Perder peso possui várias vantagens para a saúde. O que ninguém sabia é que perder peso pode aumentar a concentração e a habilidade cognitiva de uma pessoa. Esse é o resultado de um estudo coordenado por John Gunstad, da Universidade de Kent.

Como a pesquisa foi realizada? 150 pessoas obesas foram selecionadas. Parte dessas pessoas realizaram a cirurgia de estômago. Doze semanas depois, houve melhoria significativa da memória daqueles que perderam peso. A média de perda de peso foi cerca de 17% do peso corporal inicial.

Qual a relação entre perder peso e memória? O excesso de peso ou a obesidade afetam a forma como ocorre o processamento de informações no cérebro. Todos sabem que o – estar gordo – afeta muitos mecanismos fisiológicos e isso pode acarretar um efeito negativo no cérebro. O pesquisador aponta que esse é um passo importante para entender como exatamente ocorre os problemas das funções de memória ocasionados pela obesidade.

Emagrecer para a saúde mental

De acordo com o pesquisador, perder peso pelos métodos comuns (reeducação alimentar, exercício) provavelmente possui efeitos semelhantes sobre o cérebro. A pesquisa pretende dar um próximo passo e identificar esses efeitos para a memória para quem perde peso de forma comum.

Para quem não sabe, outros estudos apontaram que o excesso de peso pode ter relação até com a doença de Alzheimer. Mais que beleza, emagrecer é uma questão de saúde.

O estímulo que faltava para perder os quilinhos. Emagrecer faz bem para o corpo e para a mente.

Via: ABC News
Imagem: Wikimedia Commons

Um comentário para “Emagrecer faz bem à saúde mental”

  1. Ivone

    É interessante essa matéria, preciso perder uns quilinhos!

    Beijinhos!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)