Todos sabem que as fibras são boas para o organismo.

Comer fibras contribui para que o sistema digestivo funcione sem problemas, coopera para controlar os níveis de colesterol e de açúcar no corpo e, ainda, ajuda a ter mais sensação de saciedade no apetite. Aumentar a quantidade de fibras na alimentação também ajuda no processo de emagrecimento.

Uma dieta rica em fibras é excelente para a saúde!

E, incluir mais fibras na alimentação é mais fácil que se imagina. Com o passar do tempo, torna-se parte dos hábitos alimentares.

O post de hoje traz dicas sobre como incluir mais fibras na alimentação.

Alimentação com fibras

1. Troque a farinha refinada pela farinha integral. A farinha de trigo integral possui mais fibras e mais nutrientes que a refinada. Coma pão integral ao invés do pão de sal. Misture farinha de trigo integral nas receitas de bolos, pães. Coma macarrão integral, arroz integral. Sempre que possível, escolha o integral! Quanto menos processado, melhor!

2. Adicione frutas a sua alimentação. Você tem comido frutas? Você pode comê-las como lanche entre as principais refeições, como sobremesa e, até mesmo, adicionar ao seu cereal integral matinal. Que tal, por exemplo, começar o dia com uma fatia de mamão como parte integrante do seu café da manhã? Coma as frutas, sempre que possível, com casca! Mais quantidade de fibra no organismo!

3. Colora o seu prato com legumes e verduras! Adicione porções ao seu almoço ou ao seu jantar. Outra ideia é sopa de legumes, soufflé de legumes, uma salada colorida e deliciosa, um picadinho com legumes… Introduza os legumes no preparo das receitas. Que tal um macarrão com brócolis, cenoura?

4. Beba suco sem coar. O suco deve ser batido com a casca, sem coar para preservar as fibras. Quando o suco é coado, as taxas de açúcar no sangue aumentam rapidamente. E isso não é bom para o organismo. Que tal um suco verde (de coco + fruta)?

5. Coma feijão. O feijão é um alimento rico em fibras e proteínas. O feijão é muito elogiado por especialistas em nutrição.

6. Adicione grãos, sementes e/ou nozes ao seu cardápio. Chia, linhaça, aveia… As nozes também possuem muita fibra e fazem muito bem para a saúde. Incorpore no iogurte, sucos, caldos, sopas, feijão. É mais fibra na alimentação. Consulte um nutrólogo ou nutricionista para saber a quantidade ideal para você.

Sobre alimentação saudável: Dicas para fazer uma pizza light e saudável

Quando a alimentação é repleta de fibras, é preciso beber bastante água para que elas sejam eficientes no organismo. Com o passar do tempo, comer fibras pode se tornar um hábito!

Um comentário para “Dicas sobre como incluir mais fibras na alimentação”

  1. Joao

    Muito bom. Me ajudou muito. Grato por isso.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)