Ter alimentação saudável exige planejamento e disciplina, e a salada não pode faltar para em uma refeição saudável. Não pense que é só salada de dieta. Todos precisam comer a quantidade recomendada de verduras, legumes e frutas, diariamente.

Quem leva almoço para o trabalho pode encontrar alguma dificuldade para comer salada.

Salada de pote para almoço

E que tal levar a salada de pote? Já ouviu falar? É uma ideia prática, saudável e bonita de carregar a salada. Você pode montar o seu cardápio saudável para a semana!

É uma “mania” muito em voga nos Estados Unidos, que começa a conquistar brasileiros que querem uma rotina mais saudável no trabalho. O pote de salada é a escolha certa para quem leva marmita. É também uma forma de resolver aquele problema da salada ficar murcha quando colocada junto com a comida da marmita.

Nada de salada sem graça! É possível montar uma salada rica, variada e ao seu gosto. Inclusive saladas completas, com carboidrato e proteína.

Salada de pote para almoço

Que tal uma salada dessas no seu almoço, ao invés daquele lanche gorduroso do almoço? (Foto: My Kitchen Capers)

Como fazer salada de pote?

Sabe aqueles vidros que muita gente descarta? Esses mesmo que pode ser usado para colocar a salada. Pode ser fechamento hermético, com tampa, o que tiver… O frasco deve estar totalmente limpo e seco!

Limpe as verduras, os legumes e as frutas (caso for tenha) é o primeiro passo para fazer qualquer salada. A maneira mais eficaz para higienizar esses tipos de alimentos é com água sanitária (ver no rótulo se é própria para alimentos). Passe tudo na água corrente antes e, em seguida, coloque tudo imerso em uma solução com água e com água sanitária. A medida usada é 1 colher de sopa para 1 litro de água. Deixe tudo nessa solução por 15 minutos. Enxague em seguida. Cozinheiros e chefs indicam tirar a umidade das folhas para melhor conservação.

Agora a parte mais divertida: montar a salada! Os ingredientes são colocados em camadas. Primeiramente, vem o molho de salada (de sua preferência, se quiser). Em seguida, os alimentos mais pesados e menos absorventes. Por cima de tudo, vem as folhas. Rasgue as folhas e coloque por cima. Alguns especialistas aconselham colocar um papel toalha por cima de tudo e tampar o frasco. Isso tira a umidade da folha e não deixa ela perder a crocância. Mexa um pouco na hora de comer para o molho misturar e derrame no prato, caso quiser. Equilibre bem os nutrientes na hora de fazer o pote, para não faltar nada na dieta!

Você pode fazer variadas combinações! Aqui vale a criatividade e o seu gosto! Pode comer no pote, no prato ou, até mesmo, colocar em cima da sua marmita com comida. Escolha!

E, vamos combinar que no pote de vidro fica uma salada tentadora, né?

Dicas extras para o pote de salada perfeito

  • Você pode preparar a salada para os 5 dias úteis da semana;
  • Evite alimentos que emitem odores, como: cebola, peixes em geral (como o atum), ovos, alguns tipos de queijo. Pode deixar a salada com odor ruim após armazenada.
  • Para maior durabilidade, rasgue as folhas ao invés de cortar;
  • Ao invés de tomate cortado, use os tomatinhos (como o tomate cereja);
  • Alguns alimentos, como o morango, pode soltar água. Se isso for um incômodo para você, evite;
  • Pode usar grãos, castanhas no meio de sua salada;
  • Dá para usar macarrão para complementar a salada;
  • Faça 2 ou 3 variedades para uma semana para não enjoar;
  • Prefira usar os alimentos crus ao invés de cozidos.

Gostou da ideia da salada de pote? Conte a sua combinação perfeita de salada!

4 comentários para “Salada de pote: para ter refeição saudável todo o dia”

  1. Soleira Oliveira

    Gostei muito da ideia…

    Responder
  2. Soleira Oliveira

    Amei a a ideia

    Responder
  3. Sandra

    Posso usar frango desfiado na salada de pote?

    Responder
    • Mulher Digital

      Sandra,

      Pode sim! Muita gente gosta de colocar proteína no meio da salada. Só não coloque o frango quente para que a salada não murche.

      Site Mulher Digital

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)