Gordura: boa ou ruim para o corpo?
Muita gente pensa que se deve abolir a gordura totalmente do cardápio.
Há muitos mitos com relação à gordura na alimentação.
O corpo humano precisa de gordura para o bom funcionamento. De forma geral, a gordura é necessária para dar energia ao corpo e contribuir com muitas outras funções, como facilitar a absorção de algumas vitaminas e trabalhar o controle do colesterol.
Basicamente, o organismo precisa de uma combinação de três macronutrientes na alimentação: proteínas, gorduras e carboidratos.
As gorduras desempenham um papel importante no organismo. Elas são necessárias para absorção das vitaminas lipossolúveis A, S, E, K e prevenir deficiências dessas mesmas vitaminas. Ajudam o corpo a produzir endorfinas. São constituintes das membranas celulares. As gorduras também fazem parte da mielina – camada isolante de gordura que envolve cada fibra nervosa, que permite transmitir “mensagens”.
Leia também
A gordura possui mais calorias por grama que carboidratos e gorduras. Por isso, muitas vezes, ela é vista como uma vilã da saúde.
Os pontos que devem ser considerados são: o tipo de gordura que se consome e a quantidade diária na alimentação. É preciso compreender a gordura que é boa e ruim para o organismo.
As gorduras consideradas interessantes para a saúde são as gorduras insaturadas e poli-insaturadas. Alimentos que possuem gorduras boas: azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de peixe, sementes de cânhamo, óleo de linhaça e quaisquer outros óleos vegetais (prensados a frio). E várias outras…
As gorduras saturas, encontradas em produtos de origem animal (carnes gordas, manteira, queijos…), e as gorduras trans, encontradas em frituras, podem causar um grande aumento nos níveis de colesterol ruim e trazer outros malefícios para o corpo. Por isso, essas gorduras especificamente devem ser evitadas.
É claro que mesmo a gordura boa não deve ser comida em excesso.
A quantidade de consumo diário de gordura também deve ser respeitada. Normalmente, a recomendação geral é 30% de quantidade de gordura na da dieta diária.
Nesse modismo de dietas, é preciso ficar atento ao que é verdade ou não sobre saúde.
É claro que, ainda que se tenha recomendações gerais, cada organismo funciona de uma maneira muito particular e pode ter diferentes necessidades. Um nutricionista ou um nutrólogo pode diagnosticar de maneira mais adequada uma dieta balanceada a partir de cada pessoa.
A alimentação equilibrada com um pouco de tudo ainda é considerada a melhor opção para a saúde do organismo.
Veja também
Alimentos bons para os cabelos: saúde de dentro para fora
7 trocas inteligentes para um café da manhã saudável
Óleo de soja: bom ou ruim para o organismo?
Dicas para não engordar em viagens