Há quem diga que faz de tudo para emagrecer e não consegue. De fato, se isso acontece é porque algo está errado. Emagrecer é difícil, exige muito esforço e muita dedicação. Se você não tem nenhum problema de saúde, há algo errado que vem feito e que lhe impede de perder peso. Parece muito duro dizer isso, mas a relação é direta: seu corpo precisa gastar mais calorias que seu corpo ingere!

O Site Mulher Digital criou uma lista de “coisas erradas” que faz com que você não emagreça. Chega de ficar pensando porque não emagrece. Para emagrecer já! Então, vamos lá! Leia a lista dos erros comuns na hora de emagrecer:

Não ser uma pessoa disciplinada

É preciso ser duro consigo mesmo! Ver e não comer! Comer apenas aquilo que esteja vinculado à sua reeducação alimentar! Nada de se dar o prazer do “bota fora” do fim de semana, churrascos e afins. É preciso negar alguns prazeres da mesa. Esqueça aquelas famosas frases: “- É só hoje!” “-Um dia só não engorda”.

Comer demais

Há quem diga que está comendo pouco e não emagrece. Isso não existe! Ou está comendo de maneira errada (muitas horas sem comer) ou comendo mais do que seu corpo precisa.

Dicas para emagrecer

Com calma, planejamento, e acompanhamento profissional é possível emagrecer e garantir uma melhor saúde. (Foto: How To Instructions)

Não praticar exercícios físicos

A redução de peso precisa deve ser associada ao exercício físico. Quando alguém reduz a alimentação, o corpo passa a economizar a queima de calorias como medida de proteção. Por isso, combinar reeducação alimentar e dieta são importantes.

Fazer dietas mirabolantes e excessivamente restritivas

O melhor é escolher uma reeducação alimentar em que você organiza o que vai comer e come de tudo pouco, sem ser muito radical. Radicalismo em tudo na vida faz mal. Se você restringe tudo e acha que emagrecer é ficar comendo só alface, está enganado! Fazer dietas muito restritivas faz você enjoar da dieta e incorrer no risco de desistir. Ou ainda, pode fazer você devorar tudo que vê pela frente em um momento de estresse durante a realização da própria dieta.

Não inserir fibras no cardápio

Com certeza não comer frutas, legumes e folhas pode mandar o seu processo de emagrecimento pro espaço. Além de muitos nutrientes importantes para a sua saúde, as fibras contribuem para garantir a sensação de saciedade e torna a sua vida mais saudável.

Pular refeições atrapalha emagrecer?

Há dois problemas em pular as refeições: primeiro: você pode ficar uma pessoa louca por comida, ter um descontrole por tanto tempo sem comer e sair por aí devorando tudo que vê na frente. Segundo: seu corpo começa a economizar energia e não queima calorias, consequentemente, fica sem perder peso. Os nutricionistas recomendam realizar no mínimo cinco refeições ao dia.

Beber pouca água

Quem quer emagrecer precisa beber muita água. Dois litros por dia. Hidrata, não tem calorias e, muitas vezes, ajuda a retardar a sensação de fome.

Beber bebida alcoólica em excesso engorda

Se você está em processo de emagrecimento não deveria nem beber! Bebida alcoólica possui muita caloria! Exagero? Nada disso! Pelo menos nos três primeiros meses, tente ser firme e recuse bebidinhas!

Deleitar-se com doces

Depois não sabe por que não emagrece! Um bombomzinho só hoje, um docinho amanhã e quando vai colocar as calorias no papel, comeu horrores! Não há como emagrecer comendo doces. É o mesmo caso da bebida alcoólica! Pelo menos no início do processo de emagrecimento corte! Depois que seu corpo acostumar, coma com moderação, seguindo a recomendação nutricional.

Exagerar em sementes, castanhas e frutas secas

Isso mesmo! Tudo precisa estar de acordo com a quantidade recomendada nutricionalmente. Há aqueles que sentam e comem vários pacotes de castanha de caju ou no horário do lanche entre as refeições. Você acha porque é pequeno tem poucas calorias? Enganou-se! Você pode comer de tudo, mas deve seguir as quantidades!

Usar muito molho e azeite em excesso na salada

Não é porque você está comendo salada que vai conseguir emagrecer. Se você exagera nesses ingredientes (molhos, azeite, condimentos) provavelmente aumenta o teor de gordura da sua salada. Há aquelas pessoas que coloca vários queijos bem calóricos, tomate seco! Isso vira uma bomba de calorias. Opte por molhos feitos de iogurte, bem levinho.

Beber suco de frutas exageradamente engorda

Isso mesmo! Suco de frutas é saudável! Muito melhor que refrigerante, mas não pode exagerar. Você já leu a quantidade de calorias de uma caixa de suco? Tudo precisa ser na quantidade recomendada.

Comer muita carne vermelha engorda

Há pessoas que colocam apenas salada e enchem o resto do prato com carne! Não há como perder peso assim. Carne possui gordura. Se você come um pedaço recomendado na sua reeducação alimentar, tudo bem. Porém, se exagera, está ingerindo um alto teor de gordura. Preste atenção nisso!

Não ter horário para comer!

Coma em horários estabelecidos! O sucesso da perda de peso e da reeducação alimentar depende em grande medida disso. Isso inclui não beliscar nenhum alimento fora do horário das alimentações! Isso disciplina o seu organismo a sentir fome próximo dos horários das refeições.

Deleitar-se com muita comida nos fins de semana!

Com certeza isso afunda qualquer emagrecimento. A pessoa passa a semana toda fazendo reeducação alimentar. Tudo “nos conformes”, mas chega o fim de semana, come como nunca! Em primeiro lugar, a pessoa que faz isso nunca vai conseguir fazer uma reeducação alimentar porque possivelmente não se acostumará com a restrição de quantidade e com a mudança dos hábitos alimentares. Em segundo lugar, quando se come exageradamente no fim de semana, na segunda-feira, têm-se dificuldades de voltar para o processo de perda de peso. Isso pode trazer descuido com o processo e a pessoa desistir de continuar. Por isso é preciso segurar firme! Lembre-se: o seu corpo não sabe que é fim de semana!

O que você faz e que atrapalha seu emagrecimento? O que gostaria de fazer para melhorar seu emagrecimento?

5 comentários para “Para Emagrecer”

  1. Rayssa

    Amei e vou seguir todas as dicas!

    Responder
  2. Cleide

    Maravilhoso esse texto assim me deu auto estima para ver onde estou errando.

    Responder
  3. Ariela

    Eu quero ver se vocês vão conseguir fazer eu emagrecer com suas dicas.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Querida Ariela,

      As dicas do site Mulher Digital funcionam como uma espécie de contribuição para as leitoras sobre um determinado assunto. Na verdade, nada faz alguém emagrecer a não ser ela própria, ou seja, você que precisa fazer isso por você mesmo, caso seja do seu interesse. Não é um site, um amigo ou qualquer outra coisa que fará isso por você.

      Obrigada por sua participação.

      Mulher Digital.

      Responder
  4. Meire

    Oi muito obrigada pelas dicas. Muito inteligente
    Bj meire

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Mulheres: atividade física e perda de peso
  2.  Porque Falhamos no Emagrecimento?
  3.  Dicas para manter o peso
  4.  Reeducação alimentar: 5 dicas para acabar com a fome, sem engordar
  5.  Páscoa 2012 com kits da Natura
  6.  Semente de chia: aliada do emagrecimento e da saúde
  7.  Dieta com nutrólogo: por que funciona?
  8.  5 dicas básicas para acelerar o metabolismo
  9.  Pão integral: a mentira das embalagens no Brasil - Mulher Digital

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)