As pessoas se alimentam mal, cada vez mais.

Com as opções existentes nos supermercados, não é difícil perceber que a indústria alimentícia favorece uma alimentação desequilibrada, com muita farinha branca, açúcares e poucas fibras.

Você já parou para pensar sobre a importância das fibras no seu organismo?

As fibras são famosas por sua capacidade de evitar prisão de ventre e por garantir mais sensação de saciedade. Mas, pesquisas mostram que a ingestão de fibras possuem muito mais que esses benefícios!

Pode contribuir para o processo de emagrecimento, evitar doenças cardíacas, câncer e, até mesmo, diabetes. Sem falar que contribuem para reduzir o risco de obesidade, considerando uma alimentação equilibrada.

Como é possível perceber, elas são essenciais para quem busca uma vida saudável. Mas, o que é essa “coisa” de fibra?

Alimentos com fibras

As fibras não são digeridas pelo organismo. Essa é a definição mais aceita amplamente. Elas passam pelo estômago, intestino delgado, cólon e saem do corpo. Ou seja, as fibras não são digeridas por enzimas gastrointestinais. São alimentos vegetais que o corpo não consegue digerir ou absorver.

As fibras são classificadas em solúveis (que se dissolve em água) e insolúveis (que não se dissolve em água).

As fibras solúveis ao passar pelo trato intestinal absorvem água e forma uma espécie de um material com consistência gelatinosa. Elas são famosas por diminuir o colesterol no sangue e os níveis de glicose. Podem ser encontradas na aveia, no feijões, maçãs, frutas cítricas, cenoura, cevada,couve, brocólis, espinafre, abobrinha, dentre outros.

Já as fibras insolúveis são fermentadas por bactérias intestinais e contribuem para a saúde do sistema digestivo e para aumentar o volume de fezes. E, além disso, ajuda a manter a flora bacteriana que é boa para o organismo. Sem falar que mantém os níveis de PH dos intestinos. Podem ser encontradas na farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes, feijão, legumes, batatas, cascas de frutas, dentre outros.

Dieta com fibras - fibras solúveis e fibras insolúveis

Ambas as fibras contribuem para eliminar substâncias tóxicas do organismo. A maioria dos alimentos vegetais possuem fibras solúveis e fibras insolúveis.

A quantidade de cada tipo para cada alimento varia. O Instituto de Medicina (EUA) recomenda que – por dia – homens comam 38 gramas de fibras e mulheres 25 gramas (pessoas até 50 anos). Essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa.

Um nutricionista ou um nutrólogo podem criar um cardápio adequado, de maneira que se obtenha a quantidade de fibras diárias recomendadas.

Não adianta apenas comer fibras! Para que o resultado das fibras seja eficiente no organismo, é preciso que esteja associado ao ato de beber água.

Alimentos com fibras são fundamentais para uma vida saudável! Saúde já com fibras!

Trackbacks/Pingbacks

  1.  rotinas de beleza que realmente funcionam para a pele
  2.  5 dicas para comer mais couve
  3.  Pão integral: a mentira das embalagens no Brasil - Mulher Digital

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)