Comer sem excessos é o caminho para quem procura uma vida saudável. O desafio se tornar um hábito, sem aquela fome que dói o estômago, a chamada “fome de leão”. O quanto a fome é normal?

Sentir fome é uma reação normal do corpo humano. Mas, já parou para pensar que aquilo que se come também pode influenciar a fome? Sentir-se mais ou menos saciado? Sim, até a seleção dos alimentos pode ajudar a combater a fome. A qualidade dos nutrientes da comida é muito importante nesse processo.

Quem quer se manter firme no emagrecimento e/ou na vida saudável precisa estar “antenado” nos alimentos que vai ao prato.

O site MULHER DIGITAL traz uma lista de alimentos que podem dar mais fome.

Normalmente, esses são alimentos que passam despercebidos, mas podem sabotar qualquer alimentação saudável! Confira!

O que dá fome

#1 Pão branco

Por ser de farinha branca refinada, com menor teor de fibras, a fome vem logo depois de comer para muitos. O pão branco não possui muitos nutrientes. E, em geral, desencadeia o hormônio da saciedade em proporções menores no organismo. Prefira o pão integral!

#2 Salgadinhos, chips

Já reparou que logo depois de comer um saquinho de salgadinho, já está com fome? Os salgadinhos possuem pouquíssimos nutrientes, poucas fibras, muito sódio e muita gordura. É o que chamam de alimento com caloria vazia – que são aqueles alimentos considerados de baixo valor nutricional por possuir pouco ou nenhum nutriente, mas com uma quantidade enorme de calorias. O ideal é substituir os salgadinhos por lanches mais saudáveis. A ideia é que esse tipo de alimento se torne muito raro na alimentação.

#3 Suco coado

O suco coado retira aquilo que é o melhor do suco – as fibras. Isso faz aumentar apenas as taxas de açúcar aumentar rapidamente no organismo. E, a fome vem logo em seguida. O ideal é sempre beber o suco batido com casca, sem coar, no intuito de preservar as fibras. Que tal incluir couve no suco para ficar mais nutritivo? Se possível, prefira comer a fruta a beber o suco!

#4 Adoçantes artificiais

Os alimentos adoçados com adoçantes artificiais são mais doces no paladar. O paladar acostuma com o gosto mais adocicado e, consequentemente, o cérebro manda um recado para o corpo de incompletude, de necessidade de mais doce (estudo do UT Health Science Center San Diego). Por isso, não se engane pelo pretenso rótulo diet! Não “caia de cabeça” no refrigerante diet!

#5 Massas de farinha branca

Pelo mesmo motivo do pão branco. A massa de farinha integral geralmente sacia mais e em uma quantidade menor. Que tal testar? Além disso, geralmente, os molhos são muito calóricos, com alto teor de gordura e poucos nutrientes. Uma dica interessante para dar mais valor nutritivo à massa é incluir legumes, proteína e fazer molhos mais leves (sem creme de leite). Que tal?

#6 Álcool

O álcool desidrata o organismo, reduz o açúcar no sangue e ativa o hormônio da fome. Já reparou que a sensação de saciedade é diferente de uma mesma porção de petiscos no bar acompanhada com uma bebida alcoólica ou com uma bebida não alcoólica? Por isso, regre a frequência que você sai para beber. E, sempre hidrate-se bem antes, durante e depois e jamais beba de estômago vazio.

O que você acha? Sente mesmo mais fome quando come esse tipo de comida? Possui algum segredinho para driblar a fome? Compartilhe nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)