganho de massa muscular e a perda de gordura pode não refletir em mudança alguma no peso na balança. É aquele desespero geral! Por isso, é preciso se preocupar com a relação da gordura corporal.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)