Os vegetais verdes possuem uma potência nutricional incrível.

Não é novidade para ninguém que as fibras na alimentação são fundamentais para uma alimentação saudável.

Um vegetal que ganhou uma popularidade incrível é a couve. Esse alimento superverde está na lista dos alimentos mais saudáveis.

As pessoas estão inventando maneiras de comer mais alimentos não processados. Salada, suco verde, couve afogada, misturada no meio da comida… A couve pode tornar tudo mais gostoso!

O post de hoje traz os benefícios da couve! Todo mundo vai ficar convencido incluir essa verdura na alimentação.

Uma força nutricional incrível com baixa caloria

A couve possui uma concentração elevada de antioxidantes (A, C, K e fitonutrientes com enxofre). Uma xícara de couve contém aproximadamente 9% do valor diário de cálcio, 206% de vitamina A, 134% de vitamina C e 684% de vitamina K. Só para comparar: uma xícara de couve possui mais vitamina C que uma laranja! É rica em diversos mineiras (cobre, potássio, ferro, manganês e fósforo). Uma xícara de couve crua tem aproximadamente apenas 36 calorias e nada de gordura!

Ação anti-câncer

Estudos mostraram que os componentes existentes na couve podem contribuir para a reparação do DNA celular e para o retardamento do crescimento das células cancerígenas. Há também substâncias que ajudam a limpar o organismo de substâncias cancerígenas. O sulforafano (I3C em especial) é uma das substâncias que possui uma relação direta com a prevenção do câncer.

Sistema imunológico mais forte

Aqui está outra função benéfica da couve! Ela dá um impulso extra ao sistema imunológico com todas as suas substâncias nutritivas, especialmente o sulforonato e o Ômega-3, várias vitaminas.

Cabelos e pele saudáveis

Os nutrientes da couve são potência para alimentar as estruturas dos cabelos e da pele saudáveis. Repleta em vitamina C, que contribui para a produção de colágeno, importante para o crescimento e reparo dos tecidos do corpo. Além disso, a deficiência de ferro pode provocar queda de cabelo. Esse verdinho é cheio de ferro! Não se pode esquecer que a existência da vitamina A é também um importante aliado para a saúde da pele!

Ossos mais fortes!

Alimentos lácteos e vegetais verdes são fonte incrível de cálcio. A couve em particular possui mais cálcio que leite (considerando uma mesma quantidade). Quem não se adapta muito ao leite pode abusar da couve! E, não se pode esquecer da vitamina K é importante na manutenção do osso maduro sadio.

Boa para o cérebro

A couve favorece a saúde do cérebro. Devido aos fitonurientes e às gorduras boas que a couve oferece (omo o ômega 3) contribui para o sistema como um todo. E, naturalmente, isso ajuda o cérebro a se manter mais resistente, de acordo com o médico Drew Ramsey, autor do livro “50 shades of Kales” (50 tons de couve).

Não se pode esquecer que todas as verduras contribuem para fazer um detox no organismo. Há vários outros benefícios associados e muitos estudos estão ainda sendo feitos para entender os efeitos desse verde poderoso no corpo!

Agora, a preocupação que todo mundo precisa ter é tentar comprar couve orgânica, pois é um dos alimentos que acumulam mais pesticida. E, nesse caso, os efeitos benéficos se perdem.

Leia também: 5 dicas para comer mais couve

Convencido sobre comer couve? O que você acha desse alimento? Comente!

2 comentários para “Benefícios da couve”

  1. Giovanna

    Boa tarde,
    Gostei muito das informações sobre a couve, mas ficaram algumas dúvidas, como usa-las para obter todos os benefícios que ela pode nos dar? Pode ser refogada, como suco, qual é a melhor maneira?
    Atenciosamente
    Giovanna

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Giovanna,

      Os nutricionistas defendem que a forma mais saudável de comer vegetais, legumes e frutas é na forma cru. Você portanto poderá obter melhor aproveitamento dos nutrientes da couve se come-la crua. Isso não quer dizer que não possa come-la refogada. O ideal é ter uma alimentação equilibrada, montar pratos bem coloridos com as quantidades recomendadas para você.

      Abraços,

      Equipe Site Mulher Digital.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  5 dicas para comer mais couve

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)