Sopa é comida boa para qualquer época. No frio, a vontade de comer sopa aumenta. Não tem nada melhor que uma tigela quente no tempo frio. A melhor parte? As sopas podem ajudar no emagrecimento e na vida saudável. Com a escolha certa dos ingredientes, podem ser muito nutritivas e saborosas.

Esqueça aquelas sopas industrializadas “de pacotinho” ou enlatadas. Sopa boa é feita em casa, com carinho, com ingredientes que você realmente sabe quais são, de verdade e pode fazer as suas próprias experimentações! Uma boa tigela de sopa faz uma refeição satisfatória.

E tem mais: muito fácil de fazer, rápido preparo. Não tem desculpa para não comer uma deliciosa sopinha.

O post do site MULHER DIGITAL traz algumas dicas para fazer uma sopa saudável, em qualquer época do ano.

Dicas para fazer uma sopa saudável|http://www.thefoodclub.dk/|

Legumes variados, mais colorido

A receita de sopa mais básica de todas é a sopa de legumes. Os ingredientes: legumes, água, tempero. É só picar tudo, deixar ferver, cozinhar, reduzir a água. Faça as suas próprias criações, suas próprias misturas. Quem quer emagrecer, o indicado é usar alimentos com baixo índice glicêmico e os alimentos funcionais.

Temperos e ervas aromáticas é mais sabor!

Nada de caldo de galinha, caldo de legumes industrializado. Os caldos industrializados possuem uma quantidade muito grande de sódio e conservantes. Opte por temperos, ervas aromáticas. Menos sódio, mais saúde. Com o sabor das ervas aromáticas, temperos, não é preciso usar tanto sal. Elas garantem sabor acentuado a qualquer prato. E, assim, a sopa fica muito mais saudável.

Sopa sem óleo

Não precisa de muito óleo para a sopa ficar saborosa. Muito óleo é só mais calorias para a sua sopa. Que tal não usar óleo? A gordura pode ser boa para o organismo, mas você já consegue obter a quantidade diária em outras refeições, outros alimentos. Aprenda a preparar uma sopa saudável, sem óleo.

Sopa cremosa saudável

Não sabe como engrossar a sopa? Que tal alguns legumes específicos, como abóbora, que possui um alto teor nutritivo? Batata doce? Cenoura? Pode até ser feito um purê de um desses legumes, batido ou amassado para ser adicionado à sopa. Ou, simplesmente, você adicionar os legumes que geram cremosidade durante o preparo. Não é preciso adicionar ingredientes com alto teor de gordura, como creme de leite, requeijão, parmesão, para que a sopa fique cremosa. O iogurte natural desnatado pode ser uma opção interessante para garantir cremosidade, de forma mais saudável. Gostosa e saudável. Sopa light!

Proteína na sopa vai bem

Proteína é um dos nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. Contribui para acelerar a queima de gordura, trabalhando em prol do metabolismo, traz mais sensação de saciedade e ajuda a retardar a liberação de carboidratos na corrente sanguínea, evitando aqueles picos de açúcar no sangue. E, na sopa, cai muito bem. Que tal um frango desfiado? Carne moída? Carne desfiada? Carne não é a única proteína! Dá até para usar as sobras de carne da geladeira. Outras opções interessantes de proteína: peixe, tofu, feijão, nozes, sementes e, até mesmo, iogurte.

Dá-lhe vegetais, folhinhas!

Muitas pessoas possuem resistência em usar vegetais na sopa. Mais valor nutritivo e sabor para a sopa. Experimente colocar espinafre picado no meio da sopa! É uma delícia! Ou, então, que tal agrião, rúcula, repolho? E, tem as folhinhas aromáticas! Já tentou adicionar cebolinha, salsa, manjericão? Criatividade na sopinha! Invente as suas sopinhas geniais!

Toque final!

O que vai por cima da sua sopa? Crouton? Faça escolhas inteligentes, como crouton de pão integral. Ou, quem sabe gergelim? Outros grãos? Ervas frescas? Brotinhos? Uma colher de iogurte natural desnatado? Pimenta biquinho? O toque final é seu? Crie, invente e pense em opções mais saudáveis.

Não tem nada melhor que uma sopinha. E, se for saudável, para comer sem culpa, melhor ainda!

E, você? Deixe a sua dica nos comentários para uma sopa deliciosa!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)