O estrogênio é um dos hormônios mais importantes criados pelos ovários e é responsável pelas características sexuais secundárias das mulheres com o crescimento dos seios, o ciclo menstrual e a forma do corpo. Os homens também tem um nível específico de estrogênio em seus corpos, mas é adequadamente equilibrado por altos níveis de testosterona.

Muitos dos alimentos que comemos têm propriedades semelhantes ao estrogênio, e podem aumentar o nível do hormônio em nossos corpos. Embora isso possa ser benéfico para algumas pessoas, os homens, em particular, podem ser afetados negativamente.

Como os níveis de estrogênio podem afetá-la?

O baixo estrogênio em mulheres pode resultar na cessação do ciclo menstrual e até mesmo causar atraso no desenvolvimento em meninas jovens. Mulheres com menos de 40 anos que tem muito baixo estrogênio podem experimentar uma menopausa prematura, resultando em ondas de calor e sudorese noturna. Como os baixos níveis de estrogênio afetam as mulheres de outras maneiras, resumimos abaixo:

  • Esquecimento
  • Insônia
  • Diminuição da libido
  • Relações sexuais dolorosas
  • Ciclos menstruais irregulares
  • Infecções da bexiga
  • Dores de cabeça
  • Mudança de humor
  • Depressão
  • Perda óssea

O estrogênio é produzido principalmente pelos ovários em mulheres e pode ser sintetizado a partir de células de gordura em excesso também. Alguns estrogênios são produzido pelas glândulas supra-renais, que ficam no topo dos rins. O sinal para a produção de estrogênio vem da glândula pituitária, com níveis variáveis dependendo do estágio do ciclo menstrual da mulher.

Alimentos ricos em estrogênio

Se acontecer de você estar experimentando sintomas de baixo estrogênio, existem vários alimentos que são ricos em estrogênio que podem ajudar. Enquanto eles não fornecem exatamente os mesmos hormônios sintetizados no corpo humano, eles criam o fitoestrógeno, um estrogênio baseado em plantas que imita o estrogênio real quando processado pelo corpo. Você deve evitar esses alimentos se você está preocupada com níveis elevados de estrogênio e se você ainda não conversou com um médico ou nutricionista sobre os problemas de saúde que vem passando.

O que se segue é uma lista de alimentos que são conhecidos por conterem quantidades elevadas de estrogênio:

Alimentos com estrogênio

Alimentos ricos em estrogênio contribuem para um metabolismo mais equilibrado e uma saúde melhor para a mulher. (Foto: Morpheme Remedies)

Fitoestrógenos nos alimentos derivados da soja

Uma rica fonte de fitoestrogênios, a soja, vem em uma variedade de opções fáceis de consumir, como leite de soja, tofu ou edamame. Produtos de soja contém a maior quantidade de isoflavonas, uma classe de fitoestrógeno que pode ser facilmente consumido em sua dieta. Soja também é uma grande fonte de proteína, tornando-se uma escolha ideal para a substituição da carne para veganos e vegetarianos.

Alimentos ricos em estrogênio: linhaça

Estas pequenas sementes contém até três vezes os fitoestrógenos da soja, mas seu corpo não vai colher todo os benefícios a menos que elas sejam moídas ou hidratadas antes do consumo. Também alta em fibras, a linhaça fará você se sentir mais cheia e pode ajudar na perda de peso e na redução do colesterol.

Sementes de gergelim como fonte de estrogênio natural

Sementes integrais e até o óleo de gergelim contém lignana. (um composto químico encontrado em plantas e que possuem fitoestrogênios. As sementes são carregadas com fibra e são uma grande fonte de minerais.

Feijão e seus parentes contém fitoestrógenos

Eles são relativamente altos em fitoestrógenos, mas não recebem muita atenção. Os feijões são preferivelmente tem um índice elevado da fibra, que ajude a controlar níveis do colesterol. Aqui estamos incluindo todos os tipos de feijão e seus parentes mais próximos, como as ervilhas.

Frutas secas são ricas em estrogênios

Não só um lanche saudável, frutas secas contém quantidades modestas de fitoestrógenos. É aconselhável limitar o quanto você come, já que frutas secas contém um monte de calorias. Frutas secos como damascos, tâmaras e ameixas secas são boas fontes.

Farelo de trigo rico em estrogênios

O farelo de trigo é uma maneira confiável de obter uma dose de fitoestrógenos no corpo. Pode ser encontrado em tudo, desde bolinhos até pães e cereais. Sua forma integral contém mais nutrientes, além de ser rica em fibras e ajudar na regulação do sistema digestivo.

Nozes e oleaginosas são ricos em estrogênios

Diversos tipos de oleaginosas, tais como pistaches, castanhas, avelãs, e nozes são todos grandes fontes de fitoestrógenos. Os amendoins também estão inclusos nessa lista e geralmente são a opção mais barata no mercado durante o ano todo..

Brotos de alfafa como fonte de estrogênios

Estes são naturalmente baixos em calorias e carboidratos, tornando-os uma ótima opção se você busca obter uma dose de fitoestrógeno na dieta. Pode ser um pouco complicado aprender a germinar a alfafa para consumo, mas depois que você pega o jeito, fica uma delícia na dieta.

Grão de bico para obter estrogênios

Uma grande fonte de fitoestrógenos que também é rica em fibras e proteínas. Outra vantagem é que você pode preparar uma pasta de grão de bico, o húmus, para usar em várias receitas diferentes, deixando sua dieta com uma dose certa de fitoestrógenos.

Azeitonas e azeite para obter estrogênio natural

Eles têm muitos feitos saudáveis para seus cabelos, pele, unhas e coração, e eles também são ótimos para seus níveis hormonais. Mas não consuma em excesso, pois eles podem carregar algumas calorias indesejadas para sua dieta saudável.

Saber como você pode assumir o controle de seu corpo pode ser ótimo, especialmente quando é tão simples como modificar sua dieta. Mas é importante saber que os hormônios podem ter vários efeitos indesejáveis quando se tornam não regulados, especialmente naqueles que são jovens e ainda em desenvolvimento. Para mulheres menopáusicas, é importante falar com seu médico de cuidados primários sobre seus sintomas. Também é aconselhável mencionar todas as suas medicações à base de plantas e mudanças de dieta, como as mencionadas, para dar-aos profissionais que te acompanham uma ideia melhor de como melhor aliviar seus sintomas particulares e levá-la de volta a desfrutar da vida.

Como você adiciona estrogênio natural em sua dieta? Quem acompanha sua dieta atualmente?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)