Ter cabelos lindos exige cuidados especiais.

Que tal descobrir mais dicas para o cabelo perfeito?

Recuperar os cabelos exige rotinas de beleza.

O que pouca gente sabe é que alimentos naturais podem contribuir para a beleza.

Quem não se lembra da famosa hidratação para cabelos com azeite?

Cada vez mais, as pessoas estão procurando métodos mais naturais e alternativos para tratar os cabelos. Usar o óleo de coco nos cabelos é mais uma opção para deixar o cabelo sedoso, radiante e saudável.

Lembre-se de usar o óleo de coco extra virgem (não refinado), que é considerado melhor e mais natural.

Recuperação dos cabelos com óleo de coco

O óleo de coco ajuda a restaurar os cabelos! Coloque 2-5 colheres de óleo de coco virgem em uma tigela de vidro. A quantidade dependerá do tamanho dos fios, obviamente. Aqueça por 10-30 segundos no microondas. O tempo no micro-ondas dependerá da potência de cada eletrodoméstico. Caso não tenha microondas, é possível aquecer em banho maria, no fogão mesmo.

Após esse processo, passe nos fios. A temperatura precisa estar suportável nas mãos (sem machucar, queimar). Distribua de maneira uniforme ao longo dos fios, massageie até as pontas. Evite passar no couro cabeludo para não deixar a raiz oleosa. Coloque uma touca e deixe por aproximadamente 1 hora. Logo em seguida, é só lavar. Lave até remover toda a oleosidade dos fios. Pode ser necessário mais de uma lavagem para retirar toda a oleosidade dos fios. Para acabar com os cabelos ressecados!

Pode ser feito semanalmente até que os fios sejam totalmente recuperados.

Hidratação caseira para cabelo

O óleo do coco pode ter efeitos embelezadores para o cabelo, principalmente no tratamento contra o frizz e cabelos secos. (Foto: divulgação)

|Imagem: Cuneyt Akeroglu|

Óleo de coco como reparador de pontas (leave-in)

Uma técnica natural que alguns especialistas sugerem é aplicar a metade de uma colher de café de óleo de coco nos fios. Aqueça entre a palma das mãos e aplique nas pontas, sem passar na raiz. A função é como um reparador de pontas, tal como um óleo de silicone, por exemplo. É passar e deixar. Passe pouco, sem exageros.

O óleo nas pontas dos fios pode influenciar a oleosidade dos fios e, portanto, ser preciso lavar o cabelo mais vezes na semana (mais que o costume).

Potencialização da hidratação com creme de cabelo

Você já tem muitos motivos para usar creme para cabelo (hidratação). Sabia que é possível potencializar a atividade dos cremes com adição de óleo de coco? Quando for fazer hidratação (=banho de creme), misture algumas gotas de óleo de coco ao creme e realize a sua hidratação normalmente. O óleo de coco possui capacidade condicionante incrível e possui propriedades que podem agir nos fios de maneira positiva. Excelente para intensificar a hidratação com cremes e ajudar a proteger os fios.

Anti-frizz natural

Todo mundo quer acabar com o frizz nos cabelos! Há uma relação do frizz com a umidade e, também, com cabelo ressecado. O óleo de coco possui propriedades umectantes. É só passar nas pontas e no frizz dos fios. Funciona como um sérum natural.

Para cabelos oleosos, esse tipo de produto pode aumentar a oleosidade. É preciso procurar outras alternativas de hidratação.

Muitos são adeptos dos produtos naturais para a beleza. Uma das grandes vantagens apontadas é não ter ingredientes à base de petróleo. É um hidratante natural para os cabelos e, realmente, ajuda a recuperar a textura dos fios.

Convencido? Veja os 5 motivos para usar óleo de coco nos cabelos!

E, você? Já usou óleo de coco nos cabelos? Conte nos comentários a sua experiência!

67 comentários para “Óleo de coco para cabelo perfeito”

  1. Fatima Villa

    Boa noite.
    Se eu passar o óleo de coco no meu cabelo não vai ficar com o cheiro do coco?
    Passo no cabelo úmido?
    Obrigada.
    No aguardo.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Fátima,

      O óleo de coco possui um aroma muito suave da fruta.Se o cheiro lhe incomodar mesmo assim, você pode usá-lo como máscara de óleo de coco, misturado ao creme. Nesse caso, o cheiro do creme é que aparece. Veja o que gosta mais. Certo? :P

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
    • Ivonildes

      Boa tarde! Eu faço o óleo de Coco e passo no meu cabelo duas vezes por semana. É Muito bom mesmo. Amei também a sua dica. Obrigada.
      Há outra coisa. Eu faço também hidratação e coloco uma colher de oléo de coco.

      Responder
    • Eliz

      Passe sempre no cabelo seco, jamais úmido ou molhado.

      Responder
      • Ana

        Oi Eliz, por que não pode passar o óleo de coco nos cabelos úmidos ou molhados? Faz alguma diferença?

  2. Cintia

    Gostei muito das dicas, porém fiquei com uma dúvida a respeito do aquecimento, no fogão, ou microondas, o óleo não perderia suas propriedades, naturais, já que isso acontece com o azeite aquecido, vi alguns vídeos no YouTube falando que seria melhor aquecer na própria mão.bjkas

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Cíntia,

      Obrigada por seu comentário! O óleo de coco é um ácido graxo. Portanto, não se altera quando aquecido. Inclusive, alguns médicos/nutricionistas/nutrólogos, adeptos do uso desse óleo, o indicam como um dos óleos saudáveis para cozinhar.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
      • Neide Martins

        Eu cozinho com óleo de coco

    • Iasmin

      Esquentar no banho maria é a melhor opção

      Responder
  3. Roseli

    Usei o óleo e na hora da lavagem ele ficou muito ressecado, tenho cabelo fino mais com volume e pontas bem ressecadas. Depois do condicionador melhorou mais notei que as pontas ficaram mais desbotadas. Fiz o que de errado?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Roseli,

      Obrigada por seu comentário! Realmente, difícil dizer o que aconteceu. Simplesmente, pode não ter funcionado para você. A nossa sugestão é experimentar uma hidratação com azeite que muita gente elogia, que está disponível em outro post no site MULHER DIGITAL. É Como xampu/condicionador – ás vezes, é uma maravilha para uns e não é bom para outros. Cada caso é um caso.

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  4. Ana

    Fiz uso do óleo de rosa mosqueta, da Welleda nos cabelos e eles ficaram secos, horrorosos. Será diferente com óleo de côco? Usa-se com os cabelos umedecidos?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      ANA,

      Rosa mosqueta é totalmente diferente de óleo de coco, portanto, diferem em suas propriedades. O óleo de coco pode ser usado com o cabelo umedecido, no banho de creme, como reparador de pontas. O óleo de coco tem sido usado na beleza, mas, mesmo assim, pode não funcionar para algumas pessoas, assim como alguns produtos de beleza não dão certo para muitos e dão para outros. Isso é normal.

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  5. Beatriz

    Boa noite! Tenho luzes, o óleo de coco altera a cor?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Beatriz,

      Nunca ouvimos relatos de alteração de cor com esse tipo de hidratação para cabelos com luzes. Por segurança, faça um teste em uma mecha de cabelo embaixo de tudo (como é feito geralmente para tintura). E, lembre-se: quando tiver fazendo qualquer tipo de hidratação, não é aconselhável ficar no sol. :P

      Obrigada.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  6. Ana

    Eu não gosto de cabelo liso, tenho um cabelo bom mas cheio ondulado, e com frizz. O que seria bom para o meu cabelo? Há eu pinto ele de vermelho

    Responder
  7. Katis

    Oleo de coco ajuda a parar a queda de cabelo

    Responder
  8. Gessica

    Oi tudo bem? Então meu cabelo deu corte químico nas pontas… O que posso usar para melhorar, e usar para crescer rápido?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Gessica,

      Obrigada por seu comentário. Primeiramente, é preciso que você consulte um profissional para ver se realmente houve corte químico (quebra dos fios por causa de química). As opções de tratamento dependerá também das químicas que você usou nos fios. Uma coisa recomendada para todos é fazer um corte e sessões de reconstruções frequentes. O mercado oferece muitos produtos direcionado para reconstrução. E, ainda fazer hidratação semanalmente. Os cabelos não irão melhorar de um dia para o outro. É Preciso ter paciência, disciplina (com reconstrução, hidratação) e cuidado. Espero tê-la ajudado.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  9. Daiane

    Uso o óleo de coco no meu cabelo seco e quando esta sujo para pode lavar depois assim mim ensinaram gostei muito pos estou passando por transição da progressiva para o cacheado e está mim ajudando muito não aqueço o óleo gostaria de saber quantas vezes posso usar por semana

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Daiane,

      A frequência de uso do óleo de coco vai variar de pessoa para pessoa e, de acordo, com cada resultado. Normalmente, as pessoas usam semanalmente. No entanto, se os fios ficarem oleosos ou sem brilho, pode ser necessário mudar ou intercalar o tipo de hidratação e, até mesmo, “dar um tempo” no uso. Então, nesse caso, não dá para dizer algo único, como quase tudo relacionado à beleza.

      Espero tê-la ajudado.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  10. Mariana

    Comprei vários produtos para hidratar meu cabelo e também para usar como leave in, mas não encontrei nenhum produto que deixasse meu cabelo como eu queria. Um dia resolvi arriscar e usar o óleo de coco. Adorei o resultado, deu super certo. Não vivo mais sem.

    Responder
  11. Suelen

    Qual melhor marca do óleo de coco, para cabelos oleosos pode ser usado?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Querida Suelen,

      Obrigada por seu comentário! O indicado para cabelos oleosos é usa-lo somente nas pontas dos fios, para não aumentar a oleosidade do couro cabeludo. O site MULHER DIGITAL em breve publicará mais receitinhas caseiras e selecionaremos voltados para cabelos oleosos. Aguarde! Espero te-la ajudado!

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  12. Maria

    O oleo de coco pode ser usado puro nos cabelos?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Maria,

      Obrigada por seu comentário! Pode sim. Inclusive, várias dicas acima indicam o uso do óleo de coco puro! :)

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  13. Janiele

    O óleo de coco e muito bom sim, mas altera a cor do cabelo. Pelo menos no meu aconteceu isso, a cada semana ficava mais desbotado. Não sei se isso acontece com cabelo sem tinta, pois o meu tem tinta. Claro que com o passar dos dias o cabelo vai ficando desbotado naturalmente, mas o óleo de coco acelera, digo isso com toda certeza, pois tive essa experiência.

    Responder
  14. Mhara Ribeiro

    Adorei as dicas. Vou começar amanhã mesmo. Depois conto como foi minha experiência.

    Responder
  15. Amanda

    Boa tarde óleo ou azeite são as mesmas coisas ou há diferença dos dois?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Amanda,

      Obrigada por seu comentário. ÓLeo, azeite e óleo de coco são produtos diferentes entre si. Normalmente, o que as pessoas chamam óleo está associado ao óleo de soja (aquele de cozinha). O azeite é um óleo feito a partir da oliva. E, por fim, o oleo de coco é extraído do coco (fruta). Não entendi bem a sua pergunta. Espero tê-la esclarecido.

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  16. Raquel

    Meu cabelo é fino, estou usando óleo de coco e estou amando.
    Tenho uma dúvida. O óleo de coco pode ser usado todos os dias?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Raquel,

      Que bacana que está funcionando para você! Você usa o óleo de coco de que forma?

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  17. Mary

    Este óleo de coco para os cabelos, é o mesmo usado na cozinha?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Mary,

      É sim! O mesmo óleo de coco usado na cozinha aplicado à beleza.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  18. Eliane

    Vou usar o oleo de coco pela primeira vez, eu posso passar o oleo de coco com creme hidratante e passar a noite com ele no cabelo e outro dia cedo tirar?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Eliane,

      Isso pode estragar os fios. O indicado é deixar o creme de hidratação no tempo que indica na embalagem e retirar dos fios em seguida.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  19. Mary

    Olá, bom dia!
    Só uma dúvida. Primeiro lavo os cabelos com shampoo e depois aplico o óleo? Ou passo nele seco mesmo é depois que lavo?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Mary,

      Use o óleo nos cabelos limpos! :)

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  20. Jussara

    Eu uso óleo de coco misturando 2 colheres ao creme com o cabelo seco deixo agir por uma hora ou mais, depois lavo com shampoo e condicionador. Meu cabelo é muito crespo usa química e chapinha. Fica maravilhoso!

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Jussara,

      Obrigada por compartilhar a sua experiência com o uso de óleo de coco nos cabelos! Que interessante! Adoramos o seu jeito de usar!

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  21. Silvana

    Tbm estou usando óleo de coco. Está sendo muito bom pra mim…Meu cabelo é fino e com Química…Estava muito feio o primeiro dia não deu muito resultado, mas da segunda vez melhorou muito. Estou contente e recomendo. Uso dia sim, dia não. Agora vou começar a dar uma pausa.

    Responder
  22. Brenda

    O óleo de coco pode ser usado em cabelos oleosos? Gostaria muito de fazer massagem no coro cabeludo com o óleo puro para a estimulação do crescimento? Será que posso?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Brenda,

      Obrigada por seu comentário. Conforme está descrito no artigo, o óleo de coco pode não ser bom para cabelo oleoso porque aumenta a oleosidade. Você pode testar também. Se testar, conte-nos o resultado.

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  23. Cristina Almeida

    Sempre uso o óleo de coco, passo à noite e lavo pela manhã, meu cabelo fica maravilhoso, eu amoo, toque sedoso demais e super hidratado.Uso uma vez por semana e super indico.

    Responder
  24. Ana Paula

    Olha, aderi ao óleo de coco e senti que realmente ficou mais hidratado, tanto que nem precisei fazer a minha progressiva pois ele seguro bem uma raiz de facil adaptação ao secador. Porém, depois de dois meses fazendo a hidratação, meu cabeleireiro notou que ele estava caindo além do normal, então não sei dizer ao certo o que aconteceu.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      ANA PAULA,

      Obrigada por seu comentário. A queda de cabelo pode ser causada por muitos fatores. Inclusive, até a escova progressiva já feita pode ter refletido nessa condição. Sabia? O site MULHER DIGITAL já possui um post interessante sobre queda de cabelo. Veja só://www.mulherdigital.com/queda-de-cabelo-causas-tratamentos/ Tente avaliar a situação e também vá em um dermatologista para avaliar a situação. Pode ser importante para diagnosticar o problema.

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  25. Sandra

    Usei óleo de coco por 3 vezes, na primera vez ficou com muito brilho e bastante hidratado, mas após a terceira vez, meu cabelo ficou mastigado, muito ressecado nas mechas que possuo em meus cabelos! Gostaria de saber se esse problema foi causado pelo óleo de coco? Ou se de alguma forma o efeito não foi positivo devido a químa das mechas?

    Responder
  26. Rose

    Meu cabelo eh seco e muito volumoso quase nem uso ele solto. Será que óleo de coco ajuda a tirar o volume?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Rose,

      Cada cabelo é único! É Preciso testar para sentir como óleo de coco influencia o volume do seu cabelo. Sugiro ler os comentários de outras leitoras acima que podem lhe ser úteis para decidir.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  27. Raquel

    Boa tarde, meu cabelo é ondulado gostaria de saber se o óleo de coco pode alisar o cabelo e quanto tempo demora para ver algum resultado, já usei 2 vezes uma puro e outra no creme espero resposta. Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Raquel,

      O alisamento químico normalmente muda a estrutura do cabelo. O óleo de coco não muda. Portanto, o seu cabelo não ficará alisado Pode diminuir o volume dos fios sim, mas não irá alisar. Cada cabelo é único. Para ver o efeito do óleo de coco nos fios, você terá que usar para verificar! É Um produto de beleza natural!

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  28. Nathalia

    Queria saber se tenho que lava os cabelos antes d passar… Ou depois que lavo com shampoo?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Nathalia,

      Depende do uso que você dará para o óleo de coco. No post acima explica cada caso. Dê uma olhadinha, por gentileza?

      Abraços,

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  29. Ana Paula Padilha

    É maravilhoso mesmo!
    Estou na primeira experiência usando o oléo de coco, E já me
    Surpreendi com o resultado…
    Não vou mais parar de usar.
    Super recomendo :*

    Responder
  30. Fernanda

    Usei óleo de côco no meu cabelo e foi maravilhoso! Recomendo! Usei da seguinte forma: com os cabelos secos passei o óleo de côco no comprimento do cabelo, sem passar na raiz, pois na raiz passei o óleo de rícino que é excelente para fazer o cabelo crescer! Após isso, coloquei uma toquinha plástica e fui dormir, no outro dia cedo lavei os cabelos e eles estavam bem macios, e cheio de brilho! Amei :) Fica a dica pra quem quer hidratar o cabelo e potencializar o seu crescimento ao mesmo tempo!

    Responder
  31. Maria do Carmo

    Eu já estava desanimada com o meu cabelo, pois quero parar de relaxar, então usei o óleo de coco. Fiquei impressionada, maravilhoso. Minha auto estima aumentou. Achei legal compartilhar com vocês, um abraço.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Maria do Carmo,

      Que comentário mais lindo você deixou! Nós ficamos estarrecidos de felicidades em saber como a informação desse post ajudou você! Que lindo saber que o site Mulher Digital faz a diferença na vida das pessoas! É Para isso que produzimos conteúdo de qualidade! Obrigada por deixar esse comentário.

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  32. Andrilele

    Olá bom dia! Fiz a hidratação com oleo de coco. Usei da seguinte forma: lavei meu cabelo só com shampoo em seguida com o cabelo molhados fiz a aplicação do olõe misturado com minha mascara de hidratação e coloquei 1 tampa de bepantol junto. Gostaria de saber qual a melhor forma de usar o oleo de coco? Ou se esta correto a maneira que fiz a minha hidratação? Aguardo

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Andrilele,

      Geralmente, a hidratação é feita somente com o óleo mesmo. Você pode seguir as recomendações do post. Está tudo explicadinho sem erro! :P

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  33. Daniela

    Usei o óleo de coco esta noite, mas meu cabelo anda caindo muito. Talvez seja o alisamento em casa com química que fiz. Eu apliquei na raiz o óleo vou deixa a noite toda será que vai ajudar?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Daniela,

      Você comenta que fez alisamento em casa. Realmente, deve ser isso que está provocando a queda dos seus fios. Quando é assim, o melhor é procurar um profissional para avaliar e não aplicar mais nada antes disso. Só um profissional poderá fazer um diagnóstico preciso e sugerir a melhor solução. Se a queda dos fios estiver muito intensa, vá em um dermatologista.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  34. Daniela

    Eu amo o óleo de coco, meu cabelo sofreu corte químico mas agora já está crescendo novamente com a ajuda do óleo que segura as pontas danificadas para não quebrar
    Daqui um tempo quero ver meu cabelo natural e saudável novamente, o óleo de coco está me ajudando demais!

    Responder
  35. Bruna

    Posso usar o óleo de coco virgem ao invés do extra virgem? Li no site da Copra a dieferença: é unicamente a parte utilizada do coco para a produção do óleo. Ambos são livres de aditivos, totalmente naturais e ficam esbranquiçados em baixa temperatura.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Bruna,

      Geralmente, muitos nutricionistas realmente não fazem diferenciação sobre o uso do virgem ou extra-virgem. É Interessante consultar um nutricionista ou nutrólogo porque o uso de um ou outro pode variar, dependendo de sua necessidade.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  36. Dione Rodrigues Azevedo

    O óleo de côco é simplesmente maravilhoso, meus cabelos que são secos e sofrem com progressiva secador e chapinha, sempre sofri muito com o friz, nada até hoje tinha resolvido, nem Produtos caros abaixavam o arrepiado do meu cabelo. O óleo de côco logo na primeira vez que passei no meu cabelo fez verdadeiro milagre, o frizz sumiu totalmente e meu cabelo ficou com uma aparência maravilhosa, com aspecto saudável hidratado e sedoso. Agora uso uma vez por semana.

    Responder