Óleo de soja: bom ou ruim para o organismo?
As gorduras são importantes para a nutrição do corpo. É um mito acreditar que se deve excluir totalmente a gordura da alimentação. As gorduras são importantes para dar energia ao corpo, contribuem para muitas funções celulares, participam na produção de hormônios, dentre outras funções.
O mercado alimentício oferece uma enorme variedade de opções de óleos para cozinhar.
Óleo de soja para cozinhar: o mais popular
O óleo de soja é o tipo de óleo mais popular de todos. Parte de sua popularidade se deve ao preço. É o óleo mais barato das prateleiras do supermercado, se comparado com o óleo de girassol, com o óleo de canola, por exemplo. Muita gente escolhe o óleo de soja por ser a opção mais em conta.
Leia também
Óleo de soja é rico em gorduras saudáveis
O óleo de soja é um óleo vegetal refinado rico em gordura poliinsaturada, ômega 3, ômega 6, vitamina E. É considerado mais saudável que as gorduras saturadas dos óleos de origem animal (banha, manteiga, dentre outras). Ele, se consumido na quantidade adequada, é excelente para uma alimentação saudável.

O óleo de soja é rico em gorduras saudáveis para nosso organismo. Contudo, deve ser consumido com moderação, ou pode estragar qualquer dieta mais controlada. (Foto: divulgação)
Óleo de soja é o melhor para cozinhar?
De todas as opções de óleos vegetais existentes no mercado, não é respeitado como um dos óleos vegetais mais saudáveis. O óleo de soja possui menos quantidade gorduras poliinsaturadas que os outros óleos (como o óleo de canola, por exemplo). No entanto, muitos especialistas afirmam que cada tipo de óleo possui vantagens e desvantagens.
Cuidado com o óleo de soja
O grande problema do óleo de soja é que não pode ser aquecido mais que 180ºC. Quando o óleo é aquecido demais, sofre alterações, perde o que tem de melhor e se transforma em uma fonte de substâncias maléficas para o organismo. Essas substâncias ruins aumentam os riscos do aumento do colesterol ruim, das doenças do coração e, até mesmo, oxidação das células.
Quando é reaproveitado nos processos de fritura, os problemas se multiplicam. O aquecimento excessivo do óleo formam substâncias altamente tóxicas para o corpo humano (peróxidos, acroleína). O óleo de soja jamais deve ser reaproveitado.
Dessa forma, dá para perceber que o óleo de soja não é propriamente ruim para o organismo. Tudo depende das condições e da quantidade de uso. Muitas pessoas “regam” as panelas com o óleo de soja durante o preparo dos alimentos. E, tem gente que esquenta o óleo demais, reaproveita muitas e muitas vezes o óleo usado para fritar.
https://youtu.be/xOWU3h2B_kg
Óleo de soja transgênico faz mal ou faz bem?
Há uma discussão recente sobre a soja modificada geneticamente e os seus malefícios para o organismo. No entanto, ainda não há um consenso sobre essa discussão. E, além disso, muitas empresas afirmam não usar grãos modificados geneticamente.
Muitos nutricionistas sugerem diversificar o uso do óleo vegetal (canola, milho, girassol). Isto é, recomenda-se a rotação dos óleos na cozinha para obter os benefícios de cada um. Cada tipo de óleo possui o seu mérito!
Veja também

10 alimentos ricos em estrogênios!

Como tirar óleo de coco do cabelo?

Como identificar seu tipo de pele?

Como escolher um bom produto para selagem dos fios?
Um comentário para: “Óleo de soja: bom ou ruim para o organismo?”
Levy
Estas informações são muito útil gosto e recomendo