Ter uma vida saudável é um esforço cotidiano para muitas pessoas.

Há uma consciência sobre a forma de alimentar-se que está diretamente ligada com viver bem e com envelhecer melhor.

É preciso se sentir bem com as escolhas alimentares e obter os nutrientes necessários para a saúde do corpo.

E, na lista de comidas saudáveis, há sempre aqueles alimentos surpreendentes!

O óleo de coco é mais um superalimento, que contribui para a alimentação saudável e possui uma combinação única de nutrientes que proporciona muitos efeitos positivos no organismo.

Muita gente tem até substituído o óleo de soja pelo óleo de coco no preparo dos alimentos na cozinha.

O post de hoje traz os benefícios do óleo de coco!

Óleo de coco

1. Melhor gordura saturada

O óleo de coco contém uma quantidade incrível de ácidos graxos. É composto por cerca de 90% de gorduras saturas. Esse óleo é metabolizado de uma maneira diferente, é uma fonte de energia rápida para o corpo. E, muitos afirmam que é o melhor tipo de gordura gorda. As gorduras de forma geral são fundamentais para o bom funcionamento do organismo (construção das células, produção de hormônios, dentre outras atividades…). A maior parte da gordura do coco é triglicérideos de cadeia média, melhor que as gorduras trans e a manteiga, por exemplo.

2. Bom para o coração e para o sistema imunológico

Por ser composto por 50% de ácido láurico (um ácido graxo) contribui para controlar o colesterol (aumenta o HDL). Essa substância pode estar associada com a prevenção de doenças cardíacas. É também convertido no corpo em monolaurina, que possui propriedades antivirais e antibacterianas. Essa substância está associada em vários estudos com o aumento da imunidade do corpo, protegendo-o de alguns vírus e bactérias.

3. Aumenta o metabolismo

Por ser um ácido graxo de cadeia média, é metabolizado de forma diferente que outros ácidos graxos. É remetido diretamente para o fígado e são usados como fonte de energia imediata. E, assim, tende a aumentar o gasto de energia. Lembre-se que por ser uma gordura saturada deve ser ingerido de forma limitada na alimentação. Respeite a quantidade de gordura suficiente. Pode não ter o mesmo efeito para todas as pessoas.

4. Bom para a doença de Alzheimer

Um alimento medicinal! Há indícios que o óleo de coco pode contribuir com as atividades cerebrais, funcionando como fonte alternativa de energia para neurônios após metabolizado (compensando a disfunção mitocondrial). Um estudo piloto foi conduzido pela Memorial University of Newfoundland, no Canadá. É preciso aprofundar as investigações, mas esses resultados preliminares já são animadores!

5. Óleo saudável para cozinhar

O óleo de coco não possui os mesmos efeitos negativos que outras gorduras saturadas, como a manteiga. E, possui melhor performance quando aquecido que outros tipos de óleos (como o azeite de oliva extra virgem, por exemplo) em razão de sua própria quantidade de gordura saturada. Com isso, é menos sensível ao calor. Pode ser até interessante para afogar a couve! Uma discussão muito em voga na atualidade é que muitos óleos vegetais são modificados geneticamente, como o próprio óleo de soja. Alguns grupos acreditam que os ativos existentes nos óleos geneticamente modificados podem ser maléficos para o corpo humano a longo prazo.

O óleo de coco é a gordura da vez! É claro que deve ser consumido nas quantidades recomendadas, sem excesso!

Gostou de saber sobre o óleo de coco?

2 comentários para “Benefícios do óleo de coco para a saúde”

  1. Carlos

    Boa noite. Gosto demais das mensagens que recebo e com certeza repasso aos meus amigos. Muito obrigado.

    Responder
  2. Neuza

    Gostaria de receber mensagens sobre o oleo de coco na cozinha.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Como usar o óleo de coco para cozinhar
  2.  O que é alimento termogênico ou queimador de gordura?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)