“Enfrentar a balança” é quase um “ritual de tortura”. Pesar pode ser estressante para quem está no processo de emagrecimento ou na fase de manutenção.

Pesar todos os dias faz bem? Ajuda para quem quer emagrecer? Existe um melhor horário para pesar? Pode pesar todos os dias? Bom ou ruim para o psicológico? Qual a melhor maneira de “enfrentar a balança”?

O psicológico do ser humano é diverso e as formas de reagir aos estímulos podem ser múltiplas. O fato é que quase tudo na vida terá prós e contras. O mais importante é conhecer a si mesmo e compreender melhor as alternativas e escolher conscientemente.

O MULHER DIGITAL traz essa discussão sobre pesar. O quanto isso é bom para você?

Pesar todos os dias para emagrecer|Imagem: NorthJersey.com|

Um estudo sobre os efeitos da pesagem diária durante a perda de peso realizado com adultos que estavam com sobrepeso e com obesidade (178 pessoas) mostrou que quem pesava diariamente obteve um melhor controle do peso (Jessica LaRose da VCU Department/Virginia Commonwealth University, USA). Essas pessoas foram divididas em dois grupos, submetidas a dois tipos de dietas e realizaram 200 minutos de atividade física moderada por semana, ainda de acordo com a publicação Psychology Today. Esse estudo durou 18 meses. E a pesagem diária criou um sentido de autorregulação por parte dos pacientes.

Outro estudo mais recente (Duke University, North Carolina, USA) mostrou que pesar com frequência pode fazer com que as pessoas fiquem mais propensas à reduzir as calorias, cortar aquelas “beliscadinhas” e negar a sobremesa, segundo o Daily Mail. Esse estudo durou 6 meses. Ou seja, traz vigilância sobre si mesmo, sobre o que se come.

Esses estudos demonstram que pesar todos os dias não é tão ruim para quem está iniciando um processo de emagrecimento. O assunto ainda divide muitas opiniões dos especialistas da área de saúde, especialmente porque não foi realizado durante um longo período para que se verificasse se essa tendência de autocontrole continua e, até que ponto, o fato de pesar é a causa do sucesso do emagrecimento. Não se pode tirar uma conclusão precipitada.

Leia também: Dicas para não ganhar peso nas férias

Prós de pesar todos os dias

  • Animar a se manter na reeducação alimentar e a realizar a quantidade diária de exercício físico. Funciona como uma espécie de lembrete!
  • Ajudar a alcançar os objetivos de perder peso
  • Provocar a autorregulação
  • Incentivar a cortar possíveis “escapadinhas”
  • Estimular um estilo de vida mais saudável.

Contras de pesar todos os dias

  • Focar nos resultados em curto prazo
  • Pode não mostrar se o processo de emagrecimento está funcionando, por ser um período muito curto de uma pesagem e outra
  • Acarretar o autoengano, já que o próprio peso na balança pode variar ao longo de um mesmo dia, de um dia para outro. E, fatalmente, essas flutuações podem distorcer resultados, progressos.
  • Gerar ansiedade
  • Peso na balança não mostra a relação de gordura e músculos, que é mais importante. Isso não quer dizer que não é importante perder peso! A alteração da composição corporal com reeducação alimentar e exercícios pode ocorrer e não aparecer, por exemplo. A pessoa pode ter diminuído a taxa de gordura no corpo, mas o peso ser o mesmo. Por isso, cuidado! Peso na balança só mostra o todo da massa corpórea em quilogramas.

Como perder peso|Imagem: blog.treadmilldoctor.com|

Qual a melhor solução sobre pesar x perder peso?

Muitos especialistas recomendam pesar mensalmente, quinzenalmente. Isso ainda divide opiniões no meio médico. O importante é ter informação e compreender o significado do peso na balança, primeiramente.

Pesar na balança é um instrumento importante no processo de emagrecimento; para ajudar a verificar o alcance de metas, a controlar o peso, a se manter na disciplina. Pode até ser um lembrete da vida saudável! A pesagem regular é interessante.

É preciso se questionar se pesar todos os dias vai lhe fazer bem. Como você reage a isso? Isso lhe gera ansiedade, frustração?

É também preciso “olhar” além da balança. O peso na balança só mostra ganho de peso, perda de peso da massa do corpo. A avaliação da composição corporal, o percentual de gordura corporal e o percentual de massa magra pode trazer um panorama melhor sobre o processo de emagrecimento. O progresso também pode ser observado no ato de vestir, com roupas que ficam sutilmente mais largas.

Isso não quer dizer negar o próprio peso e que essa medida não é importante para a saúde. Olhe para a balança com sabedoria e delicadeza. E, lembre-se que há períodos que os resultados são melhores que outros. O importante é manter o foco na vida saudável.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)