Couve é a verdura da moda.

Só que não é mais uma dessas “tendências non sense” de alimentação.

A couve é considerada um dos alimentos mais saudáveis de todos! Não é à toa que é chamada de superalimento.

Os benefícios da couve são vários e comprovados cientificamente.

Vitamina A, K, C, ferro, cálcio, ácidos graxos (especialmente Ômega-3) são alguns compostos significativos encontrados nesse vegetal.

É também uma excelente fonte de fibras, que faz tão bem para o organismo. E, como todo vegetal pode ajudar no processo de emagrecimento.

Não dá para deixar a couve de fora da alimentação saudável. O post de hoje traz 5 dicas para comer couve de forma criativa! São ideias sobre como fazer couve, como inclui-la na alimentação.

Como fazer couve

1. Couve na salada!

Uma das ideias mais clássicas é fazer salada de couve + tomate. É só picar como normalmente é cortada como é feita para ser refogada (corte chiffonade) e colocar tomates no meio. Mas, essa não é a única maneira de usar a couve na salada. Outra ideia é fazer um mix de folhas. É possível até incluir legumes crus cortados. Muitos adoram salpicar por cima grãos ou castanhas para dar um toque final. Como é possível perceber, o segredo é a criatividade.

2. Sopa com couve!

Que tal uma sopa de talos de couve? É só bater os talos no liquidificador com água. Em seguida, misturar com batata e cenoura picados, colocar no fogo para ganhar consistência. Tempere à gosto. E, pronto! Que incrível é aproveitar até os talos! Já pensou nisso? É possível usar essa mesma base para fazer sopa de legumes. Quem quiser pode também picar as folhas de couve (como faz quando vai ser refogada) e apenas colocar no meio da sopa.

3. Sucos e vitaminas!

O suco verde é o suco é um dos sucos saudáveis mais famosos! Há inúmeras receitas. Não tem segredo. É bater couve + alguma fruta. Uma das receitas mais famosas é o caldo da couve batido misturado com suco de laranja. Uma outra receita famosa é couve + maçã + limão. A couve batida com abacaxi também é sensacional. Dá para misturar outras frutas, folhas (espinafre, hortelã, manjericão…), sementes (como chia, linhaça, entre outras…), frutas secas (damasco, ameixa…) e, até mesmo raízes (como o gengibre, por exemplo). O indicado é beber o suco sem coar para aproveitar melhor as fibras no organismo. Para muita gente a aparência não é algo tão convidativo. Mas, acredite, você vai se surpreender com o sabor!

4. No meio da comida

Que tal um arroz com talo de couve? Há quem faz refogados com os talos (com outros legumes, com carnes…). Picada no meio do caldo de feijão (ou no meio do feijão mesmo). Que tal um hambúrguer com couve no meio (pode ser até com talos). Ou, então, no meio da torta de legumes, de um suflê, de um molho pesto… E, até mesmo, no meio daqueles bolinhos saudáveis de forno. Inove as receitas que você já possui com a couve!

5. Couve refogada

Essa é a maneira mais tradicional e simples de comer couve. Os nutricionistas recomendam não deixa-la muito tempo no fogo, no máximo 30 segundos. A ideia é apenas saltear a couve. Quem não adora uma couve com alho refogada?

Que tal essas ideias deliciosas para comer mais couve?

Conhece alguma ideia especial para preparar couve? Compartilhe a sua experiência no site MULHER DIGITAL!

4 comentários para “5 dicas para comer mais couve”

  1. Sonia

    Adorei o artigo a respeito dos benefícios da ingestão de couve em nossa alimentação;eu já costumo fazer isto todos os dias na forma de “suco verde”;foi-me recomendado por uma nutrticionista…

    Responder
  2. Jucélia

    Sempre aproveitei até os talos. Mas com o friozinho estava justamente pensando se daria uma sopa. Bingo. Não é que dá! Vou experimentar hoje porque acabei de picar 5 molhos de couve. Obrigada e parabéns pelas matérias

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Jucélia,

      Obrigada por compartilhar a sua experiência! Que delícia de comentário! Realmente, criamos alternativas gostosas para incluir mais couve no nosso cardápio! Sopa de couve é pura delícia! E, muito saudável.

      Equipe Mulher Digital

      Responder
      • Ermita

        Vou começar a usar o couve, pois já estou vendo que ele é rico em vitaminas e ferro.
        Ermita Pereira

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Benefícios da couve

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)