A couve é uma verdura que ganhou destaque no universo da alimentação saudável.

Com a sua coloração verde escuro, o que faz da couve uma verdura tão especial é que possui um elevado nível de diferentes nutrientes que são importantes para a saúde do organismo.

Os benefícios da couve são realmente notáveis.

Fitronutrientes, minerais e fibras fazem dela um vegetal incrível.

É, também uma planta de fácil cultivo. Portanto, quem quiser pode ter a sua própria couve em casa. Mas, como aproveitar os benefícios da couve? Como fazer a couve da melhor maneira?

Essa é uma dúvida de muitos sobre o consumo da couve, especialmente aqueles que possuem um estilo de vida saudável.

Como consumir a couve?

Os nutricionistas indicam que a versão crua de qualquer verdura ou legume é sempre a melhor maneira de consumi-lo. Quando esse tipo de alimento é cozinhado (ou refogado) há uma tendência em perder uma grande quantidade de nutrientes e enzimas nesse processo.

Comer couve sem perder nutrientes

A couve é riquíssima em nutrientes. Mas se você não comer do jeito certo, vai perde boa parte deles. (Foto: www.quitandaonline.com.br)

Uma alimentação rica em alimentos crus traz muitas vantagens nutricionais. A melhor alternativa é comer a couve crua – no sentido de aproveitar melhor todos os seus nutrientes.

Caso a couve seja refogada, o aconselhável é que não passe muito tempo no fogo. A ideia é apenas saltear a couve rapidamente, sem ficar muito tempo no calor. E, não se esqueça que o óleo vegetal, como o óleo de soja, por exemplo, não pode ser aquecido demais para não perder aquilo que ele tem de melhor (caso use).

Mas, é claro que isso não quer dizer que a couve não pode ser feita de outras formas. E que deve ser comida apenas crua. Há várias maneiras de comer couve. O ideal é que a alimentação diária seja bem balanceada com frutas, verduras e legumes e consiga atender as necessidades nutricionais de cada um. Dessa forma, pode ser aceitável comer a couve refogada algumas vezes.

Suco verde com couve

O suco verde é outra maneira saudável de ingerir a couve. Geralmente, o suco verde é feito com couve + maçã + suco de laranja (ou outra fruta cítrica). Há muitas variações de receitas de suco verde. O ideal é bebe-lo sem coar para tirar melhor proveito das fibras.

A grande preocupação mesmo com a couve é a sua procedência. Quando cultivada com agrotóxico, esse é o tipo de verdura costuma acumular muito essa substância em suas folhas. Por isso, dê preferência pela compra da couve orgânica.

Gosta de couve? Como gosta de preparar a couve? Compartilhe com o MD a sua experiência!

Um comentário para “Qual é a maneira correta de comer couve para aproveitar melhor os seus benefícios?”

  1. Izaura Ramos

    Meu bebe adora couve

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)