Há uma preocupação crescente com a forma de alimentar e com a qualidade de vida.

O cuidado com o peso vai muito além da estética. O excesso de peso pode se desdobrar em muitos problemas de saúde. A obesidade é um deles e está crescendo vertiginosamente em todo mundo.

A alimentação possui um papel fundamental quando o assunto é viver mais e melhor. Cada vez mais, as pessoas tem procurado formas adequadas para se alimentar.

As situações preocupantes são: os “modismos”,  as dietas mirabolantes ou pessoas que criam a sua própria reeducação alimentar sem conhecimento e sem orientação. E, ainda, tem aqueles que acham que já sabem tudo o que é preciso saber sobre alimentação saudável, dieta e reeducação alimentar. A grande parte das pessoas busca estar com o peso apropriado.

Dieta com nutricionista funciona!

O nutricionista pode ajudar muito, já que é o tipo de profissional que ajuda a criar cardápios. Esse profissional da saúde diagnostica deficiências alimentares e faz avaliações nutricionais. O nutricionista pode trabalhar a partir de um diagnóstico médico mais detalhado. Ele não está apto a receitar remédios e/ou realizar internações.

O nutrólogo é formado em medicina, com pós-graduação e/ou residência na área de nutrologia. É o profissional que é capaz de avaliar o problema de peso e/ou de nutrientes do corpo, tratando os distúrbios alimentares como um todo (incluindo compulsões, a obesidade, por exemplo), de deficiências nutricionais e, quaisquer perturbações que envolver a variável nutriente. Sem a ajuda dele, uma dieta pode dar muito errada.

Papel do nutricionista na dieta

Um nutricionista é o profissional adequado para orientar uma pessoa em uma dieta saudável e rica em vários nutrientes. (Foto: divulgação)

Papel do nutricionista na dieta

Estar com o peso adequado envolve um sistema complexo entre o comportamento alimentar e os hábitos, os estímulos (inclusive, neurológicos), a cultura e os aspectos fisiológicos de cada pessoa (que abrange a até a questão do metabolismo).

Por isso, muitas vezes, somente uma “dieta padrão” pode não funcionar. Quantas pessoas não se depararam com cardápios prontos que apenas considera a contagem de calorias? É claro que isso não quer dizer que não funcione. Porém, cada pessoa é de um jeito e possui necessidades do ponto de vista da nutrição que, ás vezes, precisam ser avaliadas com muita cautela.

E, nesse caso, o nutrólogo é o médico responsável por compreender esse sistema complexo entre a alimentação, os nutrientes e o corpo, que envolve a própria nutrologia. Cada paciente é considerado como único. E qualquer dieta/reeducação alimentar é feita a partir de cada pessoa.

Motivos para seguir orientações de nutricionista

Confie no nutricionista e siga o que ele te disse. Além de não passam fome, você atingirá suas metas de saúde com muito mais eficiência. (Foto: divulgação)

Definição do nutricionista

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):

“A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.”

Possíveis problemas na dieta que o nutricionista pode ajudar

No caso de falhas no emagrecimento e outros problemas com o peso, o nutrólogo pode auxiliar o paciente de uma maneira bem pontual. Geralmente, é realizado um teste de metabolismo que avalia a composição corporal, o diagnóstico da obesidade e a relação músculo-gordura. Esse profissional trabalha com esses dados e com o comportamento do paciente, procurando compreender as causas do problema. O paciente é considerado único. O nutrólogo acredita na reeducação alimentar. Os planos alimentares são desenvolvidos de acordo com a taxa de metabolismo, a maneira que o paciente se alimenta (o que come, porque come, como come) e outras variáveis importantes.

O nutrólogo não acredita em modismos e não realiza apenas uma avaliação nutricional. Não é apenas a identificação sobre os erros e hábitos inadequados. É uma avaliação sobre o ato de comer considerada de forma muito mais abrangente e complexa. Quem possui problemas com o peso, talvez deve considerar recorrer a esse tipo de profissional. Embora a alimentação tenha um papel vital no processo de perda de peso, emagrecer vai muito além de somente comer. É claro que é preciso considerar o esforço do paciente. Não existem milagres para emagrecer.

2 comentários para “Dieta com nutrólogo: por que funciona?”

  1. Esmina Santos

    Maravilhoso o artigo sobre nutrologo não sabia a diferença entre eles e os nutricionistas.

    Responder
  2. Margaret

    OK. Muito legal!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Gordura: boa ou ruim para o corpo?
  2.  5 dicas básicas para acelerar o metabolismo
  3.  7 dicas para fazer uma pizza mais light e saudável
  4.  Por que incluir mais fibras na alimentação?
  5.  Dicas sobre como incluir mais fibras na alimentação

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)