O organismo recebe uma diversidade incrível de alimentos. Alimentos pesados, industrializados, com conservantes… Com as festas de fim de ano e/ou outros tipos de comemorações, o corpo grita por socorro. São muitas toxinas. Uma das maneiras de cuidar da saúde é promover a limpeza do corpo.

Que tal promover uma desintoxicação do organismo? Uma prática natural para limpar o corpo. O programa de desintoxicação melhora o funcionamento dos intestinos, livra o corpo dos agentes oxidantes, melhora a circulação, alivia e, ao mesmo tempo, estimula o trabalho dos órgãos.

Como fazer a dieta de desintoxicação? Tire um dia ou um final de semana para cuidar de você. Dê preferência por ficar em casa, já que, nesse dia a sua ingestão calórica será menor do que o habitual.

Corte açúcar refinado, cigarro (sempre!), álcool, gordura, massas, industrializados, com conservantes, qualquer tipo de carne. Beba muita água!

Dieta de desintoxicação

Há várias dietas de desintoxicação disponíveis. Não se deve fazer jejum total e ingerir somente líquidos, como muitas pessoas fazem. O plano de desintoxicação deve incluir frutas, alimentos crus, salada, chás, sucos, muita água. As fibras e os alimentos antioxidantes ajudam a fazer a limpeza interna e melhoram o funcionamento do intestino. Tudo isso é vital para jogar as toxinas fora!

A dieta de desintoxicação é rígida. O café da manhã deve começar com um suco nutritivo (com água). Laranja, limão, maçã, morango são ricos em nutrientes antioxidantes. Se a fome for muita, vale comer frutas. O mamão pode ser uma excelente escolha. No almoço, coma legumes crus, salada ou, até mesmo, uma sopa de legumes (com pouco sal). No decorrer do dia, beba muita água, chás e sucos. O chá verde é uma alternativa muito saudável. No jantar, repita a opção do almoço. Antes de dormir, tome um chá.

Dieta de desintoxicação

As frutas, verduras, legumes devem ser cuidadosamente lavados antes de comer. Invista em chás no decorrer do dia. Quem quiser, pode incluir a farinha de linhaça na sopa ou salpicado nos legumes. Misture frutas na salada, nos legumes para variar e tornar esse processo mais agradável. Os alimentos agem contra o câncer e outras doenças.

Não é só a alimentação! Dormir bem, relaxar e não estressar com nada são fundamentais no processo de desintoxicação do corpo. Escute uma música que você gosta, assista um filme, curta você. A saúde é o nosso maior bem.

Leia também: 10 motivos para fazer uma desintoxicação no organismo (clique).

Quero saber o que pensa!  Você já fez alguma desintoxicação? Acha importante? Dê uma dica de alimentos que você gosta para ajudar a dar um detox no corpo.

Imagens:
Wikimedia Commons

11 comentários para “Dieta de desintoxicação: rejuvenescer, limpar e cuidar de você”

  1. Luciene Silva

    Amei esta dica porque me amarro em coisas saudaveis

    Responder
  2. Juliana

    Eu acho super importante cuidar da saude e do nosso bem estar, essa é a unica fortuna que nós temos e devemos cuidar com todo o carinho. Se alimente, cuide do corpo e do espirito. Assim terá muitos anos pela frente. Bjoss

    Responder
  3. Maria Patricia F. da Silva

    Dica maravilhosa super facil de fazer, vale a pena conferir.

    Responder
  4. Marcela

    Adorei a dica! Muiot boa!

    Responder
  5. Ursula

    Sou ovolactovegetariana, mas mesmo assim as vezes excedo nas massas e me sinto inchada, então eu aposto no suco de couve com limão e gengibre, fica uma delícia, também os chá verde e alecrim auxiliam, além de alguns itens na salada, tais como rabanete, agrião, rúcula, temperados com vinagre de maçã e azeite extra virgem. Depois eu fico ótima! Espero ter ajudado…

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Ursula,

      Adorei as suas dicas. Huuuummmmm… Fiquei curiosa para saber sobre esse suco de limão, gengibre e couve. Parece ser uma delícia! Querida, obrigada por sua dica!

      Beijoconas.

      Responder
  6. Maria

    Gostei muito desta dica vou espermentar obrigada

    Responder
  7. Selmit

    Gostei muito das dicas, adoro frutas e verduras vou fazer esta desintoxicação.

    Responder
  8. Sirlene

    Amai receber dicas para nosso bem estar è simplesmente tudo.postem quantas for posivel ok obrigada.

    Responder
  9. Fernanda

    Gostei da dieta vou fazer!
    Gostaria de saber por quantos dias poço fazer esta dieta e qual o tempo de intervalo que posso retomar com a dieta.
    Obrigado!

    Responder
  10. Lindoia Ribeiro Santana

    A cada dois meses, pelo menos, faço uma desintoxicação que aprendei numa palestra co um médico naturalista e que recomendo. É O seguinte: Escolho um dia no final de semana. As duas primeiras horas do dia ingiro só laranjas, depois só mamão, depois só melancia.Depois passo quatro horas tomando água e chás. Á Noite, tomo uma sopa feita com duas batatas-inglesas temperada com cebola e pouco sal. Coada numa peneira.
    Acreditem é uma verdadeira faxina intestinal e ideal para ser feita antes de iniciar uma dieta alimentar.
    Muito boa.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  10 motivos para fazer desintoxicação alimentar
  2.  O que é gluten?
  3.  Benefícios da couve

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)